Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Colecionáveis

Brinquedos assassinos? Conheça os Funko Pops mais legais do terror

Chucky e Annabelle que se cuidem

22/09/2023

O mundo dos colecionáveis é um prato cheio para os fãs de terror, mas também extremamente perigoso para as nossas contas bancárias. São tantos action figures, estátuas, pôsteres, dvds e Blu-ray especiais, livros… e Funko Pops

LEIA TAMBÉM: CURIOSIDADES QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE OS FUNKO POPS!

Mas calma. Se você não sabe do que estou falando, deixa eu te explicar. Criados pela Funko Inc., os Funkos Pop! são aqueles bonecos cabeçudinhos feitos de plástico que fazem o maior sucesso na internet. Inspirados em personagens e personalidades do mundo do cinema, televisão, música e literatura, eles povoam a estante de muita gente por aí e fazem parte de coleções enormes (só para constar: o maior colecionador de Funkos do mundo tem mais de 6 mil bonecos!). 

Que os Funkos são um fenômeno da cultura pop todos nós já sabemos. São inúmeros lançamentos todos os meses, itens raros que se tornam disputadíssimos entre os colecionadores, personagens que encontramos exclusivamente em determinados lugares (por exemplo: nos parques da Disney você encontra alguns itens que são vendidos somente por lá) e assim por diante. 

É claro que o mundo do terror não ficou de fora dessa onda. São tantos Funkos inspirados em personagens, personalidades e filmes de terror que a gente até perde a conta. Variando dos mais fofinhos até os mais aterrorizantes, o catálogo é imenso e agrada a praticamente todos os fãs do gênero. Por isso, hoje a Caveira me incumbiu de listar alguns dos Funkos mais legais do terror, uma missão que aceitei com muito gosto enquanto sou observada atentamente pela minha própria coleção. 

Os Monstros da Universal

Não existe nada como os filmes clássicos de terror e a Funko sabe muito bem disso. É por isso que você encontra alguns dos monstros mais icônicos do cinema e da literatura em suas versões Pop! 

LEIA TAMBÉM: DEFUNKOS: 15 PESSOAS QUE JÁ MORRERAM, MAS VIVEM EM VERSÕES FUNKO POP

Nosferatu, Drácula, O Monstro de Frankenstein, A Noiva de Frankenstein, O Homem Invisível e O Lobisomem são apenas alguns deles. Inclusive, existe até uma versão limitada e romântica em que O Monstro e a Noiva vem juntinhos em uma única caixa. O legal é que os dois são exatamente como no filme: em preto e branco! Uma pena que o romance acaba por aí e a Noiva não fica nem um pouco satisfeita com seu companheiro… 

frankenstein bride

A famosa Criatura de O Monstro da Lagoa Negra criada por Milicent Patrick também ganhou sua versão Funko Pop, assim como O Fantasma da Ópera de Lon Chaney. Confesso que esses dois são os meus favoritos, embora sejam difíceis de encontrar à venda hoje em dia. 

monstro da lagoa negra

Os assassinos slashers

É praticamente impossível pensar em terror sem lembrar deles. Implacáveis, duros na queda e sanguinários eles não colecionam Funkos… colecionam vítimas. 

Você sabe exatamente de quem estou falando. Jason Voorhees, Freddy Krueger, Ghostface, Michael Myers, Leatherface, Chucky… todos esses assassinos marcaram o cinema com suas matanças criativas e vastas contagens de corpos. E é óbvio que todos já ganharam sua versão Funko Pop!

leatherface funko

Na verdade, se você der uma olhada vai ver que o primeiro Funko de terror foi justamente o de Jason Voorhees! Com sua máscara de hóquei, o assassino de Crystal Lake tem o número 1 estampado na caixa, o que o torna um colecionável bastante procurado. Posteriormente, foram lançadas outras variantes, que incluem Jason em Sexta-Feira 13 – Parte 2 (com seu visual antes da clássica máscara de hóquei), uma versão em pixels baseada no videogame de 1989 e uma disputada e limitada versão do vilão sem máscara, lançada na Comic Com de São Diego em 2015, a qual se tornou um dos Pops! mais procurados do terror (caso alguém tenha interesse em investir: atualmente o bonequinho pode chegar a um valor de 600 dólares).

jason funko

Freddy Krueger é outro que tem inúmeras versões, já que foi o segundo personagem do mundo do terror a entrar na onda dos Funkos, seguido por Michael Myers e Leatherface. Embora clássicas, essas figuras não são tão difíceis de encontrar por aí. Eu mesma comecei minha coleção com Freddy e Leatherface. Agora, se você deseja expandir para itens mais raros, pode procurar algumas versões mais exclusivas, como a de Freddy com seringas no lugar dos dedos de A Hora do Pesadelo 3 – Os Guerreiros dos Sonhos, Michael Myers acompanhado por sua infame residência ou até mesmo uma versão raríssima de Leatherface com sua máscara feminina. 

michael myers funko

Se o amor estiver no ar, você pode também colocar Chucky e Tiffany lado a lado, já que o casal voltou a ter suas almas aprisionadas em brinquedos. Pensando bem… talvez não seja uma boa ideia tirá-los da caixa. O brinquedo assassino favorito de todos nós também tem inúmeras versões que contemplam as mudanças que seu visual sofre ao longo dos filmes da franquia Brinquedo Assassino. Você encontra desde Chucky no modelo Good Guy até o boneco cheio de cicatrizes de A Noiva de Chucky. Inclusive, se isso não for o suficiente, há um funko gigante de Chucky que mede 25cm!

chucky funko

Outro assassino bastante procurado pelos colecionadores é Ghostface, o famoso vilão cinéfilo de Pânico. Mas vale tomar cuidado: embora fácil de encontrar, Ghostface é um dos cabeçudos mais falsificados por aí.

ghostface funko

Ícones mais acessíveis

Se você deseja começar sua coleção com Funkos relativamente mais fáceis de achar, mas que ainda assim são reconhecíveis logo de cara, existem muitos achados acessíveis, como a possuída Regan de O Exorcista, a rainha do baile Carrie White de Carrie, A Estranha (versão ensanguentada ou não, você escolhe) e Pennywise, o palhaço que aterrorizou Derry em It – A Coisa

carrie funko

Não importa muito se você é fã da minissérie de 1990 ou do filme de 2017 porque é possível encontrar as duas versões do palhaço demoníaco. Outra coisa é que Pennywise é possivelmente um dos Funkos mais fáceis de achar, já que foram lançadas mais de 30 edições diferentes desse personagem de Stephen King!

Os Funkos também contemplam os lançamentos mais recentes de terror. Você pode levar para a sua estante novos ícones do audiovisual como Annabelle e Valak do universo Invocação do Mal e os personagens dos filmes Corra! e Nós, do diretor Jordan Peele, por exemplo. 

É claro que existem muitas outras opções legais de personagens que foram incorporados no universo dos funkos. Alguns dos meus favoritos com certeza incluem Patrick Bateman de Psicopata Americano, facilmente reconhecível por seu olhar blasé e icônico machado, o coven adolescente de Jovens Bruxas e os vampiros motoqueiros de Os Garotos Perdidos (sério, tem até o personagem do Kiefer Sutherland comendo seu famoso macarrão na caixinha!).

garotos perdidos funko

Filmes como Os Fantasmas se Divertem e Abracadabra também possuem inúmeras variações para você caçar por aí. Por exemplo, você encontra as irmãs Sanderson voando em suas vassouras (e aspirador de pó, obviamente), cantando “I Put a Spell on You” e em volta de um caldeirão borbulhante. Para completar há ainda um colecionável do zumbi Billy Butcherson e da pequena Dani Dennison, segurando o gatinho preto Binx no colo. 

abracadabra funko

Ícones pouco acessíveis

Infelizmente, o mundo dos colecionáveis é um mundo cruel. Às vezes piscamos e os itens que tanto desejamos já não estão mais acessíveis. Os preços sobem e o resto nós sabemos como é. 

Isso acontece com muitos Funkos que acabam se tornando vaulted. Mas o que diabos isso significa? Bem, o termo quer dizer que esses personagens foram para o cofre da Funko, ou seja, foram aposentados e não serão mais produzidos nesse design específico. Isso valoriza imensamente os itens que ainda circulam no mercado e você tem sorte de conseguir colocar a mão em um desses. 

Dentro do universo dos funkos do terror existem inúmeras linhas difíceis de encontrar, como é o caso dos personagens da série de televisão Twin Peaks (sim, você pode ter uma Laura Palmer!) e do filme The Rocky Horror Picture Show. Para o nosso azar, esses itens incríveis foram aposentados pela fabricante e são disputadíssimos entre os colecionadores.

rocky horror funko

Outros bonecos com visuais icônicos que ficaram difíceis de encontrar com o tempo incluem as gêmeas Grady de O Iluminado (são dois Funkos iguais, afinal elas são gêmeas idênticas), o clássico tubarão branco de Tubarão mordendo a perna de Quint, personagem de Robert Shaw no filme de 1975, a planta carnívora Audrey II de A Pequena Loja dos Horrores e o bode demoníaco mais popular de todos, Black Phillip de A Bruxa

tubarão

Agora se você quer falar de Funko raro, mas raro mesmo, pega esse aqui. Uma edição preciosíssima do personagem Alex DeLarge, do longa Laranja Mecânica, foi vendida em 2022 por um total de 60 mil dólares. Sim, isso mesmo. A versão que brilha no escuro, a qual só possui 24 cópias no mundo todo, se tornou um dos Funkos mais caros já vendidos. 

Nem só de personagens fictícios vivem os Funkos

Embora os personagens de filmes e séries de televisão sejam os mais populares entre os colecionadores, existem ainda aqueles funkos que homenageiam diretores, atrizes, atores e escritores. 

Para os fãs de literatura, é possível colocar na estante autores clássicos como Edgar Allan Poe e Bram Stoker ao lado de Stephen King, que já ganhou várias versões diferentes, incluindo uma em que está acompanhado de sua fiel escudeira canina, Molly. Agora só falta a lendária Mary Shelley para completar a coleção, hein Funko? 

stephen king funko

Mas os funkos não acabam por aí. Outras personalidades famosas do mundo do terror que foram transformadas em bonecos cabeçudos foram o ator Vincent Price, a rainha das trevas Elvira e os diretores, Guillermo del Toro, Alfred Hitchcock e Jordan Peele

jordan peele

Para todos os gostos

Uma das coisas mais legais dos funkos é justamente essa variedade. Você encontra praticamente todos os personagens, personalidades, filmes e séries de televisão que gosta. Se os seus favoritos ainda não foram transformados em Funkos, espere que sua hora vai chegar. Eu te prometo. 

Dos clássicos mais antigos aos lançamentos mais em alta, esses bonecos cabeçudinhos parecem conquistar o coração dos fãs de terror, povoando coleções enormes e fazendo companhia aos nossos amados livros da Caveira na estante. Coloridos e originais, eles mostram como o terror é pop e adorado por muitos ao redor do mundo. 

ELVIRA FUNKO

Mas tome cuidado. Eles deixam sim nossas coleções mais alegres e divertidas, mas também tornam nossas contas bancárias mais vazias. Por isso, me despeço com um último conselho:

Cuidado. Funkos podem parecer inofensivos. Mas não se deixe enganar por essas carinhas inocentes. Eles são ardilosos e altamente viciantes. E estão apenas esperando para dominar a sua estante

LEIA TAMBÉM: OBJETOS SOBRENATURAIS: COMO IDENTIFICAR UMA ASSOMBRAÇÃO

Sobre Gabriela Müller Larocca

Avatar photoHistoriadora e pesquisadora de cinema de horror há mais de dez anos, enfatizando a representação feminina no audiovisual e o uso do horror como fonte histórica. Produtora de conteúdo e aspirante a garota final. Nunca nega um livro da Caveirinha nem um bom filme de horror. Fala bastante e reclama muito no RdMCast.

Website

2 Comentários

  • Nathália

    25 de setembro de 2023 às 17:00

    Amei, Gabi!

  • JehPerreez

    1 de outubro de 2023 às 09:57

    Meu Deus, já sou viciada nos livros da Caveira e agora quero todos Pop meu salário que lute kkkkk

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Dama e a Criatura + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicopata Americano + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Quais são os 7 chakras e o que eles significam

Você provavelmente já ouviu algum comentário sobre “desalinhar os chakras” e...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

Quanta emoção uma flor pode carregar? Não é de hoje que elas acompanham nossos...

Por DarkSide