Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ArteCuriosidades

Bruxa do Graffiti: Mona Caron e a selva que brota do concreto

Conheça o impressionante trabalho da artista suíça que tem obras espalhadas pelo Brasil

04/07/2023

É do concreto que brota a pequena selva imaginada por Mona Caron, e quem anda por São Paulo, Curitiba ou Porto Alegre já deve ter esbarrado em uma de suas grandes (mesmo) obras. Uma espécie de “bruxa do graffiti”, a artivista suíça radicada nos Estados Unidos vem ganhando as cidades do mundo e as empenas dos prédios com suas gigantescas criações botânicas, sempre celebrando a resiliência das ervas:

“Eu procuro por vida botânica clandestina nas ruas das cidades. Quando eu encontro um espécime particularmente heroico crescendo em uma fissura, eu o grafito grande, numa escala inversamente proporcional à atenção e reconhecimento que ele recebe”, explica, em seu site oficial.

Mona Caron graffiti

(E se isso te emocionou como emocionou a mim, você precisa conhecer a coleção Bruxa Natural)

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA NATURAL: O QUE É, ORIGENS E IMPACTO ATUAL

Seja ocupando um paredão de vinte andares à beira do Minhocão paulistano, na Praça de Bolso do Ciclista, na capital paranaense, ou no prédio do DAER/PGE, em POA, Mona usa sua arte, ao mesmo tempo delicada e poderosa, para chamar atenção para questões importantes. Do transporte sustentável à crise da imigração, passando pela emergência climática, igualdade racial e redução de lixo. Mona usa as plantas como instrumento para sua voz.

mona caron arte minhocão

É dela aquele que é considerado o maior mural do continente asiático, um trabalho comissionado por uma cidade de Taiwan, que reúne plantas medicinais do mundo todo. Nele, a flora é pintada como imigrantes metafóricos. Na arte de Mona, forma e conteúdo não se desprendem jamais.

E, para isso, procura colaborar com artistas locais, caso Mauro Neri — mais conhecido como Veracidade, se você anda por SP já deu de cara com obras dele por aí — com quem realizou obras em grande escala em várias cidades do mundo. O foco de Mona está, sempre, nas questões das comunidades que a recebem.

mona caron

De tão impactante, o trabalho de Mona foi objeto do curta-documentário vencedor do Emmy A Brush With The Tenderloin, de Paige Bierma. No filme, as mudanças em tempo real no projeto Windows Into The Tenderloin, criado a partir da interação com os que passavam por uma esquina em São Francisco, mostrando os rostos de cidadãos anônimos, impressionam pela grandiosidade.

Sonho com livros e revistas

No começo da carreira, Mona sonhava em ilustrar livros e revistas. Sua carreira, no entanto, mudou radicalmente quando foi recrutada por um membro da San Francisco Bicycle Coalition a pintar um grande mural. Ela, de cara, negou, mas precisou aprender. Aprendeu tanto que acabou realizando seu sonhos e foi além: acabou assinando algumas capas de Rebecca Solnit, de Os Homens Explicam Tudo Para Mim

mona caron

LEIA TAMBÉM: O QUE É HYGGE, CONCEITO APRESENTADO EM O BEM-ESTAR DA BRUXA NATURAL

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksidePerfil

Peter Straub: A síntese do horror e da beleza na literatura

Existem autores que conseguem explorar o terror muito além dos sustos, dos monstros e...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Novo filme de O Corvo divulga as primeiras imagens

Depois de viver o palhaço Pennywise em It, Bill Skarsgård aparece pela primeira vez...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Superstition: Um filme que irá testar sua descrença

Existe um ditado muito popular entre os colaboradores da Firestar Videolocadora e do...

Por Cesar Bravo
FilmesLivros

4 Livros da DarkSide para quem amou Pobres Criaturas

Ciência, medicina, monstruosidade e a busca humana pelo nosso lugar no mundo. Esses...

Por DarkSide
CuriosidadesFábulas DarkFilmes

Wicked: O livro, o musical, o filme

Que Dorothy nos desculpe, mas há muito que a Bruxa Má do Oeste conquistou nossos...

Por DarkSide