Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

Guia da Bruxaria Natural: O que é, origens e impacto atual

A magia que emana da natureza

31/03/2023

Bruxaria é sobre a liberdade de manifestar e honrar a sua intuição e conexão, seja com a natureza, o universo, os deuses ou consigo própria. Dentro das possibilidades entre essas jornadas místicas, a bruxaria natural tem se destacado de uns tempos para cá. Com a possibilidade de práticas individuais ou coletivas, essa vertente mágica desperta o nosso elo com a Mãe Natureza.

LEIA TAMBÉM: BRUXARIA: UMA ARTE DE DESAPRENDER

Bruxas, bruxos e aprendizes DarkSiders contam com uma coleção de ensinamentos preciosos dedicados à bruxaria natural. A Caveira trouxe para o Brasil três livros da escritora e sacerdotisa Arin Murphy-Hiscock dedicados à prática mágica de conexão à natureza, ao seu lar e a si própria. 

O primeiro deles, Bruxa Natural, funciona como um verdadeiro guia para quem deseja explorar os presentes da natureza e encontrar equilíbrio e harmonia, despertando a magia que está em todos nós. O livro é um manual prático de como resgatar e fortalecer a sua conexão com a natureza, através de plantas, ervas, feitiços e rituais.

A Casa da Bruxa Natural traz a prática para o nosso refúgio, o nosso lar. A obra apresenta o conceito de bruxaria de cozinha e explica por que esse ambiente deve funcionar como o nosso verdadeiro abrigo do mundo, um lugar para recarregar as energias. A autora aproveita para trazer dicas, feitiços e rituais mágicos para proteger o lar de influências externas.

Encontrar a conexão com a natureza e com o lar é importante, mas bruxaria também é autocuidado, como aprendemos em O Bem-Estar da Bruxa Natural. Nesse livro, Arin Murphy-Hiscock nos incentiva a tirar o tempo para olharmos para dentro de nós mesmas com amor e respeito próprio. Uma obra necessária para que bruxas e bruxas encontrem o equilíbrio em suas rotinas e recarreguem sua energia mágica.

o bem estar da bruxa natural

O que é Bruxaria Natural?

Embora pareça ser um fenômeno recente, a bruxaria natural é uma prática secular que combina o uso de objetos naturais, magia e sustentabilidade. Ou seja, ela se baseia em rituais que também façam bem para a natureza na prática, ao mesmo tempo em que honra a terra e seus espíritos

A bruxa natural é aquela que utiliza a sabedoria e os recursos da terra para promover uma mudança positiva consigo própria, com as pessoas ao seu redor e com o meio ambiente. Trata-se de uma verdadeira celebração da nossa conexão com a natureza e um contraponto à cultura extrativista que tem dominado a história da humanidade.

Outra característica da bruxaria natural é a compreensão de que lugares em meio à natureza são sagrados, por isso, seus praticantes buscam reduzir o seu impacto no planeta adotando um estilo de vida mais sustentável. Sua principal diferença em relação à Wicca é que ela não se propõe a ser uma religião, centrada em um dogma, mas sim uma prática, uma espécie de filosofia de vida. A bruxaria natural pode, no entanto, adotar alguns costumes wiccanos, como celebrar os sabás da Roda do Ano ou adotar a regra de três, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: RODA DO ANO: CONHEÇA AS CELEBRAÇÕES DO CALENDÁRIO PAGÃO

Origens da bruxaria natural

Ao mesmo tempo em que possa ser considerada um fenômeno moderno, a bruxaria natural tem suas raízes em costumes milenares relacionados à cura e à magia em si. Há evidências de que parteiras já existiam desde o Paleolítico, uma época em que a medicina era muito mais semelhante à bruxaria do que à ciência.

Pense que em tempos antigos já existiam pessoas que sabiam utilizar propriedades naturais, como aquelas encontradas em plantas e minerais, para curar feridas, produzir tônicos e poções, algo bem próximo da bruxaria natural de hoje. O avanço da ciência, no entanto, acabou deixando essas práticas mais intuitivas de lado por muito tempo.

bruxa natural

Foi lá pelos anos 1960 e 1970 que o ocultismo voltou a dar as caras, acompanhado do movimento New Age e de práticas neopagãs, como a Wicca. Esses movimentos de contracultura surgiram como uma rejeição ao estilo de vida norte-americano e à religião

Foi ali que as práticas mais atreladas à natureza ganharam popularidade, abrindo espaço para a ascensão da bruxaria natural, que oferecia uma alternativa mais inclusiva, sustentável e acolhedora às religiões tradicionais.

A Bruxaria Natural nos tempos atuais

Momentos de crise costumam fazer com que as pessoas recorram a práticas espirituais mais alternativas, em busca de sentido e conexão. Juntando isso com a crescente ameaça das mudanças climáticas e do aquecimento global, uma opção voltada para a sustentabilidade passa a fazer ainda mais sentido nesse contexto, e é aqui que a bruxaria natural se destaca.

Por permitir práticas mais solitárias, ela também parece se adequar perfeitamente ao momento em que vivemos. A internet tem ajudado bruxas e bruxos a buscarem conhecimento sobre esse tipo de magia, permitindo que nasça toda uma geração de feiticeiros e feiticeiras autoditadas

Além disso, as redes sociais têm contribuído para a conexão desses praticantes, formando comunidades em que a troca de informação e o acolhimento são tão presentes quanto a possibilidade de seguir o seu caminho solitário. Ou seja, você pode ser uma bruxa ou bruxo natural de prática solitária ou coletiva, de acordo com o que a sua intuição pedir para o momento.

E se a bruxaria natural perdeu seu espaço na medicina para os avanços científicos, ela se mostra ainda mais importante quando falamos em saúde mental. Estamos vivendo mais e melhor fisicamente, mas ao mesmo tempo muitos de nós se sentem oprimidos pelo mundo em que vivemos: acelerado, instável e repleto de distrações.

Na bruxaria natural, ao fortalecermos a nossa conexão com a natureza, acabamos fortalecendo-a conosco. Entendemos que respeitar o universo começa pelo respeito próprio, pela autocompaixão e por encontrarmos o equilíbrio no dia a dia. E entender isso também é uma maneira de cuidar da saúde mental, de curar a própria alma.

O Bem-Estar da Bruxa Natural surge justamente para nos ajudar nessa busca por nós mesmos, pela nossa essência mágica. Afinal, não há nada mais natural do que buscar o bem dentro de si.

LEIA TAMBÉM: O QUE É HYGGE, CONCEITO APRESENTADO EM O BEM-ESTAR DA BRUXA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

6 Comentários

  • Carla

    30 de junho de 2023 às 23:54

    Eu estava apenas de passagem e me surpreende com essa leitura, é como se algo falasse pra me pesquisar mais sobre o assunto e buscar entender oque eu necessito no momento.

    Estou realmente deslumbrada.

  • gabrielle

    11 de setembro de 2023 às 14:16

    Eu não encontre minha vocação em religião até encontra essa

  • V@sques

    23 de setembro de 2023 às 16:46

    Cresci em meio a mata Atlântica e sempre em contato com a mãe natureza, venho de família que sempre viram nas plantas a cura para os males. Li o livro bruxa natural e gostei muito . me identifiquei a cada página. recomendo.

  • Rosilene Terezinha Kuster

    30 de setembro de 2023 às 16:04

    Desde criança tive curiosidade pela bruxaria ,tenho dons ,mais não prático por causa da família sofri muito e sei q foi por causa de não praticar meus dons eu desejo muito ser uma bruxa natural , pois encontrei o meu eu aqui obrigada.

  • Matias

    2 de outubro de 2023 às 21:39

    Nunca tive interesse pela bruxaria e provavelmente nunca vou ter, mas acho muito legal os valores que carregam, é interessante como ao mesmo tempo que não acredito em magia e/ou no misticismo, acredito nos mesmos princípios de sustentabilidade e bem estar mental, espero que esta prática possa ajudar outras pessoas, porque para mim será impossível

  • MARIA CECÍLIA

    4 de outubro de 2023 às 21:24

    Eu escolhi a religião certa dessa vez! me sinto tão bem sabendo que vou me tornar uma bruxa natural 🙂

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide