Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ArtigoMagicae

O que é hygge, conceito apresentado em O Bem-Estar da Bruxa Natural

O autocuidado que vem da Dinamarca

30/03/2023

Praticar bruxaria natural é, acima de tudo, um ato de conexão: com a natureza, o planeta, os deuses e deusas que regem a vida e, é claro, consigo mesma. É esse o elo que Arin Murphy-Hiscock nos ajuda a resgatar com O Bem-Estar da Bruxa Natural, nova publicação da marca Magicae.

LEIA TAMBÉM: A CASA DA BRUXA NATURAL: 5 DEIDADES PROTETORAS DO LAR

Depois de ter encantado os DarkSiders com os livros Bruxa Natural e A Casa da Bruxa Natural, a autora divide seus conhecimentos e inspirações mágicas para ajudar bruxas, bruxos e aprendizes a se reconectarem com sua essência, através do amor e do respeito próprio. Com uma linguagem leve, a nova obra oferece receitas de feitiços, rituais e outros atos místicos para recarregar as energias, permitindo que possamos explorar todas as possibilidades do autocuidado.

o bem estar da bruxa natural

Um dos conceitos que Arin Murphy-Hiscock traz em O Bem-Estar da Bruxa Natural é o de hygge. Talvez você já tenha se deparado com o termo  — provavelmente acompanhado de uma foto bem relaxante. Mas você sabe o que ele significa e como podemos relacioná-lo à magia e a uma rotina de bem-estar? Sente-se confortavelmente que a Caveira vai explicar.

O que é hygge?

Hygge é a palavra dinamarquesa para conforto ou aquela sensação de estar quentinho, relaxado e seguro. O termo já virou tendência na língua inglesa há alguns anos, e em 2016 a revista The New Yorker chegou a afirmar que aquele era o ano do hygge.

Um aspecto que é muito importante elucidar sobre ele, é que não se trata de alguma atividade, algo que você se propõe a fazer. Hygge diz muito mais sobre o estilo de vida, um modo de ver a preciosidade, o prazer e o significado de momentos ordinários, que muitas vezes passam despercebidos no nosso dia a dia. 

O conceito de hygge tem tudo a ver com criar um ambiente confortável para o seu corpo e para a sua mente. Isso pode envolver acender velas, utilizar uma iluminação mais quente, criar um cantinho confortável e beber algo suave e agradável, como um chocolate quente ou um chá em um dia frio. Aproveite e consulte o seu exemplar de A Casa da Bruxa Natural, lá tem algumas dicas que podem ajudar a criar esse ambiente aconchegante.

a casa da bruxa natural

A filosofia hygge e bem-estar

Porém, mais do que criar um ambiente físico para dar aquela relaxada, hygge tem muito mais a ver com uma percepção de mundo, quase como uma filosofia mesmo. O conforto não está apenas no espaço, mas na atmosfera e na experiência que você tem não apenas lá, mas em todas as suas relações interpessoais e na conexão consigo mesma.

Você adota um estilo de vida hygge quando escolhe se cercar de pessoas e dedica o seu tempo àquilo que lhe traz conforto. Nesse sentido, essa filosofia significa estar com pessoas que amamos, com quem nos sentimos seguras. Esse tipo de atmosfera permite que a pessoa baixe a guarda por saber que está em um ambiente que irá protegê-la do mundo.

LEIA TAMBÉM: PURIFICAÇÃO E PROTEÇÃO NA CASA DA BRUXA NATURAL

Sabe o conceito de comfort food? Aquela comida gostosa, às vezes com gosto de infância, que dá aquele quentinho na alma? O hygge é uma espécie de ampliação dessa sensação para outros aspectos de nossas vidas. Além de comfort food passamos a ter os nossos comfort friends, comfort rooms, comfort moments

Sabe aquela pressão de “pensar fora da caixa” e “sair da zona de conforto”? O hygge é exatamente o oposto, é encontrar momentos para honrar a sua zona de conforto. Não tem essa de matar um leão por dia, não. Deixa o bichinho lá enquanto você está enrolado nas cobertas lendo um livrinho com o seu pet.

hygge
Live Healthy/Reprodução

A relação do hygge com a magia e com os tempos atuais

Há um motivo para que o hygge tenha se popularizado de uns tempos pra cá. Durante tempos de turbulências e incertezas, as pessoas têm ainda mais necessidade de consistência, previsibilidade e uma sensação de estar no controle. Criar momentos que transmitam essa sensação de segurança e conforto é fundamental para manter o equilíbrio diante de possíveis ameaças, como crises econômicas, conflitos, aquecimento global e a própria pandemia.

Quando Arin Murphy-Hiscock teve contato com o termo, tudo pareceu óbvio demais para ela, pois era uma prática que ela já adotava em sua vida. Em entrevista ao site Pagan Pages, a autora explicou como esse conceito se aplica à sua filosofia de autocuidado: “A minha prática pessoal tem raízes no conforto, na simplicidade, na segurança e no cuidado com os outros. No autocuidado, esses conceitos estão destacados, mas com o foco principal sendo você mesmo”.

Arin ainda fez um contraponto em relação à cultura do American Way of Life, que perpetua um ideal martirizado, no qual você se sacrifica pelo bem dos outros. “Tudo isso é muito nobre na teoria, mas é terrível do ponto de vista do autocuidado. E certamente não é sustentável”, explica. 

Para ela, a relação entre hygge e autocuidado sugere que cuidar de si própria tem benefícios além de simplesmente se sentir bem: “Sugere que se você estiver se sentindo melhor, mais forte, descansada, mais satisfeita, isso vai repercutir em toda a sua vida também, afetando aqueles no seu entorno e os seus ambientes de uma maneira positiva”.

Os benefícios do hygge nas nossas vidas

Já percebeu que a Dinamarca frequentemente figura nos rankings dos países mais felizes do planeta? Isso tem tudo a ver com hygge e o seu potencial de reduzir estresse e melhorar o bem-estar emocional. Embora não existam muitos estudos relacionados diretamente a esse estilo de vida, há achados científicos que justificam o bem-estar de práticas associadas ao hygge.

hygge
Jimena Roquero/Stocksy

Por exemplo, uma pesquisa publicada em fevereiro de 2020 no periódico Ergonomics descobriu que as pessoas percebem luzes mais quentes e fracas como mais relaxantes do que luzes frias e ofuscantes. Além disso, uma pesquisa publicada em 2018 no Annual Review of Psychology mostrou que nutrir suas conexões sociais com pessoas queridas é benéfico para a saúde física e emocional.

A ciência também provou que alguns aromas podem induzir à sensação de relaxamento. Um estudo realizado no Japão descobriu que quando mulheres são expostas por noventa segundos a difusores com óleo essencial de rosas ou laranja, isso as induziu a um relaxamento cerebral, que levou ao aumento de sensações associadas ao conforto.

Como aplicar o hygge na sua vida

Ficou com vontade de levar uma vida mais confortável? A Caveira trouxe algumas dicas práticas de começar a praticar o hygge no eu dia a dia:

1. Utilize luzes confortáveis: quando estiver em casa no seu tempo de lazer, opte por luzes mais quentes e fracas, como uma luminária de canto ou até mesmo luzes de velas.

2. Saia com um pequeno grupo de amigos próximos: escolha aquelas pessoas que realmente fazem com que você se sinta bem e veja-as com frequência. As relações sociais mais importantes são as próximas, com quem você se sente confortável para compartilhar seus pensamentos e sentimentos.

3. Vista-se confortavelmente: tanto em casa como em ambientes externos, opte por roupas que façam com que você se sinta bem e confortável. Troque os sapatos apertados por tênis e os tecidos sintéticos por fibras naturais, mais macias.

4. Faça da sua hora de dormir um verdadeiro ritual: “ritual para dormir” soa bem melhor do que “higiene do sono”, não é mesmo? Independentemente do nome, o importante é que você comece a relaxar antes mesmo de ir para a cama, criando um ambiente confortável, tomando uma infusão relaxante, diminuindo as luzes, evitando se expor a telas (TV, celular) e fazendo exercícios de respiração ou meditação. 

5. Concentre-se no aqui e no agora: atenção plena e gratidão são elementos essenciais para a prática de hygge. Permita-se desligar do celular, ouça músicas relaxantes, invista em aromas agradáveis e em uma boa leitura (de preferência da Caveira). Não se sinta culpada por reservar esse momento para você e aproveite-o em toda a sua plenitude.

Para conhecer outras práticas, feitiços e rituais voltados ao autocuidado, não deixe de conferir O Bem-Estar da Bruxa Natural. Melhor ainda: leia-o em um momento totalmente hygge, com conforto e relaxamento

o bem estar da bruxa natural

Agora a Caveira quer saber: você já reserva esses momentos no dia a dia para relaxar? O que você faz para ter esses momentos hygge? Conta pra gente nos comentários!

LEIA TAMBÉM: 5 PLANTAS MÁGICAS ESSENCIAIS PARA A BRUXA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Carine Feltes

    30 de março de 2023 às 17:41

    Meu momento hygge favorito é ler algumas páginas de um livro( atualmente da Darkside) e ouvir músicas da minha playlist no Spotify. Aos domingos faço isso sentada no pátio de casa na cia das minhas dogs.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

A Criatura do Cemitério e o lendário gore de Stephen King

Se existe um subgênero do horror que foi atacado e subestimado ao longo dos séculos e...

Por Cesar Bravo
FilmesListas

13 Filmes de terror para assistir no Telecine em 2023

Que atire a primeira cruz invertida quem nunca ficou um tempão tentando encontrar...

Por DarkSide
CuriosidadesFábulas DarkFilmes

8 Diferenças entre A Pequena Sereia original e a versão da Disney

A sereia que encantou a galera nascida dos anos 1980 pra cá e que cresceu admirando as...

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Agustina Bazterrica: “Todo tipo de fanatismo é um tipo de violência”

Agustina Bazterrica é simpática, divertida, gentil. Totalmente diferente dos mundos...

Por Liv Brandão
LançamentoMagicae

Lançamento: Livro Mágico, por Scott Cunningham

Os ensinamentos mágicos da marca Magicae continuam. Depois de compartilhar com bruxas,...

Por DarkSide