Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ArtigoMagicae

O que é hygge, conceito apresentado em O Bem-Estar da Bruxa Natural

O autocuidado que vem da Dinamarca

30/03/2023

Praticar bruxaria natural é, acima de tudo, um ato de conexão: com a natureza, o planeta, os deuses e deusas que regem a vida e, é claro, consigo mesma. É esse o elo que Arin Murphy-Hiscock nos ajuda a resgatar com O Bem-Estar da Bruxa Natural, nova publicação da marca Magicae.

LEIA TAMBÉM: A CASA DA BRUXA NATURAL: 5 DEIDADES PROTETORAS DO LAR

Depois de ter encantado os DarkSiders com os livros Bruxa Natural e A Casa da Bruxa Natural, a autora divide seus conhecimentos e inspirações mágicas para ajudar bruxas, bruxos e aprendizes a se reconectarem com sua essência, através do amor e do respeito próprio. Com uma linguagem leve, a nova obra oferece receitas de feitiços, rituais e outros atos místicos para recarregar as energias, permitindo que possamos explorar todas as possibilidades do autocuidado.

o bem estar da bruxa natural

Um dos conceitos que Arin Murphy-Hiscock traz em O Bem-Estar da Bruxa Natural é o de hygge. Talvez você já tenha se deparado com o termo  — provavelmente acompanhado de uma foto bem relaxante. Mas você sabe o que ele significa e como podemos relacioná-lo à magia e a uma rotina de bem-estar? Sente-se confortavelmente que a Caveira vai explicar.

O que é hygge?

Hygge é a palavra dinamarquesa para conforto ou aquela sensação de estar quentinho, relaxado e seguro. O termo já virou tendência na língua inglesa há alguns anos, e em 2016 a revista The New Yorker chegou a afirmar que aquele era o ano do hygge.

Um aspecto que é muito importante elucidar sobre ele, é que não se trata de alguma atividade, algo que você se propõe a fazer. Hygge diz muito mais sobre o estilo de vida, um modo de ver a preciosidade, o prazer e o significado de momentos ordinários, que muitas vezes passam despercebidos no nosso dia a dia. 

O conceito de hygge tem tudo a ver com criar um ambiente confortável para o seu corpo e para a sua mente. Isso pode envolver acender velas, utilizar uma iluminação mais quente, criar um cantinho confortável e beber algo suave e agradável, como um chocolate quente ou um chá em um dia frio. Aproveite e consulte o seu exemplar de A Casa da Bruxa Natural, lá tem algumas dicas que podem ajudar a criar esse ambiente aconchegante.

a casa da bruxa natural

A filosofia hygge e bem-estar

Porém, mais do que criar um ambiente físico para dar aquela relaxada, hygge tem muito mais a ver com uma percepção de mundo, quase como uma filosofia mesmo. O conforto não está apenas no espaço, mas na atmosfera e na experiência que você tem não apenas lá, mas em todas as suas relações interpessoais e na conexão consigo mesma.

Você adota um estilo de vida hygge quando escolhe se cercar de pessoas e dedica o seu tempo àquilo que lhe traz conforto. Nesse sentido, essa filosofia significa estar com pessoas que amamos, com quem nos sentimos seguras. Esse tipo de atmosfera permite que a pessoa baixe a guarda por saber que está em um ambiente que irá protegê-la do mundo.

LEIA TAMBÉM: PURIFICAÇÃO E PROTEÇÃO NA CASA DA BRUXA NATURAL

Sabe o conceito de comfort food? Aquela comida gostosa, às vezes com gosto de infância, que dá aquele quentinho na alma? O hygge é uma espécie de ampliação dessa sensação para outros aspectos de nossas vidas. Além de comfort food passamos a ter os nossos comfort friends, comfort rooms, comfort moments

Sabe aquela pressão de “pensar fora da caixa” e “sair da zona de conforto”? O hygge é exatamente o oposto, é encontrar momentos para honrar a sua zona de conforto. Não tem essa de matar um leão por dia, não. Deixa o bichinho lá enquanto você está enrolado nas cobertas lendo um livrinho com o seu pet.

hygge
Live Healthy/Reprodução

A relação do hygge com a magia e com os tempos atuais

Há um motivo para que o hygge tenha se popularizado de uns tempos pra cá. Durante tempos de turbulências e incertezas, as pessoas têm ainda mais necessidade de consistência, previsibilidade e uma sensação de estar no controle. Criar momentos que transmitam essa sensação de segurança e conforto é fundamental para manter o equilíbrio diante de possíveis ameaças, como crises econômicas, conflitos, aquecimento global e a própria pandemia.

Quando Arin Murphy-Hiscock teve contato com o termo, tudo pareceu óbvio demais para ela, pois era uma prática que ela já adotava em sua vida. Em entrevista ao site Pagan Pages, a autora explicou como esse conceito se aplica à sua filosofia de autocuidado: “A minha prática pessoal tem raízes no conforto, na simplicidade, na segurança e no cuidado com os outros. No autocuidado, esses conceitos estão destacados, mas com o foco principal sendo você mesmo”.

Arin ainda fez um contraponto em relação à cultura do American Way of Life, que perpetua um ideal martirizado, no qual você se sacrifica pelo bem dos outros. “Tudo isso é muito nobre na teoria, mas é terrível do ponto de vista do autocuidado. E certamente não é sustentável”, explica. 

Para ela, a relação entre hygge e autocuidado sugere que cuidar de si própria tem benefícios além de simplesmente se sentir bem: “Sugere que se você estiver se sentindo melhor, mais forte, descansada, mais satisfeita, isso vai repercutir em toda a sua vida também, afetando aqueles no seu entorno e os seus ambientes de uma maneira positiva”.

Os benefícios do hygge nas nossas vidas

Já percebeu que a Dinamarca frequentemente figura nos rankings dos países mais felizes do planeta? Isso tem tudo a ver com hygge e o seu potencial de reduzir estresse e melhorar o bem-estar emocional. Embora não existam muitos estudos relacionados diretamente a esse estilo de vida, há achados científicos que justificam o bem-estar de práticas associadas ao hygge.

hygge
Jimena Roquero/Stocksy

Por exemplo, uma pesquisa publicada em fevereiro de 2020 no periódico Ergonomics descobriu que as pessoas percebem luzes mais quentes e fracas como mais relaxantes do que luzes frias e ofuscantes. Além disso, uma pesquisa publicada em 2018 no Annual Review of Psychology mostrou que nutrir suas conexões sociais com pessoas queridas é benéfico para a saúde física e emocional.

A ciência também provou que alguns aromas podem induzir à sensação de relaxamento. Um estudo realizado no Japão descobriu que quando mulheres são expostas por noventa segundos a difusores com óleo essencial de rosas ou laranja, isso as induziu a um relaxamento cerebral, que levou ao aumento de sensações associadas ao conforto.

Como aplicar o hygge na sua vida

Ficou com vontade de levar uma vida mais confortável? A Caveira trouxe algumas dicas práticas de começar a praticar o hygge no eu dia a dia:

1. Utilize luzes confortáveis: quando estiver em casa no seu tempo de lazer, opte por luzes mais quentes e fracas, como uma luminária de canto ou até mesmo luzes de velas.

2. Saia com um pequeno grupo de amigos próximos: escolha aquelas pessoas que realmente fazem com que você se sinta bem e veja-as com frequência. As relações sociais mais importantes são as próximas, com quem você se sente confortável para compartilhar seus pensamentos e sentimentos.

3. Vista-se confortavelmente: tanto em casa como em ambientes externos, opte por roupas que façam com que você se sinta bem e confortável. Troque os sapatos apertados por tênis e os tecidos sintéticos por fibras naturais, mais macias.

4. Faça da sua hora de dormir um verdadeiro ritual: “ritual para dormir” soa bem melhor do que “higiene do sono”, não é mesmo? Independentemente do nome, o importante é que você comece a relaxar antes mesmo de ir para a cama, criando um ambiente confortável, tomando uma infusão relaxante, diminuindo as luzes, evitando se expor a telas (TV, celular) e fazendo exercícios de respiração ou meditação. 

5. Concentre-se no aqui e no agora: atenção plena e gratidão são elementos essenciais para a prática de hygge. Permita-se desligar do celular, ouça músicas relaxantes, invista em aromas agradáveis e em uma boa leitura (de preferência da Caveira). Não se sinta culpada por reservar esse momento para você e aproveite-o em toda a sua plenitude.

Para conhecer outras práticas, feitiços e rituais voltados ao autocuidado, não deixe de conferir O Bem-Estar da Bruxa Natural. Melhor ainda: leia-o em um momento totalmente hygge, com conforto e relaxamento

o bem estar da bruxa natural

Agora a Caveira quer saber: você já reserva esses momentos no dia a dia para relaxar? O que você faz para ter esses momentos hygge? Conta pra gente nos comentários!

LEIA TAMBÉM: 5 PLANTAS MÁGICAS ESSENCIAIS PARA A BRUXA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Carine Feltes

    30 de março de 2023 às 17:41

    Meu momento hygge favorito é ler algumas páginas de um livro( atualmente da Darkside) e ouvir músicas da minha playlist no Spotify. Aos domingos faço isso sentada no pátio de casa na cia das minhas dogs.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide