Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

Cabeludos e horripilantes: 8 Filmes de terror com cabelo

Você nunca mais vai passar shampoo da mesma maneira

29/05/2023

Se existe uma coisa que o cinema de terror nos mostrou ao longo dos anos é que qualquer coisa pode ser assustadora. Qualquer coisa mesmo. Das situações mais absurdas até as mais plausíveis, o terror é um gênero que tem o dom de nos amedrontar não apenas com coisas que não conhecemos, mas também com coisas que conhecemos. Coisas que na maioria das vezes estão presentes no nosso dia a dia e não possuem nada de muito especial. Coisas que podem estar literalmente na nossa cabeça.

LEIA TAMBÉM: CASA ASSOMBRADA? QUE TAL ESSES FILMES DE TERROR EM APARTAMENTOS?

Sim, é isso mesmo que você está pensando. O cinema de terror consegue nos fazer ter medo de cabelos, criando imagens e enredos aterrorizantes centrados justamente em algo tão banal e natural. Cabelos sobrenaturais. Assassinos. Perucas e extensões ligadas a fantasmas. Cabelos como uma forma de horror corporal… a lista é longa e bem variada. 

Para te fazer nunca mais olhá-los da mesma forma, a Caveira separou 8 filmes de terror com cabelos que você precisa assistir.

1. O Chamado (1998/2002)

Não existe filme de terror que tenha mais cabelo do que O Chamado. Seja o filme japonês de 1998 ou a refilmagem norte-americana de 2002, a clássica história da fita de vídeo amaldiçoada que em sete dias acarreta a morte daqueles que a assistem é provavelmente o primeiro que pensamos quando o assunto é terror e cabelo

Para começo de conversa, a a antagonista da trama, Sadako ou Samara (dependendo da versão que você assiste) tem como marca registrada cabelos escuros, compridos e lisos que cobrem seu rosto e são arrastados pelo chão quando a personagem sai da televisão. Esse visual assustador fez o fantasma entrar no hall de vilões icônicos do terror e com certeza deixou muitos DarkSiders sem dormir. 

o chamado
Dreamworks Pictures/Divulgação

Mas se engana quem acha que isso é tudo que temos. Nos dois filmes, as fitas amaldiçoadas trazem bizarras cenas com uma mulher penteando seus longos cabelos em frente ao espelho, sem contar o momento perturbador em que a personagem principal engasga com um chumaço de cabelo que misteriosamente aparece em sua garganta. Você também não odeia quando isso acontece?

2. O Grito (2002/2004)

De forma similar a O Chamado, O Grito é outra produção que não brinca em serviço quando o assunto é cabelo. Tanto no filme japonês de 2002 quanto em sua versão estadunidense de 2004 temos a história de uma maldição que atinge todos que entram em uma residência marcada por um passado trágico. No centro de tudo isso, está Kayako o espírito vingativo de uma dona de casa que foi assassinada pelo próprio marido. 

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES DE TERROR INSPIRADOS EM LENDAS JAPONESAS

Kayako tem um visual muito similar ao de Sadako/Samara: longos e escorridos cabelos escuros que praticamente escondem seu rosto. As duas personagens fazem parte de um tipo de personagem muito popular em filmes de horror japoneses (que com as refilmagens acabou sendo transportado para o cinema hollywoodiano): “a menina-fantasma de cabelos compridos e pegajosos”. Geralmente vestindo roupas brancas, descalças e com longos cabelos escuros que cobrem seus rostos, essas entidades são um tipo de fantasma conhecido como onryō, o fantasma de uma jovem que sofreu algum tipo de injustiça e agora busca vingança. 

o grito

Não satisfeito em traumatizar seus espectadores com fantasmas para lá de assustadores, O Grito também transformou uma cena banal de lavar os cabelos no mais puro horror. Sim, você sabe de que cena estou falando. Tomar banho nunca mais foi a mesma coisa depois disso. 

3. A Cabeleireira (2020)

Uma ida ao cabeleireiro pode ser um momento incrível de renovação e autocuidado. Mas também pode se tornar um pesadelo. Não, não estamos nos referindo a um corte que deu errado ou uma coloração que não combinou muito. Estamos falando de assassinato

a cebeleireira

Esse é o ponto de partida de A Cabeleireira, filme de Jill Gevargizian baseado em seu curta do mesmo nome. No filme, Claire é uma solitária cabeleireira em Kansas City que leva uma vida dupla, discretamente assassinando suas clientes e escalpelando seus couros cabeludos, utilizando-os como perucas em uma forma de escapar de seus problemas de autoestima. Tudo fica ainda mais bizarro, quando ela se aproxima de Olivia, uma jovem noiva que pede que Claire faça seu penteado no casamento. Não precisamos nem dizer que as coisas não vão terminar muito bem, não é mesmo?

4. Bad Hair: A Maldição (2020)

Uma mistura de terror e comédia, Bad Hair: A Maldição é ambientado nos anos 1980 e acompanha Anna, uma jovem mulher negra que trabalha em um canal de televisão musical. Desejando subir na carreira, ela apenas consegue sucesso quando é convencida por seus pares e por sua chefe a mudar seu estilo de cabelo, colocando extensões e alisando-o. 

bad hair

No entanto, tudo começa a dar terrivelmente errado quando ela percebe que seu novo cabelo tem vontade própria, aliada à uma fúria assassina e ao poder de possuir seu corpo. Discutindo questões importantes como cabelo das mulheres negras e os padrões de beleza impostos, Bad Hair: A Maldição é uma ácida sátira que mistura elementos sobrenaturais de forma divertida e frenética.

5. Possuída Pelo Mal (2005)

Se Bad Hair: A Maldição mostra toda a periculosidade de extensões de cabelo, Possuída pelo Mal opta por uma abordagem semelhante, apresentando o lado mortal das perucas. Sim, isso mesmo. Perucas também podem ser objetos assassinos que carregam maldições implacáveis.

possuida pelo mal

Nesse longa sul-coreano, acompanhamos a história de Su-Hyeon, uma jovem que está lutando contra um câncer e sua irmã mais velha, Ji-Hyeon, que lhe presenteia com uma peruca com longos cabelos escuros. Ao usar a peruca, o comportamento de Su-Hyeon muda e ela se torna mais saudável e confiante. No entanto, ela não tem ideia da origem desse objeto e do segredo macabro que ele traz consigo. A lição do filme é óbvia: sempre tome cuidado com o lugar onde você compra suas perucas.

6. Ekusute (2007)

Nessa altura da nossa lista você provavelmente já reparou que o cinema de horror asiático possui uma fascinação com cabelos. Seja como protagonista de cenas arrepiantes ou como fio condutor da história, muitos filmes o utilizam como forma de horrorizar seus espectadores. 

ekusute

Outro exemplo disso é Ekusute, filme japonês dirigido por Sion Sono, que apresenta a história de uma aprendiz de cabeleireiro que se torna alvo da obsessão de um homem com parafilia que vende extensões de cabelos para salões de beleza. Contudo, a fonte dessas extensões é o cadáver de uma jovem cujo belo e volumoso cabelo continua crescendo mesmo após sua morte. Carregando uma terrível maldição e um destino trágico atrelado a si, as madeixas levam aqueles que as usam à loucura e até mesmo à própria morte. 

7. Trilogia do Terror (1993)

E se o seu sonhado transplante de cabelo desse terrivelmente errado? Essa é a premissa do segmento “Cabelo”, presente na antologia de terror-comédia Trilogia do Terror. Dirigido por ninguém mais, ninguém menos do que John Carpenter, diretor de Halloween, e Tobe Hooper, responsável por O Massacre da Serra Elétrica e Poltergeist, esse filme apresenta três histórias independentes e uma delas é justamente sobre… cabelos!

cabelo

Nela, seguimos Richard, um homem de meia-idade obcecado pelo fato de estar se tornando careca. Todos os seus problemas parecem ser magicamente solucionados quando encontra uma propaganda na televisão sobre um transplante miraculoso de cabelo. No início tudo acontece como o esperado e os resultados são bem-sucedidos, mas logo ele descobre que tal transplante está longe de ser miraculoso. Quando seu cabelo começa a crescer descontroladamente, aparecendo em lugares onde não deveria e fazendo barulhos ao ser cortado, Richard percebe que algo está terrivelmente errado e que a verdade é muito mais assustadora.

8. Jovens Bruxas (1996)

Você provavelmente deve lembrar do clássico adolescente Jovens Bruxas, que traz um grupo de adolescentes excluídas da sociedade escolar que encontram na bruxaria uma forma de resolver seus problemas. Entre feitiços e vinganças, o filme traz dois momentos icônicos envolvendo cabelos.

jovens bruxas

No primeiro, a personagem principal, Sarah, consegue imediatamente alterar a cor de seu cabelo usando magia, demonstrando todo seu poder e habilidade enquanto bruxa. Já no segundo, Rochelle, uma das jovens bruxas, lança um feitiço de vingança em Laura Lizzie, uma colega de classe racista que pratica bullying contra a moça. O resultado? Laura começa a perder todo o seu cabelo, resultando em um couro cabeludo careca e cheio de feridas. Com certeza um golpe certeiro na autoestima da popular e cruel garota. 

Depois desses filmes temos certeza de que você vai escovar seus cabelos com muito mais cuidado da próxima vez, afinal nunca se sabe, não é mesmo? Melhor não arriscar. 

LEIA TAMBÉM: 10 FILMES DE TERROR COM PLOT TWISTS ASSOMBROSOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Poltergeist + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tom Savini: Vida Monstruosa + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide