Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGraphic NovelListas

7 Filmes de terror inspirados em lendas japonesas

Histórias horripilantes que ganharam as telonas

18/01/2023

O suspense, o teor sobrenatural e a frequente presença de fantasmas e poltergeists são características bem marcantes do terror japonês. Mas há um aspecto ainda mais enervante em muitos filmes produzidos no país: suas histórias são baseadas em lendas locais.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS HISTÓRIAS JAPONESAS QUE INSPIRARAM CONTOS DE HORROR DA MIMI

Com origens incertas e muitas vezes consideradas verdadeiras, muitas dessas lendas envolvem espíritos malignos que assombram gerações de japoneses e agora o mundo, graças à produção de livros, mangás, filmes e séries sobre elas. 

E se tem alguém que consegue deixar essas passagens ainda mais assustadoras é Junji Ito. O mangaká responsável por Fragmentos do Horror e Contos de Horror da Mimi não tem medo de desbravar as mais horripilantes lendas e plantá-las na nossa mente, e com Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, nova série da Netflix, não é diferente.

Contos de Horror da Mimi

Em Contos de Horror da Mimi, Junji Ito se inspirou nas histórias coletadas por Hirokatsu Kihara e Ichiro Nakayama e publicadas no livro Shin Mimibukuro. Tais episódios foram narrados por pessoas reais, desafiando até as mentes mais férteis do horror contemporâneo. A reunião das histórias se inspirou nos kaidan: uma tradição que envolve contar histórias de fantasmas em um círculo.

Dá para perceber que os japoneses são chegados em uma história horripilante, né? Para continuar no clima de Contos de Horror da Mimi e Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, a Caveira separou alguns filmes que foram inspirados em lendas japonesas. Assista se tiver coragem:

1. O Chamado (2002)

Possivelmente o título mais conhecido da lista, a produção de Hollywood O Chamado é na verdade um remake de Ring: O Chamado, uma produção japonesa de 1998 inspirada em uma lenda urbana datada do século XVIII (ou seja, muito antes da invenção das fitas cassete). 

A personagem Samara (ou Sadako, no original japonês) é conhecida por seu poder de nensha, ou seja, de projetar imagens em mentes, o que a faz ser jogada em um poço. Ela foi inspirada na história de Banchō Sarayashiki sobre uma empregada doméstica chamada Okiku, que foi punida por ter quebrado ou extraviado um prato — ou por ter estragado os planos de alguém, dependendo da versão. Sua punição foi ser jogada em um poço, onde seu fantasma permanece e continua a assombrar pessoas, tal qual Samara.

o chamado
Dreamworks Pictures/Divulgação

2. O Grito (2004)

Também popularizado por sua versão de Hollywood, O Grito se baseia na antiga lenda de Kayako, uma mulher que passou por uma infância muito difícil e solitária, casou e teve um filho que significava tudo para ela. Só que um belo (?) dia, em um acesso de ciúmes, o marido a assassinou brutalmente na frente do filho e a deixou para morrer no sótão. Não satisfeito, ele afogou o pequeno Toshiro na banheira. A morte de Kayako deixou um ódio tão forte que seu fantasma assombra as pessoas desde então.

o grito
Columbia Pictures/Divulgação

3. Kwaidan: As Quatro Faces do Medo (1964)

Essa antologia de filmes é inspirada na lenda de Yuki-Onna, uma fantasma branca como a neve conhecida por perambular pelas áreas mais geladas do Japão. Ela também é famosa por ser sobrenaturalmente bela, atraindo pessoas em sua direção. 

No filme, um lenhador e seu filho ficam presos em uma nevasca e se deparam com uma fantasma que suga a vida do pai. Ao ver a juventude do filho, ela o poupa sob uma condição: de que ele não conte a ninguém sobre aquela noite. O jovem mantém sua promessa firme, até quando conhece sua esposa no ano seguinte. Porém, em uma determinada noite ele conta a ela sobre Yuki-Onna e, surpreendentemente, a esposa se transforma na própria fantasma. Furiosa, ela acaba não o matando, mas leva consigo os filhos do casal.

kwaidan
Bungei Production Ninjin Club/Divulgação

4. Teketeke (2009)

Diz a lenda que uma vez, uma jovem japonesa caiu nos trilhos do trem e foi cortada ao meio, o que resultou no surgimento de um onryō (um tipo específico de fantasma de mulheres traumatizadas ou injustiçadas). Não se sabe se sua morte foi acidental ou se fui um suicídio, mas deu origem a um espírito chamado Teketeke — por causa do som que ela faz quando se move —, que fazia sua vingança cortando suas vítimas ao meio.

No filme dirigido por Kôji Shiraishi, Kana encontra o espírito que matou sua melhor amiga e descobre que tem apenas três dias para se salvar antes de ser atacada por Teketeke — em uma premissa bem semelhante à de O Chamado, diga-se de passagem.

teketeke
Art Port/Divulgação

5. A Vila dos Uivos (2019)

Esse filme de Takashi Shimizu se passa em uma vila chamada Inunaki, de onde as pessoas não conseguem sair com vida. Três pessoas decidem visitar o local e duas acabam desaparecendo, fazendo com que Kanae — uma psicóloga capaz de se comunicar com espíritos e irmã de um dos desaparecidos — precise investigar os segredos do local.

Segundo a lenda urbana do vilarejo de Inunaki, esse seria uma terra de ninguém, onde assassinato, canibalismo e incesto sejam práticas comuns. Acredita-se que os moradores morreram por causa dessas atitudes e pela própria loucura.

a vila dos uivos
Booster Project/Divulgação

6. Shinsei toire no Hanako-san (1998)

O filme de Yukihiko Tsutsumi fala sobre Hanako, um espírito cruel e vingativo que vive no banheiro de uma escola. A lenda que inspirou o longa possui diversas versões: em algumas, a menina teria cometido suicídio por causa de bullying, enquanto em outras ela teria sido assassinada por um pai abusivo ou durante ataques da Segunda Guerra Mundial. Na produção, Hanako-San atrai alunos adolescentes para o seu banheiro para torturá-los e matá-los. Ela é conhecida por sua aparência bem sangrenta — quase uma união da Maria Sangrenta e da Loira do Banheiro.

hanako of the toilet
Toei Company/Divulgação

LEIA TAMBÉM: CANDYMAN, MARIA SANGRENTA… HISTÓRIAS REAIS OU LENDAS URBANAS?

7. Kuchisake-onna (2007)

Uma antiga lenda conta a história da temida Kuchisake-onna, o terrível espírito de uma mulher que teve a boca dilacerada de uma orelha à outra. O filme inspirado na lenda tem como protagonista uma professora que descobre que a vingativa Kuchisake-onna está por trás de diversos desaparecimentos e assassinatos de crianças.

Segundo a lenda, ela teria sido uma bela mulher que se casou com um homem perverso e ciumento. Quando ele suspeitou de que a esposa estava tendo um caso, cortou sua boca de orelha a orelha. Desde então, seu espírito perambula por aí perguntando a crianças se ela está bonita, só que não há uma resposta certa para isso.

carved
Tornado Film

LEIA TAMBÉM: AS FLORESTAS MAIS MÁGICAS DO JAPÃO + HÁBITOS RELACIONADOS A ELAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Fragmentos do Horror + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide