Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

10 Filmes de terror com plot twists assombrosos

Nem a Caveira esperava por essas reviravoltas

11/04/2023

O terror pode seguir muitas fórmulas, repetidas à exaustão em produções quase idênticas e que, por mais que continuem a entreter, sempre dão aquela sensação de que você já viu aquele filme antes e sabe tudo o que vai acontecer. E é isso o que torna os plot twists do terror tão satisfatórios.

LEIA TAMBÉM: 10 FILMES DE TERROR DA A24 PARA DESGRAÇAR AS IDEIAS

Quem aqui nunca foi feito de bobo por um filme em uma reviravolta chocante? Por mais que o nosso instinto “detetivão” tente antecipar os acontecimentos das produções, ainda existem muitos roteiristas sagazes que nos pegam completamente desprevenidos e fazem um verdadeiro nó nas nossas ideias.

Em homenagem a essas tramas mirabolantes e imprevisíveis, a Caveira separou uma lista dos maiores plot twists do cinema de terror, mas já avisa: saber deles antes de assistir ao filme em questão pode prejudicar a sua experiência. 

ALERTA DE SPOILER DE TODOS OS FILMES DA LISTA

1. Jogos Mortais

Há tantas qualidades que podem ser enumeradas sobre o primeiro filme da franquia de Jogos Mortais, mas aquele plot twist fica no topo da lista. Para quem não se lembra: dois homens desconhecidos acordam presos em um banheiro junto a um cadáver coberto de sangue. Os dois precisam entrar em um jogo doentio se quiserem sobreviver e não acabar como aquele corpo que jaz entre eles. Um deles chega a desmembrar o próprio pé com uma serra para só depois descobrir que o assassino que os fez reféns era justamente o cadáver que passou o filme inteiro ali inanimado. 

jogos mortais
© Lions Gate Films/Divulgação

2. A Órfã

Desde o começo a gente meio que entende que tem algo estranho com Esther. As inconsistências que seus pais adotivos descobrem sobre o seu passado intensificam o alerta de que há algo muito errado ali. Até aí tudo bem, afinal, não são poucas as histórias sobre crianças diabólicas — a exemplo de Quando os Adams Saíram de Férias e Menina Má. Mas descobrir que a tal criança problemática era na verdade uma adulta com uma condição médica rara pegou muita gente de surpresa. Sabe o que é ainda mais chocante? A Órfã é inspirado em uma história real.

A Órfã 2009
Créditos: © 2009 Dark Castle Holdings, LLC.

LEIA TAMBÉM: A ÓRFÃ: 7 CURIOSIDADES SOBRE O FILME

3. O Segredo da Cabana

A maioria das pessoas que assiste a O Segredo da Cabana logo pensa “ah, mais um filme de adolescentes isolados no meio do mato”. A premissa é, inclusive, bem parecida com A Morte do Demônio e por algum tempo caminha nessa direção… para logo chocar todo mundo com um ritual orquestrado por engenheiros que manipulam os jovens dentro dos arquétipos dos filmes de terror. As coisas evoluem descontroladamente após essa descoberta.

o segredo da cabana
Diyah Pera/Divulgação

4. Sexta-feira 13

Sexta-feira 13 se tornou um ícone tão forte do terror slasher que você talvez até tenha assistido já sabendo da sua grande reviravolta, ou não tenha se sentido tão surpreso por outras produções terem seguido por um rumo parecido (Pânico 2, estamos falando de você). Mas imagine que naquela época, em um subgênero que ainda estava ganhando corpo, trocar o provável assassino por sua mãe — indo na contramão de Psicose — era algo inimaginável. E quando você acha que as surpresas acabaram por aqui, temos ainda aquela cena do lago. Dá pra entender o hype da época, não é mesmo?

pamela voorhees
© 1980 – Paramount Pictures/Divulgação

5. Os Outros

Muita coisa pode acontecer em um filme de casa mal-assombrada, e Os Outros tem a atmosfera perfeita para isso: mansão vitoriana, isolada, com o pai longe e uma mãe superprotetora dos filhos. Como proteger as crianças nesse cenário, não é mesmo? Só que os tais fantasmas eram justamente a mãe e os filhos atormentados. Por mais que a carta “estavam mortos o tempo inteiro” hoje não pareça muito original, esse filme aperfeiçoou o truque de roteiro e pegou muita gente de surpresa na época.

6. Invasores de Corpos

Um verdadeiro clássico da paranoia, Invasores de Corpos utiliza a premissa de que os alienígenas já tomaram conta e estão gradativamente tornando as pessoas em vegetais, criando um suspense enervante em que você não sabe quem já foi afetado ou quem será o próximo. A trama de Jack Finney já recebeu várias adaptações para o cinema, mas a de 1974 chocou muita gente no fim: quando Matthew e Nancy sobrevivem e incendeiam a plantação dos aliens, o próprio Matthew emite um som inumano, indicando que ele também se tornou um vegetal.

7. O Orfanato

Nesse filme, acompanhamos Laura, uma mulher que administra um orfanato, cuidando das crianças. Ao fim do longa, ela descobre que foi a responsável pela morte acidental do próprio filho, ou seja, ela também era a razão pela qual ele não conseguia sair do quarto em que estava preso. Uma revelação perturbadora tanto para a personagem como para qualquer pessoa que viu o filme.

o orfanato

8. Nós

Jordan Peele entregando mais uma das suas em Nós, com um suspense enervante que desafia as convenções de gênero. Nesse filme, ele até pode ter deixado várias pistas ao longo da trama, mas a maioria era enigmática demais para fazer sentido àquelas alturas. Descobrir que a personagem principal estava no submundo e que a sua sósia estava na superfície deixou todos nós profundamente perturbados.

9. O Nevoeiro

Uma misteriosa névoa toma conta de uma pequena cidade, trazendo consigo seres sanguinários que obrigam alguns cidadãos a se refugiarem em um supermercado. O medo do desconhecido e da morte desperta os instintos mais primitivos de todos na busca pela sobrevivência. Porém, sem esperança de que a situação vá melhorar, eles decidem pôr fim à própria vida em seus termos em vez de enfrentar o desconhecido. Quando o único sobrevivente sai do carro, descobre que o exército tomou o controle da situação e que as outras pessoas, incluindo seu filho, morreram em vão.

o nevoeiro
© The Weinstein Company/Divulgação

10. O Sexto Sentido

Plot twist seria ter uma lista dessas sem mencionar O Sexto Sentido. O filme ficou tão famoso pelo seu desfecho surpreendente que rende memes até hoje e pode realmente estragar a experiência de alguém que o assista já sabendo do final (considere esse o seu último aviso porque o spoiler vem). Na trama, um menino fala com seu psicólogo sobre visões perturbadoras que está tendo para concluir que tais pessoas estão, na verdade, mortas — assim como o seu psicólogo.

Essas foram apenas algumas escolhas de plot twists trevosos feitas pela Caveira, mas existe uma infinidade de outros filmes que pegaram muita gente desprevenida. Conta pra gente: qual filme de terror teve o desfecho mais surpreendente na sua opinião?

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS A FILMES DE TERROR EM PÂNICO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tom Savini: Vida Monstruosa + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ed Wood: Contos & Delírios + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide