Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarksidePerfil

Cantora de ópera? Veja curiosidades sobre Agustina Bazterrica

Autora argentina está no Brasil para divulgar seu livro de contos

23/05/2023

Agustina Bazterrica está entre nós! A autora de Saboroso Cadáver e do recém-lançado Dezenove Garras e um Pássaro Preto, uma coletânea ainda mais saborosa de contos, veio ao Brasil para divulgar seu novo livro.

LEIA TAMBÉM: AGUSTINA BAZTERRICA VEM AO BRASIL NO LANÇAMENTO DE DEZENOVE GARRAS E UM PÁSSARO PRETO

A argentina participará de bate-papo e sessão de autógrafos na Matilha Cultural, em São Paulo (SP), no dia 25 de maio (quinta-feira), a partir das 19h30. A autora também estará no Instituto Cervantes, em São Paulo, no dia 26 de maio (sexta-feira) para falar sobre a efervescente literatura latina de horror, a partir das 19h30.

Aqui, elenco curiosidades sobre a minha amada autora.

Agustina Bazterrica e o Brasil #1

A ligação entre a escritora argentina e o nosso país é profunda. A irmã dela se casou com um brasileiro, e seus sobrinhos falam português e espanhol. Ou seja, ela já veio várias vezes para cá. Segundo entrevista para o DarkBlog, no ano passado, eles foram os primeiros a ler a nossa tradução de Saboroso Cadáver!

LEIA TAMBÉM: AGUSTINA BAZTERRICA: “A LITERATURA DE TERROR É UM CANAL DAS EMOÇÕES SOCIAIS”

Agustina Bazterrica e o Brasil #2

A literatura brasileira também influencia — e muito — o trabalho de Agustina. De Gados e Homens, de Ana Paula Maia, foi uma das grandes inspirações para que Agustina escrevesse o premiado Saboroso Cadáver. “Graças ao livro dela eu tive a minha primeira abordagem de como funcionam os frigoríficos e, embora tenha feito muitas pesquisas depois, o livro dela foi a base para começar essa investigação. Além de tudo, é um ótimo livro”, disse a autora, também ao DarkBlog.

saboroso cadáver

Mas não para por aí. Agustina é apaixonada por Clarice Lispector — em especial A Paixão Segundo G.H.. “Muitas vezes e sempre me surpreendo com a profundidade do pensamento. Seu conto ‘Amor’ é ministrado em nossas oficinas de escrita e leitura porque nunca deixamos de nos maravilhar com tudo o que ele diz, com todos os temas refletidos em tão poucas páginas. É uma das minhas mestras. Eu aprendo lendo suas obras.”

Inspiração fraterna

Outro irmão de Agustina é Gonzalo Bazterrica, chef de cozinha. Segundo a autora, as noites em que passou com ele em seu antigo restaurante — onde só eram servidos alimentos orgânicos —, o Ocho Once, a fizeram refletir sobre nosso consumo de alimentos. Isso acabou motivando seus estudos sobre o assunto e desencadeou em Saboroso Cadáver

“Ele é um pesquisador consciente de alimentos e, através de sua culinária e de suas pesquisas, pude entender o que Hipócrates quis dizer com: ‘Deixe o alimento ser o seu remédio e deixe o remédio ser o seu alimento’“, disse ela ao Irish Times.

Cantora de ópera e secretária

Quando era jovem, Agustina cogitou brevemente a perspectiva de se tornar uma cantora de ópera antes de estudar artes plásticas.

Enquanto escrevia seus primeiros textos, ela trabalhava como secretária para se sustentar. Ela só largou o emprego para se dedicar exclusivamente à escrita em 2021, após a publicação de Saboroso Cadáver – isso depois de ter ganhado vários prêmios literários.

agustina bazterrica

A louca dos gatos

Em suas redes sociais, Agustina fala muito de literatura, sim, mas também de gatos. Tutora dos fofíssimos Luke Skywalker e Lola Mora, a escritora argentina adora compartilhar fotos e vídeos de seus bichinhos e também memes estrelados por bichanos. 

instagram.com/agustinabazterrica

Estrela no TikTok

Um trecho de “Roberto”, um dos contos de Dezenove Garras e Um Pássaro Preto, fez muito sucesso no TikTok. A usuária @lulegallo publicou um trecho de Agustina lendo o conto que foi visualizado quase 4 milhões de vezes

https://www.tiktok.com/@lulegallo/video/7185583794383015173?_r=1&_t=8cXBaBRK3iX

Ela faz o que prega

Muitos consideram Saboroso Cadáver um manifesto a favor do vegetarianismo/veganismo. Pois Agustina Bazterrica parou de comer carne em 2014, após assistir ao documentário Earthlings (2005). Narrado por Joaquin Phoenix (que também é vegano), o filme mostra, de forma impactante, as práticas cotidianas das maiores indústrias do mundo, que dependem inteiramente de animais para obter lucro.

LEIA TAMBÉM: 5 CURIOSIDADES SOBRE DEZENOVE GARRAS E UM PÁSSARO PRETO QUE AUMENTAM A NOSSA EXPECTATIVA PELO LIVRO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Saboroso Cadáver + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide