Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarksidePerfil

Cantora de ópera? Veja curiosidades sobre Agustina Bazterrica

Autora argentina está no Brasil para divulgar seu livro de contos

23/05/2023

Agustina Bazterrica está entre nós! A autora de Saboroso Cadáver e do recém-lançado Dezenove Garras e um Pássaro Preto, uma coletânea ainda mais saborosa de contos, veio ao Brasil para divulgar seu novo livro.

LEIA TAMBÉM: AGUSTINA BAZTERRICA VEM AO BRASIL NO LANÇAMENTO DE DEZENOVE GARRAS E UM PÁSSARO PRETO

A argentina participará de bate-papo e sessão de autógrafos na Matilha Cultural, em São Paulo (SP), no dia 25 de maio (quinta-feira), a partir das 19h30. A autora também estará no Instituto Cervantes, em São Paulo, no dia 26 de maio (sexta-feira) para falar sobre a efervescente literatura latina de horror, a partir das 19h30.

Aqui, elenco curiosidades sobre a minha amada autora.

Agustina Bazterrica e o Brasil #1

A ligação entre a escritora argentina e o nosso país é profunda. A irmã dela se casou com um brasileiro, e seus sobrinhos falam português e espanhol. Ou seja, ela já veio várias vezes para cá. Segundo entrevista para o DarkBlog, no ano passado, eles foram os primeiros a ler a nossa tradução de Saboroso Cadáver!

LEIA TAMBÉM: AGUSTINA BAZTERRICA: “A LITERATURA DE TERROR É UM CANAL DAS EMOÇÕES SOCIAIS”

Agustina Bazterrica e o Brasil #2

A literatura brasileira também influencia — e muito — o trabalho de Agustina. De Gados e Homens, de Ana Paula Maia, foi uma das grandes inspirações para que Agustina escrevesse o premiado Saboroso Cadáver. “Graças ao livro dela eu tive a minha primeira abordagem de como funcionam os frigoríficos e, embora tenha feito muitas pesquisas depois, o livro dela foi a base para começar essa investigação. Além de tudo, é um ótimo livro”, disse a autora, também ao DarkBlog.

saboroso cadáver

Mas não para por aí. Agustina é apaixonada por Clarice Lispector — em especial A Paixão Segundo G.H.. “Muitas vezes e sempre me surpreendo com a profundidade do pensamento. Seu conto ‘Amor’ é ministrado em nossas oficinas de escrita e leitura porque nunca deixamos de nos maravilhar com tudo o que ele diz, com todos os temas refletidos em tão poucas páginas. É uma das minhas mestras. Eu aprendo lendo suas obras.”

Inspiração fraterna

Outro irmão de Agustina é Gonzalo Bazterrica, chef de cozinha. Segundo a autora, as noites em que passou com ele em seu antigo restaurante — onde só eram servidos alimentos orgânicos —, o Ocho Once, a fizeram refletir sobre nosso consumo de alimentos. Isso acabou motivando seus estudos sobre o assunto e desencadeou em Saboroso Cadáver

“Ele é um pesquisador consciente de alimentos e, através de sua culinária e de suas pesquisas, pude entender o que Hipócrates quis dizer com: ‘Deixe o alimento ser o seu remédio e deixe o remédio ser o seu alimento’“, disse ela ao Irish Times.

Cantora de ópera e secretária

Quando era jovem, Agustina cogitou brevemente a perspectiva de se tornar uma cantora de ópera antes de estudar artes plásticas.

Enquanto escrevia seus primeiros textos, ela trabalhava como secretária para se sustentar. Ela só largou o emprego para se dedicar exclusivamente à escrita em 2021, após a publicação de Saboroso Cadáver – isso depois de ter ganhado vários prêmios literários.

agustina bazterrica

A louca dos gatos

Em suas redes sociais, Agustina fala muito de literatura, sim, mas também de gatos. Tutora dos fofíssimos Luke Skywalker e Lola Mora, a escritora argentina adora compartilhar fotos e vídeos de seus bichinhos e também memes estrelados por bichanos. 

instagram.com/agustinabazterrica

Estrela no TikTok

Um trecho de “Roberto”, um dos contos de Dezenove Garras e Um Pássaro Preto, fez muito sucesso no TikTok. A usuária @lulegallo publicou um trecho de Agustina lendo o conto que foi visualizado quase 4 milhões de vezes

https://www.tiktok.com/@lulegallo/video/7185583794383015173?_r=1&_t=8cXBaBRK3iX

Ela faz o que prega

Muitos consideram Saboroso Cadáver um manifesto a favor do vegetarianismo/veganismo. Pois Agustina Bazterrica parou de comer carne em 2014, após assistir ao documentário Earthlings (2005). Narrado por Joaquin Phoenix (que também é vegano), o filme mostra, de forma impactante, as práticas cotidianas das maiores indústrias do mundo, que dependem inteiramente de animais para obter lucro.

LEIA TAMBÉM: 5 CURIOSIDADES SOBRE DEZENOVE GARRAS E UM PÁSSARO PRETO QUE AUMENTAM A NOSSA EXPECTATIVA PELO LIVRO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Saboroso Cadáver + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide