Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkside

5 Curiosidades sobre Dezenove Garras e um Pássaro Preto que aumentam a nossa expectativa pelo livro

Agustina Bazterrica está de volta em mais uma obra visceral

16/05/2023

Toda a potência literária de Agustina Bazterrica já impactou e assombrou os DarkSiders com o perturbador universo de Saboroso Cadáver. Agora, ela apresenta toda a sua versatilidade como contadora de histórias em Dezenove Garras e um Pássaro Preto, uma coletânea de contos premiados da autora.

LEIA TAMBÉM: POR QUE O CANIBALISMO FASCINA AS PESSOAS?

Contar histórias é algo que faz parte da vida de Agustina desde muito jovem. Com apenas 15 anos de idade ela começou a escrever seus primeiros contos, inspirada por autores como Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft. Com influências Dark como estas, não é de se surpreender que ela explore com tanta destreza os limites entre o real e o fantástico, o belo e o grotesco, o humor e o horror. 

Dezenove Garras e um Pássaro Preto é um delicioso menu que explora todas as nuances de uma das vozes mais singulares da literatura contemporânea. Seus dezenove contos estão sempre com um pé no lado macabro, com direito a todo o humor ácido de sua autora.

Caso a sua empolgação ainda esteja sob controle para este lançamento (se é que isso é possível), a Caveira separou algumas curiosidades sobre Dezenove Garras e um Pássaro Preto que te farão querer devorar estes contos o quanto antes!

1. O livro é uma reedição ampliada de outra obra

Dezenove Garras e um Pássaro Escuro expande o panteão de histórias da autora presente em Antes del encuentro feroz, publicado em 2016, com dezoito contos. Para a nova coletânea, Agustina Bazterrica acrescentou o conto “Um Buraco Esconde uma Casa”, que fala sobre o sequestro de uma mulher por um homem obcecado.

2. O título é uma referência ao conjunto da obra de Bazterrica

Se você ficou intrigado com o título Dezenove Garras e um Pássaro Preto, saiba que ele é repleto de significado para a autora. As garras e o pássaro preto são elementos recorrentes na obra de Agustina Bazterrica, e não é por acaso. As garras simbolizam a violência, a agressividade, a ferocidade e a animalidade de seus personagens. Já o pássaro preto significa a sombra, a melancolia, a solidão e a morte — temas presentes em sua narrativa.

LEIA TAMBÉM: DEVORE ESSES 8 FILMES SOBRE CANIBALISMO

3. Um show de versatilidade narrativa

Um dos maiores prazeres na leitura de Dezenove Garras e um Pássaro Preto é a alternância narrativa que a autora emprega em cada história, aproveitando-se de várias técnicas de escrita. As histórias são predominantemente narradas em primeira e terceira pessoa, dependendo bastante do protagonista. Com personagens inesquecíveis, a forma de contar a história varia desde uma série detalhada de instruções para superar um término de relacionamento; ao fluxo de consciência de uma mulher que, em choque, descobre um cadáver em seu quintal; passando por uma narrativa que simula o registro oral de uma menina de maneira quase inocente e fantasiosa.

dezenove garras e um pássaro preto

4. Experiências pessoais inspiraram alguns contos

“Roberto” é possivelmente um dos contos mais perturbadores, narrando a história de uma menina de 10 anos que tem um coelho preto entre as pernas, a quem chama de Roberto. Ela diz que o animal é seu amigo e que gosta de brincar com ele, mas sua amiga não acredita. A história foi escrita por Bazterrica quando ela tinha 19 anos e é uma metáfora ao abuso. Em entrevista ao portal Télam, ela disse que, analisando o conto depois de tantos anos, entende que a história surgiu como “um desabafo em relação ao assédio de rua que ela sofria nesta idade”. Por ter frequentado uma escola de freiras, a autora não sabia lidar com este tipo de abuso.

Já em “Um som leve, rápido e monstruoso”, Bazterrica se inspirou na experiência de uma amiga cujo vizinho cometeu suicídio, porém antes de seu corpo cair, foi a sua dentadura que havia caído — o que alertou a amiga dela e evitou que a mulher fosse atingida pelo vizinho.

5. Uma coleção premiada

As histórias de Dezenove Garras e um Pássaro Preto foram escritas desde o início deste século, e várias delas receberam prêmios importantes. Entre eles, o primeiro lugar no Prêmio Municipal de Buenos Aires de Conto Inédito 2004/5 e o primeiro lugar no XXXVIII Concurso Latino-Americano de Conto “Edmundo Valadés”. Lembrando que Saboroso Cadáver é outra obra cultuada e premiada, agraciada com o Prêmio Clarín de Romance de 2017 e o Ladies of Horror Fiction Award, como melhor romance de 2020.

LEIA TAMBÉM: AGUSTINA BAZTERRICA: “A LITERATURA DE TERROR É UM CANAL DAS EMOÇÕES SOCIAIS”

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Saboroso Cadáver + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 2
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide