Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkside

Clássicos Japoneses Sobrenaturais: Descubra o que são yōkai

Criaturas assombrosas fazem parte do folclore japonês

17/05/2023

As lendas e crenças que formaram uma cultura até então isolada do restante do mundo fascinaram o naturalista Richard Gordon Smith, que coletou histórias de todos os cantos do Japão e as reuniu no livro Clássicos Japoneses Sobrenaturais, que agora chega aos DarkSiders.

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES DE TERROR INSPIRADOS EM LENDAS JAPONESAS

A obra reúne 57 contos com temáticas variadas, que vão desde o sobrenatural — que aborda a interação de seres humanos com monstros, fantasmas, deuses, espíritos de elementos da natureza e animais —, passando por narrativas épicas de samurais e grandes figuras, culminando com o horror que deixou marcas profundas na sociedade japonesa.

É bem provável que você já tenha se deparado com algumas lendas e personagens do sombrio lore japonês, seja na história da menina jogada em um poço ou de um espírito que ameaça motoristas à noite nas proximidades de uma floresta. O imaginário horripilante destas histórias influenciou o trabalho de mestres como Junji Ito, Nagabe, Murakami e tantos outros.

classicos sobrenaturais japoneses

Dentro do folclore japonês há uma entidade bem importante e que deu origens a diversas histórias assustadoras: os yōkai.

O que são yōkai?

Também conhecidos como youkai, eles são uma classe de entidades sobrenaturais e espíritos do folclore japonês. O nome tem origem no termo chinês yaoguai, composta pelos kanjis que significam “demônio, fada e espírito” e “suspeito, aparição, monstro, fantasma e espectro”. 

Apesar de muitas vezes serem traduzidos desta maneira, é importante destacar que os yōkai não são a mesma coisa que a nossa concepção ocidental de demônios. Trata-se de espíritos e entidades, que podem ter um comportamento maligno como benéfico para humanos.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS HISTÓRIAS JAPONESAS QUE INSPIRARAM CONTOS DE HORROR DA MIMI

Eles podem ter características animalescas ou aparecer em formas humanas. Alguns yōkai podem lembrar objetos inanimados, enquanto outros não possuem uma forma muito bem definida. Aliás, alguns deles têm a capacidade de mudar de forma, de acordo com a característica com a qual se identificarem mais — estes são chamados de bakemono ou obake

O conceito dos yōkai e de outros espíritos

As causas e fenômenos que envolvem os yōkai podem variar bastante dentro da cultura japonesa e de acordo com o período histórico — não por acaso, quanto mais antigo o período, maior o número de fenômenos considerados paranormais

Segundo as ideias japonesas de animismo, acreditava-se que entidades espirituais habitavam todas as coisas, inclusive fenômenos naturais e objetos inanimados. Nem todos eram yōkai, no entanto. Os espíritos pacíficos que traziam sorte são conhecidos como nigi-mitama, enquanto os espíritos violentos que traziam azar são chamados de ara-mitama. Nenhum destes dois é considerado yōkai.

yokai
Kawanabe Kyōsai/Reprodução

Com o passar do tempo, os eventos considerados paranormais se tornaram mais escassos e as representações dos yōkai na arte japonesa se tornaram mais padronizadas, evoluindo para algo mais próximo a caricaturas do que a entidades assustadoras. 

Os elementos das histórias que envolviam os yōkai também começaram a ser representados no entretenimento público, o que se iniciou próximo à Idade Média do Japão. Durante e após o período Edo, a mitologia e o folclore em torno dos yōkai se tornaram mais bem definidas e formalizadas.

Quais tipos de yōkai existem?

O estudioso do folclore japonês Tsutomu Ema se debruçou sobre a literatura e as pinturas que representavam estas entidades, dividindo-as nas seguintes categorias:

Baseadas na forma: os yōkai se subdividem em cinco categorias de acordo com a sua forma. São elas: humano, animal, planta, objeto ou fenômeno natural.

Baseadas na fonte de mutação: as quatro categorias aqui dizem respeito às mutações dos yōkai. Elas se dividem da seguinte maneira: este mundo, espiritual/ mental, reencarnação/ próximo mundo ou ao mundo material.

Baseadas na aparência: de acordo com este critério, as sete categorias de yōkai assumem forma humana, vegetal, de artefato, de construção, de objeto, fenômeno natural e miscelânia (também considerada para os yōkai que se enquadram em mais de uma categoria).

classicos japoneses sobrenaturais

Se você também é fascinado pelas nuances sombrias do folclore do Japão, Clássicos Japoneses Sobrenaturais é uma leitura obrigatória para contemplar e se horripilar com a riqueza das histórias macabras do país, que nos influenciam e apavoram até os dias de hoje.

LEIA TAMBÉM: POR QUE O TERROR DE JUNJI ITO É TÃO PERTURBADOR?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Fragmentos do Horror + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Quais são os 7 chakras e o que eles significam

Você provavelmente já ouviu algum comentário sobre “desalinhar os chakras” e...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

Quanta emoção uma flor pode carregar? Não é de hoje que elas acompanham nossos...

Por DarkSide