Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmesSéries

Como o clássico Cabo do Medo foi parar em Os Simpsons

No episódio, Sideshow Bob sai da cadeia e aterroriza Bart Simpson, agindo da mesma forma que o personagem de Robert De Niro

20/05/2019

Violento, visceral e, por quê não?, cômico. Cabo do Medo, obra-prima de John D. MacDonald, foi parodiado no seriado Os Simpsons, em 1993. O episódio intitulado Cape Feare (A Ameaça, quando exibido no Brasil) coloca o vilão Sideshow Bob perseguindo e desejando, mais uma vez, a morte a Bart Simpson.

Considerado por muitos um dos melhores episódios da série, Cape Feare foi o segundo da quinta temporada do desenho, que esse ano completará 30 anos no ar.  Escrito por Jon Vitti e dirigido por Rich Moore, o episódio marca o retorno do ator Kelsey Grammer como Sideshow Bob e o roteiro é livremente inspirado no filme Cabo do Medo (Cape Fear, em inglês, daí o trocadilho no título original do episódio), de 1962 e, principalmente, em seu remake de 1991 — além de fazer alusão a filmes de terror clássicos.

A versão de 1991, inspirada no romance recentemente lançado pela marca CineBook Club da DarkSide Books, colocou Robert DeNiro no papel do ex-presidiário vingativo Max Cady e foi dirigido pelo mestre Martin Scorsese. O filme rapidamente se tornou um ícone do suspense e teve duas indicações ao Oscar, em 1992: Melhor Ator para Robert DeNiro e Melhor Atriz Coadjuvante com Juliette Lewis.

LEIA TAMBÉM: POR QUE CABO DO MEDO ESTÁ ENTRE OS MELHORES THRILLERS DA DÉCADA DE 90

Com closes de gelar o sangue e trilha sonora perturbadoramente perfeita, as duas versões cinematográficas contam a história de vingança de Cady, que por catorze anos nutriu um ódio por Sam Bowden, magistralmente vivido por Nick Nolte, um advogado de sucesso que ostenta uma família de margarina e que, ao atuar como seu defensor público, pouco fez para evitar que ele fosse parar atrás das grades. Agora um homem livre, Max retorna à sociedade com sangue nos olhos e enlouquecido por uma sede de vingança pelo tempo e família que perdeu. Ele, então, decide fazer com que toda a família de Sam pague por seu erro.

A paródia de Os Simpsons remonta cenas clássicas do filme com Robert DeNiro, como quando Max Cady vai ao cinema e gargalha durante a sessão, fumando um charuto, enquanto Sam Bowden e a família tentam assistir ao filme logo atrás do ex-presidiário. No episódio, Sideshow Bob fuma e ri enquanto Bart e a família também tentam prestar atenção no filme.

Outro momento icônico do episódio de 1993 mostra Bob malhando em sua cela na prisão estadual de Springfield, em uma clara referência a cena em que Cady malha sem camisa exibindo as tatuagens sinistras. Em Os Simpsons, no entanto, Bob mostra a tatuagem de Bart Simpson dizendo “Ouch, man”. Para completar todo o suspense com boas doses de humor, Bart passa a receber cartas com ameaças de morte, enviadas por Bob. Para evitar que Bart seja morto, a família recorre ao FBI e entra para o Programa de Proteção de Testemunhas e passam a se chamar Os Thompson.

A ideia de parodiar a história de John D. MacDonald veio após Wallace Wolodarsky, um dos roteiristas da série, assistir ao remake de Cabo do Medo, mas também há muitas referências a outros clássicos do cinema neste mesmo episódio. Em um determinado momento, Bob se hospeda no Bates Hotel, em referência ao clássico Psicose, Robert Bloch, que virou filme em 1961, dirigido por Alfred Hitchcock. Há ainda referências a Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo.

O episódio Cape Feare também foi indicado ao Emmy Awards de Melhor Trilha-Sonora, em 1994, produzida por Alf Clausen. Ao todo, a série que ainda conquista muitos fãs e coleciona episódios clássicos já venceu mais de 20 Emmys em três categorias e foi indicado mais de 58 vezes ao prêmio.

Assista à clássica cena do cinema, em Cabo do Medo:

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Karoliny Campos

    20 de maio de 2019 às 16:42

    Já assisti esse episódio de Os Simpsons dezenas de vezes. Eu amo. Só falta ler o livro mesmo. Haha. Parabéns pela postagem. ???

  • PRi Gualberto

    25 de maio de 2019 às 14:34

    Sou apaixonada por esta família desde sempre, recentemente fiquei doente e comecei a assistir todas as temporadas, incrível como tem um cronograma de fatos e acontecimentos, este episódio é excelente, realmente um dos melhores. Quanto a caveira tenho quase 60 livros, nem preciso dizer que sou fã…pena que vcs não me dão bola! Me nota crush, meu insta é @prigualberto ?

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cabo do medo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Colecionador
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Anatomia do Nojo, por William Ian Miller

Somos atraídos pelo desconhecido, pelo macabro, pelo inexplicável. É essa...

Por DarkSide