Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Dark HouseListas

Como saber se a sua casa é mal-assombrada?

Coleção Dark House reúne residências diabólicas

04/03/2022

Sons estranhos, portas batendo, odores esquisitos… a ficção já nos deu algumas boas ideias das manifestações de uma casa mal-assombrada. Livros e filmes de terror gostam bastante de explorar a ideia de residências diabólicas, com histórias que se tornaram verdadeiros clássicos. 

LEIA TAMBÉM: DARK HOUSE: UMA COLEÇÃO DE CASAS DIABOLICAMENTE ASSOMBRADAS

É neste clima de mansões sinistras que a DarkSide® Books decidiu homenagear este subgênero com a coleção Dark House, trazendo as casas mais assustadoras do terror. A primeira leva da coleção conta com tramas de arrepiar: Amityville, Hell House: A Casa do Inferno e Elementais.

Odores estranhos, gosma verde escorrendo das paredes e lugares inexplicavelmente gelados foram alguns dos sinais que levaram a família Lutz a pensar que Amityville poderia ser uma casa mal-assombrada. Além disso, eles receberam o alerta de um padre no dia em que se mudaram para o novo endereço – comprado por um valor muito abaixo do mercado. O motivo? Há pouco mais de um ano uma família inteira havia sido assassinada na propriedade.

Créditos: Paul Hawthorne / Getty Images

Um dos motivos que faz de Amityville um caso capaz de provocar arrepios até hoje é a sua proximidade com a realidade: a propriedade existe mesmo, o massacre ocorreu e a família Lutz realmente relatou aqueles eventos. O caso chegou a ser investigado pelo casal de demonologistas Ed & Lorraine Warren, que têm no currículo diversas residências malignas.

Ou seja, casas mal-assombradas não são exclusividade da ficção. Até os dias de hoje existem relatos de eventos inexplicáveis que ocorrem em certas residências, e que se perpetuam independentemente de quem sejam os moradores.

Sinais de que a sua casa pode ser mal-assombrada

Mas então, se casas mal-assombradas existem, como saber se você está habitando uma agora mesmo? Se você ouviu um barulho e não foi o seu gato derrubando algo, se passou uma corrente de ar gelado em pleno verão e o ar-condicionado está desligado ou se você sentiu um cheiro estranho que não é o seu vizinho cozinhando, é bom ligar o alerta. 

Mas em primeiro lugar é bom esclarecer o que poderiam ser estas assombrações. Esqueça a imagem de fantasmas camaradas como Gasparzinho ou Beetlejuice, as manifestações de espíritos não são tão divertidas e muito menos amigáveis

LEIA TAMBÉM: AS SINISTRAS COLABORAÇÕES DE MICHAEL MCDOWELL E TIM BURTON

De acordo com a sabedoria celta, existe um véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos que costuma ficar mais fino no outono, culminando com o Halloween do hemisfério norte. Então se você sente uma presença esquisita na sua casa que não é do vizinho bisbilhoteiro olhando pela janela, talvez o véu esteja mais fino por ali.

Mas isso também não precisa ser um motivo de desespero. Segundo a investigadora paranormal Amanda Paulson, a maioria das assombrações tem natureza boa ou neutra. Ainda assim, mesmo nos casos de espíritos malignos, a força dos vivos costuma prevalecer.

Veja a seguir alguns sinais e maneiras de descobrir se a sua casa é assombrada:

1. Ela tem um passado macabro

Lembra que os Lutz pagaram mais barato por Amityville? Isso porque o massacre ocorrido no ano anterior afastou outros possíveis compradores. Antes de comprar ou alugar um imóvel busque saber se alguma tragédia já ocorreu ali e se há possibilidade de algum fantasma ter assuntos inacabados por aqui. Além da propriedade em si, busque saber se algum móvel ou objeto que ficou por ali poderia estar carregando alguma energia macabra.

2. Tem um cheiro estranho que você não sabe de onde vem

Em alguns casos investigados pelo casal Warren famílias relataram cheiro de algo podre, para depois descobrirem que a casa era amaldiçoada. Porém, os odores podem ser de outras naturezas, como cheiros de perfume ou cigarro. Mas é claro, em primeiro lugar descarte todas as possibilidades lógicas de estes cheiros estarem vindo de algum lugar próximo, como a casa ou o apartamento do vizinho. Além disso, quando somente uma pessoa sente um cheiro e as outras não, pode ser resultado de desidratação, infecção ou efeito de algum medicamento. Somente quando todas as possibilidades lógicas forem descartadas você pode suspeitar de alguma atividade paranormal.

3. Mudanças abruptas na temperatura

Muitos filmes de terror indicam na respiração de seus personagens aquele vapor gélido de quando a temperatura está muito baixa. Embora isso seja um tanto extremo, sentir uma mudança súbita de temperatura ou haver somente um ponto específico em um cômodo que é mais frio do que os outros pode ser sinal de que há um fantasma ali. Isso ocorre porque os espíritos sugam a energia emitida pelas pessoas da casa – então se você está preocupado, estressado ou com medo, dará ainda mais “alimento” aos fantasmas. Ah, e claro: certifique-se de que o frio não é causado por uma corrente de ar ou um aparelho de ar-condicionado ligado.

4. Você ouve sons misteriosos

Novamente, não estamos falando do seu gato derrubando tudo, nem dos vizinhos barulhentos e nem das casas de madeira que rangem conforme a mudança da temperatura, os sons precisam ser injustificáveis. Se você ouve passos, batidas na porta (ou portas batendo), conversas ou qualquer outra coisa, sem que isso tenha sido causado por uma pessoa, animal ou corrente de ar, melhor ficar alerta.

5. O seu celular ou eletrônicos perdem a bateria rapidamente

Sim, você pode ter esquecido de recarregá-los ou pode ser que eles estejam antigos e a bateria não renda mais aquilo tudo. Estes são problemas normais do mundo moderno. Porém, se o seu celular, controles remotos, notebook ou qualquer outro aparelho costumam perder a carga muito rápido na sua casa, sem que haja uma explicação técnica para isso, pode ser uma assombração. Isso acontece porque os espíritos sugam qualquer tipo de energia que eles encontram por perto, o que pode envolver o controle do seu videogame.

6. Preste atenção aos seus instintos

Se você se sente observado ou tem a sensação de que há algo estranho na sua casa, não ignore seus instintos. É possível que você carregue tal sensação mesmo ao sair de casa, pois os espíritos nem sempre ficam confinados a um lugar. É claro, avalie se esta sensação estranha não pode ser causada por algum distúrbio psicológico, como ansiedade, burnout, depressão ou até mesmo por alguma questão fisiológica, como a falta de algum nutriente no seu organismo. Em todas as situações, elimine todas as possibilidades lógicas antes de sair espantando fantasmas por aí.

O que fazer se a sua casa está mal-assombrada?

Ok, você descartou todos os motivos racionais que poderiam estar causando alguns dos sinais mencionados acima e mesmo assim os eventos estranhos continuam. O que fazer quando você descobre que mora num lugar assombrado e não pode nem chamar Ed e Lorraine Warren ou os Caça-Fantasmas para ajudar? Confira as dicas a seguir:

Ignore: pode fazer ghosting com o fantasma sim (trocadilho intencional). Diga ao espírito para ir embora ou simplesmente ignore-o. Se você parar de lhe dar atenção ele ficará entediado e irá embora.

Faça uma boa faxina: a limpeza pode ser física ou energética. Queime incensos de lavanda ou arruda em todos os cômodos, limpe o chão com amônia e permita que o ar circule pela casa para desintoxicar o ambiente.

Proteja-se: utilize um cristal de turmalina negra no canto do cômodo amaldiçoado para espantar os males.

Purifique o ambiente com velas: com segurança, acenda velas claras nos locais que você acredita estarem amaldiçoados.

Utilize sal: utilize sal grosso para a sua casa, principalmente em portas e passagens. Faça um feitiço de proteção ao redor de casa com o sal para mantê-la livre de visitantes indesejados.

Proteja o seu sono: alguns espíritos se aproveitam dos sonhos para aterrorizar as pessoas. Para evitar que isso ocorra, faça um círculo de proteção no ar com o dedo, coloque uma ametista perto da cabeceira e utilize aromaterapia com lavanda para melhorar a qualidade do seu sono.

Seja a sua casa amaldiçoada ou não, jamais brinque com um tabuleiro de Ouija ou realize uma sessão espírita dentro de casa, pois isso pode convidar energias com as quais você definitivamente não quer na sua cama, assistindo séries ou te espiando quando estiver no banheiro. Melhor deixar residências malignas nos livros da Dark House.

LEIA TAMBÉM: COMO ESTÁ A CASA DE AMITYVILLE NOS DIAS DE HOJE

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

6 Comentários

  • karina sousa

    13 de abril de 2022 às 13:32

    gostei do post, muito bem explicado e detalhado.

  • Isis Vasconcellos Zanin

    20 de outubro de 2022 às 13:30

    ontem a noite 19/10/2022 depois de tomar banho, eu estava passando creme no corpo, e simplismente um pingente de coração pulou da minha corrente e caiu no canto do quarto embaixo da janela, achei que minha corrente tinha arrebentado mais não estava, ai fui ver se a argola do pingente tinha arrebentado tambem não, então como se eplica isso

  • Bruno Teixeira Tito

    22 de dezembro de 2022 às 08:13

    Gostei do comentário e muito obrigado pelas dicas.

  • Joelma

    6 de agosto de 2023 às 15:13

    moro em uma casa alugada a mas de um mês escuto um barulho estranho de madrugada acordo meu esposo pra ouvir mas só quem escuta sou isso tá tirando meu sono ,aqui nunca morreu ninguém. o barulho é como se fosse batidas no banheiro que não usamos começa as 12h da noite , o que fazer?

  • Lucas

    15 de setembro de 2023 às 10:37

    coloque sal no banheiro, sal grosso

  • Nara

    22 de março de 2024 às 23:42

    ola, tenho 6 anos morando na casa,financiada, não sei quem era o antigo dono, mas sempre tem barulho estranho, muita formiga do nada, vivo limpando a casa, mas parace sujeira do nada, meus filhos vive adoecendo, e tem uma coruja que não sai do muro de casa, cantando a noite, e hj ela voou na direção de casa…tô ficando louca … sinto algo estranho aqui….

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Elementais + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Amityville + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide