Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelNovidades

Conheça as graphic novels da DarkSide finalistas do Troféu HQMIX 2023

Premiação é conhecida como Oscar dos Quadrinhos no Brasil

29/08/2023

DarkSiders entusiastas do selo Graphic Novel têm motivos para comemorar: cinco títulos publicados pela Caveira estão entre os finalistas do 35º Troféu HQMIX. São eles T.A.T.T.O.O. — À Flor da Pele, de André Diniz, com três indicações; O Fim da Noite, de Rafael Calça e Diox, com duas indicações; e Cartilagem, de Eloar Guazzelli, Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo, com duas indicações. Além das publicações nacionais, a edição da DarkSide® de O Livro dos Insetos Humanos, de Osamu Tezuka, e Uma História Real de Crime & Poesia, de David L. Carlson, também estão indicadas.

LEIA TAMBÉM: 8 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NACIONAIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Os finalistas foram selecionados dentre os mais de 1.500 trabalhos inscritos. Eles foram escolhidos pelo júri oficial, que troca pareceres por mais de quatro meses até chegar na lista final para a cédula de votação. Confira em que categorias os títulos da DarkSide® estão indicados:

T.A.T.T.O.O. — À Flor da Pele, de André Diniz

Indicações:  Edição Especial Nacional, Roteirista Nacional e Arte Finalista Nacional, ambos para André Diniz.

t.a.t.t.o.o.

Sobre a HQ: André Diniz não tem nenhuma tatuagem no corpo, mas sabe bem o que é viver e desaparecer no centro de uma metrópole caótica. Em T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele, o autor explora com delicadeza e maestria uma situação pessoal, que se tornou ainda mais urgente após as consequências que enfrentamos, passados mais de dois anos do início da pandemia de covid-19. Com seu traço e narrativa inconfundíveis, ele demonstra que através da arte e do auxílio de profissionais médicos experientes podemos encontrar a cura para dores e questionamentos que nos consomem e podem amaldiçoar a grandeza de nossa existência.

O Fim da Noite, de Rafael Calça e Diox

Indicações: Novo Talento Desenhista (Diox) e Roteirista Nacional (Rafael Calça).

o fim da noite

Sobre a HQ: Vencedora do 1º Prêmio Machado DarkSide, O Fim da Noite conta uma história de luta e resiliência de personagens inspiradas nas mulheres das famílias dos autores. Conduzidas pela força e luta da avó, Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os dez anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias.

Cartilagem, de Eloar Guazzelli, Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo

Indicações: Desenhista Nacional e Arte Finalista Nacional, ambos para Eloar Guazzelli.

cartilagem

Sobre a HQ: No final do século XIX, na Ilha de Santa Catarina, Isabel tem uma gravidez difícil e envolta em mistérios. Nem mesmo seu companheiro lida muito bem com a situação. Após um parto complicado, nascem dois meninos siameses, Marcos e Mateus. Diante da cruel ignorância da população local e de boa parte de sua família de sangue, os irmãos xifópagos passam a ser tratados como aberrações, criaturas malignas perseguidas e condenadas a viver nas sombras da pequena vila. Um lugar cercado de personagens que retratam um Brasil rude e vil diante das diferenças.

O Livro dos Insetos Humanos, de Osamu Tezuka

Indicação: Mangá e Produções Correlatas

o livro dos insetos humanos

Sobre o mangá: Nesta obra, o “Deus do Mangá” Osamu Tezuka faz uma sátira ao comparar a sociedade humana à dos insetos, e apresenta no centro da trama a ambiciosa Toshiko Tomura, uma bela jovem que se reinventa a todo momento para assumir o protagonismo nas mais diversas áreas, revelando-se uma grande estrela no teatro, designer de reconhecimento internacional e escritora vencedora do respeitado prêmio de literatura. Seus múltiplos talentos conferem a ela o título de gênia e ela faz a transição de um meio a outro com naturalidade e sempre de maneira espetacular, como se fosse uma borboleta em constante metamorfose.

Uma História Real de Crime & Poesia, de David L. Carlson

Indicação: Edição Especial Estrangeira

uma história real de crime e poesia

Sobre a HQ: Após a morte da mãe, o jovem Charlie Rizzo reencontra seu pai depois de uma longa separação. Ausência e dor logo dão espaço para um possível recomeço. Através do recurso de flashback, somos impactados pelo possível incidente que causou a cegueira em Matt Rizzo, que levava a vida como corretor de seguros, mas nunca se distanciou do universo da literatura e da poesia, que descobriu enquanto esteve preso. Com o passar do tempo, Charlie aprende a viver como uma pessoa cega, ressignificando e se adaptando à condição de seu pai. A parceria e a dependência entre os dois cresce com o passar dos anos, porém Charlie não imaginava que seu próprio pai pudesse mantê-lo cego diante da verdadeira história de sua vida.

Sobre o Troféu HQMIX

Organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil, o Troféu HQMIX foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com o objetivo de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. 

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação. A lista completa dos finalistas da 35ª edição você confere no site do evento. A partir desta seleção, o júri nacional, composto por cerca de 2 mil profissionais da área de quadrinhos registrados como votantes, irá escolher os vencedores.

A premiação desta edição voltará a ser presencial e será realizada no Sesc 24 de Maio, no dia 6 de dezembro às 19h, com apresentação de Serginho Groisman, padrinho do HQMIX. A estatueta escolhida para homenagear um personagem nacional de HQ e seu criador é o Curupira, de Flavio Colin. Reconhecido como mestre dos quadrinhos de terror e ecológicos, Colin tem um traço e estilo único que marcaram toda uma geração de leitores e autores que se inspiraram em sua obra. O quadrinista faleceu em 2002, mas seu legado permanece vivo.

LEIA TAMBÉM: POR QUE LER QUADRINHOS FAZ BEM AO CÉREBRO?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Fim da Noite + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Cartilagem + Brinde Exclusivo
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide