Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Fábulas DarkFilmesNovidades

Filme de terror do Ursinho Pooh pode inaugurar universo de personagens infantis sinistros

Prepare-se para ter a infância destruída

23/02/2023

Você provavelmente conheceu o Ursinho Pooh como aquele personagem carinhoso, que ama um pote de mel e vive em harmonia com seus amigos Leitão e Tigrão. Mas o filme de terror Winnie the Pooh: Blood and Honey veio para destruir essa imagem fofinha que você tinha, e de brinde desgraçar um pouco as suas lembranças de infância.

LEIA TAMBÉM: 20 ESTREIAS DO TERROR PARA FICAR DE OLHO EM 2023

A versão sangrenta reimaginada pelo cineasta Rhys Frake-Waterfield coloca Pooh e Leitão como assassinos terríveis, que assombram até Christopher Robin quando ele tentou apresentar sua namorada aos amigos de infância. O longa foi produzido de maneira independente, com um orçamento de apenas 250 mil dólares, mas o hype foi tão grande que chegou a salas de cinema do mundo inteiro.

Lógico que nem todo mundo ficou feliz em saber dessa versão sinistra de um personagem querido da infância. Segundo o diretor, foram realizadas petições para impedir o lançamento do filme e ele chegou a receber ameaças de morte.

Mesmo após a estreia do longa, a crítica não abraçou a ideia do Pooh assassino, ou pelo menos a sua execução. O tomatômetro de críticos no Rotten Tomatoes está em apenas 5% e o Metascore está em apenas 17. Ross Bonaime, do Collider, disse que “o que poderia ter sido uma ideia burra mais ou menos decente se tornou um pesadelo completo de escolhas erradas e péssima filmagem”. 

Já Christian Zilko, do IndieWire, teve uma impressão mais branda da produção: “Blood and Honey parece uma viagem no tempo a uma era mais simples da produção de filmes. Não uma era em que os filmes eram melhores — porque o filme não é particularmente bom — mas uma época em que um filme poderia ser produzido, comercializado e se tornar lucrativo pelo simples fato de prometer às audiências um conceito que elas não tinham visto antes”.

Parece que só essa expectativa foi suficiente para levar bastante gente aos cinemas. Antes mesmo de ter estreado no mercado global, Winnie the Pooh: Blood and Honey já havia faturado aproximadamente um milhão de dólares nas duas primeiras semanas de exibição no México.

O sucesso de bilheteria, pra variar, falou mais alto do que as opiniões dos críticos e no dia 30 de janeiro desse ano o filme já teve sua sequência anunciada na conta oficial do Twitter. 

Apenas o início de um universo de personagens trevosos

A essas alturas você deve estar se perguntando: como é que a Disney deixou que fizessem isso com um personagem da casa? A resposta está nas leis de direitos autorais dos Estados Unidos, que expiram após 95 anos da primeira publicação de uma obra. 

O primeiro livro do Ursinho Pooh foi publicado em 1926, o que colocou o personagem no domínio público. Porém, há algumas características do personagens e desse universo que evoluíram com o tempo, como a sua famosa camiseta vermelha e até mesmo o personagem Tigrão, que ainda não completaram 95 anos — e portanto não puderam ser aproveitadas no filme.

winnie the pooh
Altitude Films/Divulgação

Assim como Pooh, outros personagens em breve cairão em domínio público, e Rhys Frake-Waterfield disse ao The Hollywood Reporter que pretende explorar melhor as possibilidades e criar um verdadeiro universo de versões monstruosas de personagens queridos da infância.

Uma personagem que está no radar do cineasta é a Sininho, de Peter Pan. A ideia dele é conceber a fadinha como uma viciada em drogas em recuperação. Nem o pobre Bambi escapou do radar de Frake-Waterfield, que pretende transformá-lo em uma máquina assassina.

Se os planos do cineasta se concretizarem, poderemos ver crossovers entre esses personagens em um perturbador e sangrento universo destruidor de infâncias: “A ideia é nós vamos tentar imaginá-los em um mesmo mundo, então podemos ter crossovers. As pessoas estão me mandando mensagens dizendo que adorariam ver Bambi contra Pooh”.

winnie the pooh
Altitude Films/Divulgação

Origens sombrias e ideias aterrorizantes para histórias infantis

Contornos mais sinistros para tramas infantis não são novidades concebidas pela mente de Rhys Frake-Waterfield. Aliás, muitas das histórias tornadas famosas pelos estúdios Disney têm origens muito mais sinistras. Os contos dos Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Carlo Collodi e tantos outros autores tinham contornos muito mais violentos, que foram suavizados ou completamente distorcidos para se tornar mais amigáveis aos públicos infantis.

Pinóquio é um excelente exemplo de história que está pronta para ganhar uma versão de terror. A versão mais recente feita para o cinema por Guillermo del Toro já deixou de lado toda a fofura da Disney que ficou marcada no inconsciente popular. Porém, ainda é possível ir mais longe com outras interpretações do personagem, adotando inclusive algumas passagens que existem no original, como quando Pinóquio mata o Grilo Falante.

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES BIZARRAS SOBRE PINÓQUIO

Pinóquio

Se a gente parar pra pensar, Peter Pan teria muito mais contornos sinistros para oferecer do que uma Sininho viciada. Pensa comigo: uma sombra entra no quarto das crianças à noite e as leva para a Terra do Nunca, um local onde elas não podem envelhecer e são atormentadas pelo Capitão Gancho. Os Meninos Perdidos seriam na verdade apenas as primeiras crianças sequestradas por Pan.

A própria Ariel tem uma origem muito mais sinistra do que A Pequena Sereia da Diney, como os DarkSiders podem conferir em Princesas Dark. No original, ela tem um fim trágico ao se transformar em espuma marinha. Mas ela poderia adotar uma versão ainda mais Dark em uma releitura de terror: resgatando a mitologia em torno das sirenes, Ariel teria desenvolvido um forte ressentimento pelos humanos e utilizado a sua voz de maneira diferente. Em vez de tentar conquistar o príncipe, ela cantaria para atrair humanos para as profundezas, onde morreriam afogados.

Banner Princesas Dark

E você? Tem alguma ideia bem Dark para histórias infantis que poderiam render filmes de terror? Conta pra gente nos comentários, a Caveira está morrendo de curiosidade!

LEIA TAMBÉM: TUDO QUE SABEMOS SOBRE O NOVO A PEQUENA SEREIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Junio Alves Pereira

    25 de fevereiro de 2023 às 18:11

    Imagino os personagens de Monteiro Lobato do mal. Seria o máximo.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Princesas Dark + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide