Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFábulas DarkFilmes

7 Curiosidades bizarras sobre Pinóquio

Personagem eternizado pela Disney tem origens macabras

08/09/2022

ATENÇÃO: O POST CONTÉM SPOILERS DO LIVRO PINÓQUIO E DA ANIMAÇÃO DE 1940

Eternizado pela animação de 1940 da Disney, Pinóquio é um daqueles personagens que conquistou seu espaço no imaginário popular e nos corações de milhões de fãs ao longo de gerações. O longa conquistou dois Oscars e ajudou a consolidar as histórias do italiano Carlo Collodi, que deram vida ao boneco de madeira entre 1881 e 1882.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: PINÓQUIO: WOOD EDITION DARKSIDE, POR CARLO COLLODI

Pinóquio

Porém, assim como ocorreu em outras histórias, desde Branca de Neve e os Sete Anões até A Pequena Sereia, Pinóquio recebeu uma roupagem bem diferente pelo estúdio. Quem está acostumado à ingenuidade e leves peraltices do boneco possivelmente irá se surpreender ao conhecer origens um pouco mais macabras da história.

A Caveira separou alguns dos fatos mais curiosos sobre o original e a animação da Disney de 1940. Prepare-se para nunca mais encarar Pinóquio da mesma forma:

1. Originalmente ninguém deveria gostar do Pinóquio

Mesmo na versão family friendly da Disney, Pinóquio está longe de ser um personagem virtuoso, mas ele também não serve para um anti-herói. O que entendemos dessa versão é que o boneco tem certa ingenuidade, mas acaba fazendo algumas escolhas erradas diante do seu entusiasmo de conhecer o mundo e querer se sentir um menino de verdade.

Mas no original, Pinóquio era muito mais travesso. Para se ter uma ideia, quando ele ganhou vida e conseguiu andar, fugiu de casa e espalhou por aí que Geppetto abusava dele, o que levou o carpinteiro a ser preso. A Disney até tentou trazer essa personalidade mais rebelde para as animações, o próprio Walt queria um protagonista mais “assanhado”. Porém, no meio da produção a equipe percebeu que a abordagem não estava funcionando e que o público iria querer um personagem para quem pudessem torcer. O resultado é o Pinóquio inocente que todos nós conhecemos. 

curiosidades sobre Pinóquio
Disney/Divulgação

2. O Grilo Falante ganhou bem mais espaço na animação

A relação entre Pinóquio e o Grilo Falante, que assume o trabalho de ser a consciência do boneco, é um pouco mais turbulenta nos livros e isso quase custou a participação do pequeno inseto animado no filme. Como a animação trabalhou melhor a relação entre os dois, o Grilo acabou ganhando também o papel de narrador do filme.

Aliás, ele ajudou a salvar o estúdio de perder um de seus artistas mais importantes. O animador Ward Kimball estava chateado por causa de cenas feitas por ele que foram cortadas de Branca de Neve e os Sete Anões, e já estava pronto para apresentar a sua demissão a Walt Disney. Porém, o dono do estúdio lhe deu a missão de ficar responsável sobre o Grilo, que hoje é considerado o primeiro coadjuvante animal da Disney. O personagem ficou tão importante que foi dublado originalmente por Cliff Edwards, um veterano dos musicais bem famoso na época.

3. O Grilo tem um desfecho bem trágico no original

Como mencionamos no item anterior, a relação entre Pinóquio e o Grilo não começou muito bem nos contos de Collodi. Quando o boneco foge de casa, ele se depara com o Grilo, que o aconselha a voltar para casa. Mas Pinóquio não gosta de receber ordens e em um ataque de fúria pega um martelo e acerta com força o pobre bichinho, que acaba morrendo.

Mas mesmo do além, o pequeno Grilo não desiste de tentar salvar a pele (ou melhor, a lâmina de madeira) do protagonista. Mais adiante, ele aparece como um fantasma e alerta Pinóquio para não se envolver com pessoas que dizem que enterrar moedas irá resultar em uma árvore de ouro. Mas em vez de seguir o conselho, o boneco o ignora mais uma vez.

Grilo Falante
Disney/Divulgação

4. As coisas quase ficaram bem macabras dentro da baleia Monstro

Uma das cenas mais macabras e comoventes da animação de 1940 ocorre quando Geppetto, o gato Fígaro e a peixinha Cléo são engolidos pela baleia Monstro e passam dias lá dentro, fracos e famintos. No original, o carpinteiro e o gato ficam com tanta fome que cogitam comer a peixinha Cléo (uma ideia que certamente já havia passado pela cabeça de Fígaro). 

O que é mais impressionante é que, assim como a personalidade rebelde de Pinóquio, essa sequência realmente foi considerada para a animação. Há até um segmento em que Fígaro cerca Cléo, mas que acabou ficando para um especial dos dois personagens. No fim das contas, a equipe considerou que comer um animal de estimação seria macabro demais.

Curiosidades sobre Pinóquio
Disney/Divulgação

5. Pinóquio chega a queimar os próprios pés no original

Após matar o Grilo Falante, Pinóquio não parece muito arrependido por ter feito isso. Ele diz a Geppetto que o animal o obrigou a isso e continua com suas peraltices ao longo da história. Em determinado momento o karma chega para ele: ao secar seus pés perto de um fogão, Pinóquio pega no sono e os pés pegam fogo, sendo reduzidos a cinzas. Mas Geppetto o perdoa por todos os desaforos e constrói novos pés para o personagem.

LEIA TAMBÉM: MARY SHELLEY, CRIADORA DE FRANKENSTEIN, ETERNIZOU O NOSSO MEDO DO DESCONHECIDO

6. O protagonista era enforcado nos folhetins originais

Quando Pinóquio ignora mais uma vez os conselhos do Grilo e se envolve com a tal plantação de árvores de ouro, ele acaba sendo enforcado em uma árvore pela Raposa e o Gato. E é aqui que a história deveria acabar originalmente.

Algumas pessoas afirmam que o fim trágico seria a lição de moral de Collodi sobre sérias consequências do mau comportamento. Porém, há também quem garanta que o autor estava cansado do personagem e só queria acabar com a história de vez. Porém, o editor pediu que Collodi continuasse a escrever, o que rendeu novos capítulos e uma redenção para Pinóquio, tornando a trama mais apropriada para crianças.

Curiosidades sobre Pinóquio
Enrico Mazzanti / Imagem de domínio público

7. Existe um parque temático de Pinóquio na Itália um tanto macabro

Longe das atrações dos parques da Disney, Pinóquio ganhou um parque temático para chamar de seu na cidade de Collodi — onde morava a mãe do escritor e de onde ele pegou seu pseudônimo. A atração fica na região da Toscana e foi inaugurada em 1956, em comemoração aos 70 anos de publicação do livro As Aventuras de Pinóquio.

Porém, se você acha que vai encontrar algo no estilo da Disneylândia, melhor preparar as expectativas. Embora seja repleto de referências à obra em todo o seu percurso, parece que algumas coisas pararam no tempo dos anos 1950 para cá. A maioria dos brinquedos é antiga e visitantes relataram que a manutenção nem sempre está em dia. Há até uma atração em que você pode entrar na barriga de Monstro, no melhor estilo de parque de diversões assombrados. A Caveira adorou a vibe sinistra do lugar.

Parque do Pinóquio
Créditos: pinocchio.it

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS DIVERSAS ORIGENS DOS CONTOS DE FADAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

5 Comentários

  • Felipe Boreli

    9 de setembro de 2022 às 08:32

    Parabéns pelo livro, mas faltou alto relevo para fazer jus a capa. O mercado editorial brasileiro teve um novo começo com vocês. Está na hora de ousar novamente. Pensem nisso para um próximo livro.

    • Avatar photo

      DarkSide

      9 de setembro de 2022 às 11:48

      Anotei aqui sua sugestão e vou enviar para os espíritos superiores, queremos sempre o melhor pra vocês!

  • Anna Angélica

    9 de setembro de 2022 às 10:29

    Já comprei minha edição do Pinóquio Wood Edition. A expectativa é grande!
    Espero que um dia vocês publiquem “Império do Sol”, Seia fantástico!

  • Davi Perez Said Andreis

    11 de setembro de 2022 às 09:59

    Bom dia. Dark Side Books. Feliz ter garantido meu exemplar! e ansioso para adentrar neste sombrio conto. A edição Maravilhosa Parabéns. Obrigado por nos fornecer este artigo, Vocês conferiram o live action?

    Abraço e gratidão ,

    Sr. Davi Perez Said Andreis

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide