Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmes

Filmes para conhecer a trajetória de Kevin Carter

Fotógrafo inspirou personagem de Casa de Folhas

23/12/2024

Você pode até não reconhecer o nome de Kevin Carter, mas com certeza já se deparou com seu trabalho por aí. Nascido em 1960, na cidade de Johannesburg, África do Sul, Carter foi um fotojornalista que em 1993 ganhou destaque internacional com a fotografia O Abutre e a Menina, a qual capturava uma criança sudanesa desnutrida caída no chão com um abutre à sua espreita. A famosa imagem foi tirada por Carter em uma viagem para aumentar a conscientização sobre a crise humanitária que assolava o país. 

LEIA TAMBÉM: Kevin Carter: O fotógrafo que inspirou Will Navidson de Casa de Folhas

O Abutre e a Menina foi publicada pela primeira vez em 26 de março de 1993 no The New York Times e acabou sendo distribuída pelo mundo inteiro, causando comoção e controvérsia por onde passava. Enquanto algumas pessoas questionavam o bem-estar da criança, a qual foi revelada apenas em 2011 ser um menino, outras levantaram as questões morais e éticas perante tais fotos

a menina e o abutre

Em abril de 1994, a foto rendeu a Carter um dos maiores prêmios da área: o Pulitzer de Fotografia Especial. Contudo, o trabalho lhe gerou imenso sofrimento, já que o fotojornalista se tornou alvo de críticas ferrenhas acerca da espetacularização do sofrimento. Três meses após receber o Pulitzer, Carter tirou tragicamente a própria vida aos 33 anos. 

Com o passar do tempo, seu trabalho e vida se tornaram inspiração para inúmeras obras, seja no cinema, na literatura ou até mesmo na música. A banda de rock galesa, Manic Street Preachers, por exemplo, lançou em 1996 uma música intitulada “Kevin Carter”, inspirada na vida e morte do fotojornalista. Já em 2001, o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de heavy metal americana Savatage, Poets and Madmen, foi conceitualmente inspirado na carreira e morte de Carter. 

Contudo, uma das inspirações mais notórias encontra-se justamente na literatura. O autor Mark Z. Danielewski se baseou em Carter para construir um dos personagens principais de Casa de Folhas. A obra de Danielewski, construída como uma história dentro da história, é centrada em uma residência na Ash Tree Lane cujas dimensões desafiam a lógica e a física. Quando uma porta misteriosa revela um corredor escuro e labiríntico, o casal de proprietários, Will Navidson e Karen Green, decide investigar a situação por meio de um documentário.

Na trama de Casa de Folhas, Will é um renomado fotógrafo de guerra e vencedor do prêmio Pulitzer. No entanto, apesar do sucesso ele é atormentado pelos eventos que presenciou e documentou. A fotografia que lhe rendeu fama é uma referência explícita a O Abutre e a Menina: o retrato do sofrimento de uma menina sudanesa faminta.

casa de folhas

Contudo, além de sua presença em Casa de Folhas e no mundo da música, a vida de Kevin Carter também foi retratada no cinema. A Caveira separou dois títulos para você conferir e aprender um pouco mais sobre a carreira do icônico fotojornalista. 

Repórteres de Guerra (2010)

Dirigido por Steven Miller, Repórteres de Guerra é um drama biográfico baseado no livro The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War, escrito por Greg Marinovich e João Silva. O filme acompanha a história real de quatro jovens fotojornalistas — Marinovich, Silva, Ken Oosterbroek e Kevin Carter — que ganharam destaque capturando as violências do apartheid na África do Sul entre 1990 e 1994.  O grupo, conhecido como Bang-Bang Club, ficou famoso por arriscar a própria vida e adotar métodos extremos para conseguir suas fotografias. 

the bang bang club

Repórteres de Guerra teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Toronto em 2010 com um roteiro centrado no trabalho dos fotojornalistas durante os últimos dias do apartheid. No longa, Kevin Carter foi interpretado pelo ator Taylor Kitsch. O filme retrata sua ida para o Sudão em 1993, assim como o momento em que tira a foto vencedora do Pulitzer. Repórteres de Guerra também mostra como Carter ficou perturbado com os acontecimentos e com a repercussão de seu trabalho, contando com uma cena que retrata o jovem fotógrafo recebendo a notícia de que havia ganho o célebre prêmio.

2. The Death of Kevin Carter: Casualty of the Bang Bang Club (2004)

Também conhecido como The Life of Kevin Carter, este documentário em curta-metragem dirigido por Dan Krauss tem como principal tema o suicídio de Kevin Carter em 1994. Elogiado por críticos como uma obra provocativa, o documentário descreve a depressão enfrentada por Carter após tirar a famosa foto e conhecer tantos lugares devastados pela guerra. O curta também mostra como o fotojornalista ficou abalado pela morte do amigo e membro do Bang-Bang Club, Ken Oosterbroek, morto cobrindo um tiroteio nos arredores de Joanesburgo.

the life of kevin carter

The Life of Kevin Carter foi desenvolvido por Krauss como seu projeto de mestrado em jornalismo na Universidade de Berkeley. Com apenas 27 minutos de duração, em 2005 a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem.

LEIA TAMBÉM: Qual a relação de Casa de Folhas e filmes found footage?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubFilmes

Os Goonies fazem 40 anos

Há quatro décadas, um grupo de crianças desajeitadas se reunia para um último fim...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Como a cultura pop se alimentou dos crimes de Ed Gein

Você já parou para pensar o que Norman Bates de Psicose, Leatherface de O Massacre da...

Por DarkSide
AnimaçãoGraphic NovelNovidades

Junji Ito: Crimson: Mangaká anuncia novo anime inspirado em sua obra

Fãs de Junji Ito têm novos motivos para comemorar — ou para ter ainda mais medo....

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Valentina Toro: “É muito bonito ver como a imaginação nos une”

A imaginação e a arte são os caminhos para imaginarmos o mundo em que queremos...

Por DarkSide