Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Lançamento

Firestar: A locadora de sangue de Cesar Bravo

Conheça os filmes que influenciam a mente maldita de Bravo, autor de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue e Ultra Carnem

O início de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, do escritor Cesar Bravo, se passa na videolocadora Firestar, local repleto de nostalgia. Mas há algo estranho em torno deste negócio… Na locadora, os moradores de Três Rios podem alugar vídeos um pouco peculiares: cada VHS traz fragmentos da vida dos habitantes da cidade e histórias sombrias deste lugar.

Para os que sentem saudades dos tempos das fitas VHS, conversamos com o autor da DarkSide® Books e ele abriu a sua locadora de sangue para o DarkBlog, listando os filmes e séries preferidos da era do videocassete (e algumas da era do streaming). Confira a seguir:

LEIA TAMBÉM: CESAR BRAVO: “O HORROR DE QUALIDADE PRECISA TESTAR A TENACIDADE HUMANA”

1. Cocoon (1985)

Quem nunca se divertiu e se emocionou com a história do grupo de idosos que adquire poderes revigorantes ao se banharem em uma piscina que continha cocoons? O filme indicado por Cesar Bravo é baseado no livro de David Saperstein e conta com a direção do premiado diretor Ron Howard, ainda no início de sua carreira como cineasta de longa-metragens. Cocoon ganhou dois Oscars – Melhor Ator Coadjuvante para Don Ameche e Melhores Efeitos Visuais – além do coração de toda uma geração. 

Cocoon

2. Creepshow: Arrepio do Medo (1982)

Cinco histórias horripilantes roteirizadas pelo rei do suspense Stephen King e dirigidas pelo pai dos zumbis George A. Romero. Os contos são inspirados nos quadrinhos da EC Comics nos anos 1940 e 1950. Entre os títulos de terror mais aclamados da editora está Os contos da cripta. A adaptação do roteiro de King virou uma HQ própria, com ilustração de Bernie Wrightson (O Monstro do Pântano) e capa de Jack Kamen, autor da EC Comics. Creepshow foi publicada pela DarkSide® Books.

Creepshow

3. O Mistério de Candyman (1992)

Inspirado em uma lenda urbana real, esta adaptação do conto de Clive Barker traz a história original para os subúrbios de Chicago. Na trama, ao repetir o nome de Candyman na frente do espelho é invocada uma entidade sedenta por sangue e que quer se vingar de tudo o que fizeram com ele enquanto era vivo. Candyman também foi publicado pela DarkSide®.

Candyman

4. O Predador (1987)

Arnold Schwarzenegger encara uma missão em florestas da América do Sul enfrentando um ser alienígena altamente armado e que sente poder em matar. Não tem como ficar mais anos 1980 do que isso! Ignore todas as continuações, remakes, reboots e crossovers que já foram feitos e você ainda tem um baita filme de ação que marcou época pra muita gente! Uma curiosidade é que O Predador não causou arrepios só nos espectadores: a experiência de gravar o filme rendeu muitos pesadelos para o elenco, que teve que enfrentar cobras, sanguessugas e até episódios de hipotermia.

O predador

5. Stallone Cobra (1986)

Pensar em filmes de ação dos anos 1980 é se lembrar das pancadarias de Sylvester Stallone neste filme. Na história, ele vive um policial durão das ruas de Los Angeles que precisa proteger a única testemunha sobrevivente de um culto assassino com ideias radicais. Um fato curioso é que Stallone deveria ter estrelado Um Tira da Pesada, mas suas adições extravagantes ao roteiro ficaram caras demais para o estúdio. Resultado: ele abandonou o projeto e aplicou suas ideias em Stallone Cobra

Stallone Cobra

6. A Hora do Pesadelo (1984)

Um dos clássicos slasher dos anos 1980 trouxe um dos vilões mais icônicos dos filmes de terror: Freddy Krueger. Na trama, um grupo de adolescentes é atormentado por um impetuoso assassino que pratica seus crimes nos sonhos de suas vítimas. Afinal, como se proteger enquanto você está dormindo? O filme fez tanto sucesso que salvou a New Line Cinema da falência. Fãs do filme contam com a edição lançada pela caveira A Hora do Pesadelo: Never Sleep Again, o mais completo registro sobre este filme em edição de luxo.

A Hora do Pesadelo, filme indicado por Cesar Bravo

7. Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)

Talvez até mais conhecido por seu título original, The Evil Dead catapultou o diretor Sam Raimi ao universo dos filmes de terror. Feito de forma quase caseira, o filme que une terror e comédia leva a marca de Raimi no roteiro e na produção executiva. A DarkSide® publicou o livro do crítico de cinema Bill Warren, que disseca os bastidores da produção em Evil Dead: A Morte do Demônio – Classic Edition.

Uma Noite Alucinante, filme indicado por Cesar Bravo

8. Além da Imaginação (1959-1964 e 1985-1989)

Esta clássica série que mistura fantasia, terror e ficção é uma forte influência em muitas das histórias que conhecemos hoje, desde Stephen King aos especiais de Dia das Bruxas dos Simpsons. A série foca em histórias extraordinárias que acontecem com pessoas comuns, que precisam solucionar as questões de uma certa maneira para evitar consequências catastróficas. Na década de 1980 a série criada por Rod Serling ganhou uma versão atualizada, mas não menos intrigante.

Além da Imaginação

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS QUE FORAM PARAR NO ESPECIAL DE HALLOWEEN DE OS SIMPSONS

9. Pesadelos e paisagens noturnas (2006)

Esta minissérie reúne oito episódios baseados em contos de Stephen King. Com histórias independentes, ambientadas em diferentes períodos e locais, a série entrega a mistura de mistério, suspense e drama com a marca do Rei. A produção chegou a receber dois Emmys: pela trilha sonora e efeitos visuais.

Pesadelos e paisagens noturnas

10. Castle Rock (2018, em andamento)

Esta série transmitida pela Hulu é ambientada no universo criado por Stephen King, mais especificamente na cidade fictícia de Castle Rock. Localizada no Maine, a cidade é citada em obras do autor como Um sonho de Liberdade, Cujo e na coleção Pesadelos e Paisagens Noturnas. Com a marca registrada do suspense de King, a série é um prato cheio de referências para fã nenhum colocar defeito.

Castle Rock

11. Stephen King: Shining in the Dark (1999)

Este documentário feito para a TV pela BBC e pelo diretor David Stewart é um verdadeiro presente para os fãs do autor. Apesar de King ser uma pessoa mais reclusa, o material aborda temas como o início da carreira, a luta contra o alcoolismo e a pressão para ser um autor de sucesso. A boa notícia é que ele pode ser conferido na íntegra no Youtube:

13. Mestres do Terror (2005-2007)

Pense em uma antologia que reúne os maiores nomes de roteiristas e diretores de terror e você terá esta série, que durou duas temporadas com 13 episódios cada. As histórias foram escritas por autores que vão de Clive Barker a H.P. Lovecraft e a direção foi assumida por nomes como Dario Argento, John Carpenter e Tobe Hooper. Uma obra imperdível para quem tem sede de sangue.

14. A Maldição dos Mortos-Vivos (1988)

Dirigido por Wes Craven, este filme de terror conta a história de um pesquisador que viaja ao Haiti para investigar um caso de um homem que voltou à vida, mesmo sete anos após sua morte. Tudo indica que o motivo está ligado a uma droga vudu, que ele tenta aplicar como um poderoso anestésico. Só que sua pesquisa desperta a ira de um perigoso feiticeiro.

A Maldição dos Mortos-vivos

EXTRA: 8 filmes de terror dos anos 80

O nosso parceiro Lucas, do canal Refúgio Cult, fez um vídeo especial sobre VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue e os filmes de terror que marcaram época com sangue e gritos. Confira o vídeo a seguir:

Indicados para você!

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue - DRK.X
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ultra Carnem
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CaveirinhaListas

Brincadeiras infantis para entreter os pequenos em casa

O isolamento social tem sido fundamental neste momento para reduzirmos o avanço do...

Por DarkSide
FilmesGraphic Novel

Ritual Romano vai ganhar uma adaptação para TV

Segundo o site Variety o diretor de cinema espanhol, Paco Plaza, vai escrever e dirigir...

Por DarkSide
DarkloveListasMacabra

Por que mansões vitorianas parecem mal-assombradas

Mansões antigas e situadas em locais distantes, principalmente de difícil acesso,...

Por DarkSide
DarkSide BooksVários

Diário da Caveira: uma narrativa sobre o isolamento

Assim como vocês, a Caveira também precisou se recolher. O lugar escolhido foi uma...

Por DarkSide
DarksidePerfil

Andrew Pyper: conheça a carreira do escritor

Considerado um dos mais talentosos sucessores de Stephen King, Andrew Pyper é definido...

Por DarkSide