Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

DarkSide BooksListas

Horror Noire: Filmes favoritos da Dra. Robin Means Coleman

Autora de Horror Noire acumulou intermináveis horas assistindo produções de terror para analisar a representação negra no gênero e listou alguns de seus filmes preferidos

O terror, como gênero que desafia limites, sempre provocou reflexões, apresentou outros pontos de vista e foi muito além dos sustos. E de muitas reflexões surgiram análises acerca do papel do negro diante e por trás das câmeras. Você já se perguntou como o negro tem sido visto e retratado ao longo dos anos nas telas do cinema? E no terror? 

Muito se tem pesquisado e escrito sobre a história dos negros no cinema, mas até agora sua presença — ou ausência — nos filmes de terror tem sido relegada a um único capítulo ou a várias notas de rodapé. Para contribuir com a narração histórica da negritude no cinema de gênero, a Dra. Robin R. Means Coleman — professora norte-americana nascida e criada na mesma cidade que George Romero e Tom Savini — desenvolveu uma pesquisa profunda com a análise das imagens, influências e impactos sociais dos negros nos filmes de terror desde 1890 até o presente.

Para Coleman, o terror oferece um espaço representativo único para desafiarmos as imagens mais negativas e racistas vistas nos meios de comunicação. Sua ampla pesquisa cronológica do gênero para o livro Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror inclui grandes produções de Hollywood, filmes de arte, blaxploitation e as emergentes produções de horrorcore inspiradas pela cultura hip-hop, proporcionando à autora um amplo conhecimento sobre o gênero e intermináveis horas assistindo e analisando filmes de terror.

LEIA TAMBÉM HORROR NOIRE: A REPRESENTAÇÃO NEGRA NOS FILMES DE TERROR

“Este foi um trabalho árduo, porém prazeroso. Aprecio muito as perguntas perspicazes que recebo sobre os negros e a mídia. Sou questionada o tempo todo se, após toda essa pesquisa, eu consegui identificar quais são meus filmes de terror favoritos. Para mim, essa é uma pergunta ridiculamente difícil”, afirma Coleman, em seu livro.

A autora, então, listou alguns nomes favoritos, sem nenhuma ordem particular: 

J.D Revenge – Blaxploitation (1976)

J.D Revenge – Blaxploitation, dirigido por Arthur Marks, conta a história de um homem que participa de uma demonstração de hipnose em uma boate, mas acaba possuído pelo espírito de um mafioso vingativo dos anos 1940.

A Noite dos Mortos-vivos (1968)

 A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

Def By Temptation (1990)

Uma mulher irresistível inicia uma brutal caçada a homens negros na cidade de Nova York, e tudo o que fica no caminho é um ministro de igreja, um jovem ator e um policial especializado em casos envolvendo o sobrenatural.

O Sangue de Jesus (1941)

A trama se desenvolve a partir de um marido ateu que, acidentalmente, atira em sua esposa batista. Ela morre e seu corpo é encontrado em uma encruzilhada, onde o diabo tenta levá-la para a perdição de formas sinistras.

Despertar dos Mortos (1978)

Os Estados Unidos está sendo devastado por uma epidemia que transforma pessoas em zumbis assassinos. As causas são desconhecidas, mas todos os cadáveres que são afetados pelo vírus se tornam mortos-vivos, famintos por carne humana. Diante deste cenário de caos e desolação, o governo recruta uma equipe para acabar com a ameaça. Dois membros dessa equipe, Peter (Ken Foree) e Roger (Scott Reiniger) foram incumbidos de exterminar os zumbis de um conjunto habitacional em Pittsburgh. Porém, a missão fica complicada e os agentes pedem ajuda a Stephen (David Emge), um piloto de helicóptero e sua namorada Frances (Gaylen Ross). Os quatro se refugiam em um shopping local, mas eles não vão conseguir se esconder por muito tempo.

Chloe, Love Is Calling You (1934)

Uma sacerdotisa vodu sai dos pântanos de Louisiana, nos Estados Unidos, para se vingar do dono da plantação que ela acredita ter matado seu marido.

Abby (1974)

Quando a esposa de um ministro se torna possuída por Eshu, o deus nigeriano da sexualidade. O padrasto da mulher, que é um padre africano exorcista é chamado para afastar o espírito maligno.

O Mistério de Candyman (1992)

Fascinada pela história do espírito Candyman (Tony Todd), Helen Lyle (Virginia Madsen) decide escrever uma tese sobre ele. A fim de provar que o “ser” não existe, Lyle vai até o local onde ocorreu um bárbaro assassinato e o invoca, chamando seu nome cinco vezes. Quando Candyman aparece, ele inicia uma série de mortes que recairá sobre Helen, já que a polícia não acredita em entidades.

Lucky Ghost (1942)

Dois amigos ganham um bolada no jogo de dados e decidem curtir a vida. Eles acabam indo parar em um sanatório que está sendo usado como um clube de apostas exclusivo, embora ilegal, e se misturam às mulheres, gângsteres e fantasmas.

Son of Ingagi (1940) 

Dirigido por Richard C. Kahn, Son of Ingagi é o primeiro filme de terror de ficção científica a apresentar um elenco 100% negro. Foi escrito por Spencer Williams baseado em seu conto, House of Horror.

LER MAIS

Indicados para você!

Candyman DRK.X
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
HaloweenListas

Conheça as origens do Halloween + 5 filmes para assistir na data

A noite do dia 31 de outubro é uma das mais aguardadas em boa parte dos países...

Por DarkSide
ListasLivros

5 livros da DarkSide® para ampliar o seu entendimento sobre bruxas

Você é uma bruxa boa ou uma bruxa má? A pergunta feita em O Mágico de Oz pode não...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Killer Clown: conheça os filmes inspirados no sinistro palhaço Pogo

De IT: Uma Obra Prima do Medo (1990) até Coringa (2019), o palhaço Pogo, alter-ego...

Por DarkSide
FilmesGraphic Novel

SAMURAI SHIRÔ, GRAPHIC NOVEL DE DANILO BEYRUTH, VIRA FILME

Mais um livro publicado pela DarkSide Books será adaptado para o formato audiovisual....

Por DarkSide
Cine Book ClubFilmes

Tudo o que você precisa saber antes de assistir ao filme El Camino

Breaking Bad é um marco no mundo das séries de TV. A história de um professor de...

Por DarkSide