Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneDarksidePerfil

Ilana Casoy: O nome da literatura de criminologia no Brasil

Conheça a carreira da escritora e criminóloga que estudou os assassinos mais perversos do país

Os perfis psicológicos dos assassinos mais perversos do Brasil já passaram pelas mãos e pela mesa de estudos de Ilana Casoy, que está de aniversário neste 19 de fevereiro. A criminóloga e escritora é um dos principais nomes no país quando o assunto envolve mentes psicopatas, crimes hediondos e até mesmo assassinos em série.

O conhecimento de Ilana lhe rendeu colaborações com o site do canal Investigação Discovery e até um convite da Fox para traçar o perfil do serial killer Dexter Morgan, protagonista da série Dexter, exibida de 2006 a 2013. Ela também atuou como colaboradora da série Dupla Identidade, escrita por Gloria Perez e exibida em 2014.

Algumas das mentes mais perversas já estudadas pela criminóloga envolvem: Suzane von Richthofen, o casal Nardoni, Chico Picadinho e o Vampiro de Niterói.

LEIA TAMBÉM: AS MENTES PSICOPATAS MAIS PERTURBADORAS ESTUDADAS POR ILANA CASOY

O pacto entre Ilana Casoy e a DarkSide®

Aclamada escritora de true crime e agora de ficção, não foi por acaso que Ilana Casoy se tornou madrinha da linha Crime Scene da DarkSide® Books. A parceria entre a criminóloga e a caveira já rendeu três publicações: Arquivos Serial Killers, Casos de Família e Bom dia, Verônica

Em cada um deles, a escritora compartilha seu conhecimento sobre criminologia e psicologia forense. Conheça as publicações:

Arquivos Serial Killers 

Ilana Casoy foi a primeira escritora nacional a ser publicada pela caveira. Sua primeira publicação pela DarkSide® foi relançada em um box com dois livros da autora: Made in Brazil e Louco ou Cruel?, em comemoração aos cinco anos da editora. A edição especial conta com mais de 700 páginas de investigação. 

Em Louco ou Cruel? a autora mergulha nos arquivos da polícia e da Justiça, do FBI e da Scotland Yard para compor um roteiro que ajuda a compreender as motivações e métodos dos serial killers. Em Made in Brazil ela dedica-se a investigar os assassinos em série brasileiros, o que resultou no primeiro livro brasileiro sobre o tema.

Casos de Família

Dois dos homicídios que mais chocaram o Brasil nos últimos anos são esmiuçados neste livro: o do casal Richthofen e da pequena Isabella Nardoni. Foi a primeira vez que a autora abriu seus cadernos de anotações, utilizados durante a pesquisa na Polícia Civil, Científica e no Ministério Público.

Ilana Casoy dá um acompanhamento detalhado de ambos os casos, mostrando o comportamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cravinhos, com todas as suas contradições. Além disso, a escritora destaca a importância do trabalho da polícia técnico-científica para conseguir provas irrefutáveis no assassinato de Isabella Nardoni, uma vez que os acusados se recusavam a confessar o crime.

Bom dia, Verônica

Sob o pseudônimo de Andrea Killmore, Ilana Casoy, em parceria com Raphael Montes, lançou sua primeira obra de ficção. Este thriller surpreendente é centrado em Verônica Torres: uma escrivã da polícia que tinha uma rotina pacata e burocrática.

No entanto, ao presenciar um suicídio e receber uma ligação com um pedido desesperado de ajuda, a protagonista decide mostrar suas habilidades investigativas e mergulhar nos dois mistérios.

Os projetos no cinema e streaming

A experiência como criminóloga e escritora vem rendendo alguns projetos de audiovisual a Ilana Casoy com bastante projeção. Entre os mais aguardados encontra-se o filme duplo sobre o caso do assassinato dos Richthofen: A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou meus Pais. Ela assina o roteiro com Raphael Montes.

Imagens do trailer de “A Menina que Matou os Pais”

Originalmente concebido como um filme único, o projeto evoluiu para um longa dois em um, com pontos de vista diferentes. Com foco na psicologia por trás do crime, o roteiro foi dividido desta forma porque o caso é marcado pelas diferentes versões que se tem dele, já que Suzane e os irmãos Cravinhos tinham narrativas divergentes do homicídio. 

Os dois longas devem chegar aos cinemas simultaneamente no primeiro semestre de 2020. A ideia é que o espectador assista a um deles e, logo em seguida, assista ao outro, para ver o outro lado da história.

A dupla Casoy e Montes trabalha junta em outro projeto: a adaptação de Bom dia, Verônica para uma série da Netflix. Trata-se da primeira obra de ficção policial a ganhar uma produção original do serviço de streaming. Além disso, a série conta com um elenco de peso, com nomes como Eduardo Moscovis, Camila Morgado e Tainá Muller.

Raphael Montes e Ilana Casoy

Apesar de ter sido concebida primeiramente como uma obra literária, Bom dia, Verônica já era vislumbrada pelos autores como um trabalho de audiovisual. Segundo Ilana e Raphael, a série será complementar aos eventos do livro, ampliando o universo ali apresentado.

LEIA TAMBÉM: ILANA CASOY E RAPHAEL MONTES FALAM SOBRE NOVA SÉRIE DA NETFLIX

Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho de Ilana Casoy como criminóloga, pode acompanhar a série Em Nome da Justiça, exibida nos canais AXN e Record TV. Nesta produção documental, ela analisa casos reais que foram parar nos tribunais e que deixaram dúvidas sobre as sentenças dos réus. 

O trabalho de Ilana Casoy é o de ir além, abordando aspectos desconhecidos dos casos, os conceitos das investigações e o contexto social de cada uma destas histórias reais.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

9 Comentários

  • Paulo Renato

    30 de agosto de 2020 às 13:34

    Nâo sabia muito sobre Ilana, fiquei impressionado com toda a bagagem dela. Fiquei super interessado em ler o livro que vai ser série da Netflix.

  • Thayssa

    5 de setembro de 2020 às 14:10

    queria saber mais sobre a carreira dela ! Parece que nem sempre estudou isso..quando comecou a carreira e onque tinha estudado antes de começar… adorei conhecer!!!

  • Ana Maria

    9 de outubro de 2020 às 20:15

    Amei bom dia Veronica eu sou de Jales S.P. Cidade sitata na serie

  • Thiago Bastos

    10 de novembro de 2020 às 16:22

    Sempre leio livros de suspense policial. Mas até agora, sem duvidas, “Bom dia Verônica” é uma obra completa, rica em todos os detalhes , que diante das suas reviravoltas eu ficava cada linha mais preso ao livro. Essa edição da Darkside é simplesmente perfeita.

    • Avatar photo

      DarkSide

      10 de novembro de 2020 às 16:49

      Caveirinha fica feliz com o carinho. É realmente uma história completa!

  • Laise Martins

    19 de fevereiro de 2021 às 16:18

    O primeiro livro que li da Darkside foi Arquivos Serial killers e eu me apaixonei por todo esse universo. Quando vi que Bom dia, Veronica tinha vindo da mesma mente extraordinária ja sabia q seria perfieto! Não deu outra, estou no meio do livro e ja tenho o meu novo favorito!

    • Avatar photo

      DarkSide

      22 de fevereiro de 2021 às 09:44

      Não é a toa que ela é a musa da Caveira.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bom dia, Verônica + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ListasLivros

Dicas de livros para presentear nesse fim de ano

O período de festas e confraternizações está chegando, e com ele aquela eterna...

Por DarkSide
DarkloveListasLivros

10 Livros com lições valiosas da marca DarkLove

Uma narrativa nunca se limita ao universo de seus personagens. Ela ressoa nas...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic NovelListas

Vampiros made in Brazil: Conheça 7 personagens

Quando se fala em vampiros, geralmente lembramos da Romênia e seu Conde Drácula ou...

Por DarkSide
Graphic NovelListas

10 Histórias em quadrinhos que vão te surpreender

Quadrinhos podem até ter sido uma das primeiras maneiras de prender a leitura das...

Por DarkSide
ListasLivrosMacabra

10 Livros macabros que você precisa conhecer

Até os DarkSiders mais trevosos já devem ter passado por isso: a sua leitura está...

Por DarkSide