Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveListas

Invoque a proteção das deusas para o novo ano

Divindades atendem aos mais diferentes chamados

30/12/2021

A virada do ano é sempre um bom momento para renovar as energias e as esperanças. O início de um novo ciclo parece conferir uma motivação extra para fazermos algo diferente, iniciar um projeto ou simplesmente focar com mais afinco naquilo que queremos e acreditamos.

LEIA TAMBÉM: BUSQUE O CONSELHO DAS DEUSAS EM DIVINAS MULHERES

Não é por acaso que a ocasião é repleta de rituais e superstições, que conferem aquela proteção extra ao novo período. Que atire a primeira semente de uva guardada na carteira quem nunca comeu lentilha na ceia, vestiu branco ou pulou sete ondinhas. 

Dependendo das suas intenções para o próximo ano, você também pode contar com a proteção de divindades de outros tempos e culturas. Em Divinas Mulheres, Ann Shen apresenta diversas deusas das mais diferentes crenças e culturas, cada uma delas atendendo a aspectos específicos da vida humana, como amor, força e reinvenção, por exemplo.

Veja como as deusas podem iluminar seus passos no próximo ano para que eles o guiem na direção pretendida.

Importante: para rituais envolvendo oferendas, utilize apenas materiais orgânicos, como os bolos e flores descritos, sem nenhum outro material como plástico ou isopor. O momento de devoção não deve ser motivo para causar poluição.

1. Fortuna e sorte: Tiché

De origem grega, Tiché é a deusa da fortuna e da sorte. Frequentemente é representada com uma venda nos olhos, indicando que o destino não discrimina a quem concede sorte. Outro significado das vendas tem a ver com o fato de que Tiché é guiada pela sua intuição, e não pela visão. 

Na mitologia, ela é filha dos deuses Oceano e Tétis, e foi elevada à posição de deusa por Zeus depois de ter ajudado a salvar o Olimpo dos planos de Gaia durante uma batalha contra os Titãs. Tiché também é representada com uma roda da fortuna e uma cornucópia, uma vez que rege tanto os rumos da sorte de uma pessoa como a própria abundância da vida.

Dica para o Ano Novo: invoque Tiché para ter a sorte e a fortuna ao seu lado. As oferendas à deusa envolvem mel, leite e bolos em formato de roda.

2. Amor e espírito aventureiro: Laka

Esta deusa polinésia do amor e do espírito aventureiro foi inventora da famosa dança hula, praticada no Havaí. Laka significa “gentil, dócil, atração” e a divindade ensinou aos humanos a arte da hula como uma forma de contar histórias, preservando e honrando o legado dos havaianos e seus diferentes deuses.

Casada com Lono, deus da fertilidade que desceu à Terra, especialmente para o casamento, em um arco-íris, Laka se conecta ao seu amado quando chove. Por isso, se chover na sua virada de ano, encare como uma bênção de Laka e Lono e uma celebração do amor.

Dica para o Ano Novo: aprendizes de dançarinos ainda constroem altares em homenagem a Laka, com muitas flores e plantas queridas à Laka. Para agradecer por sua proteção, elas são despejadas como oferendas ao oceano. Conte com a proteção da deusa para atrair amor ou riqueza para sua vida. 

LEIA TAMBÉM: 5 DEUSAS DE DIVINAS MULHERES PARA CONHECER E SE INSPIRAR

3. Força: Gaia

Nada é páreo para a força da natureza, por isso, se quiser se manter inabalável ao longo do próximo ano, conte com o ímpeto da deusa Gaia, que é a encarnação da Mãe Terra, criando as montanhas, o mar e o céu. Ela existiu antes de Zeus e de todos os outros deuses, que são filhos de seus filhos, os Titãs. 

Esta deusa grega representa a natureza selvagem e crua, e também está associada à expressão da raiva por meio de terremotos, que nos lembram que a Terra é uma presença viva. 

Dica para o Ano Novo: os seguidores de Gaia a louvam oferecendo bolos de cevada e mel, depositando-os em cavernas sagradas ou em buracos no solo. Você também pode se conectar a Gaia estando em meio à natureza, saindo ao ar livre ou plantando os pés descalços na terra.

4. Proteção: Iemanjá

É claro que esta grande conhecida dos brasileiros (e dos réveillons) não poderia ficar de fora. Iemanjá também é conhecida como Mama Watta (Mãe das Águas) na diáspora africana, quando sua lenda se espalhou. Ela é uma orixá iorubá que deu à luz a vida na Terra, ou seja, é uma deusa das águas vivas, dos oceanos e mãe dos catorze orixás.

Apesar de ser conhecida pelo seu comportamento controlado, se Iemanjá se irritar ela pode se tornar violenta e implacável, como uma tempestade no oceano. Além disso, ela é protetora das mães e filhos. A lua crescente e todas as questões do feminino estão sob seus domínios.

Dica para o Ano Novo: invoque Iemanjá para se desfazer de seus pensamentos penosos, permitindo que ela carregue suas preocupações para longe. O ritual para se conectar à deusa envolve oferendas ao oceano com rosas brancas.

5. Reinvenção: Estsanatlehi

Esta deusa nativa norte-americana rege os céus e a terra. Estsanatlehi é o nome Navajo e Apache para este espírito, também conhecido como a Mulher Mutante ou a Mulher Turquesa. É uma das deusas que melhor representa o ciclo de vida renovada, por isso sua associação à reinvenção.

A deusa se transmuta em uma jovem donzela na primavera e no verão, transformando-se em uma figura maternal no outono e, por fim, em uma idosa durante o inverno. No fim, ela começa a caminhar para o oeste para se encontrar e se fundir ao seu eu mais jovem, reiniciando o ciclo. 

Estsanatlehi representa o sempre constante ciclo da vida na Terra, bem como todas as plantas e criaturas que nela vivem. Para lembrar às pessoas de agradecer por suas bênçãos, a deusa permitiu que quatro monstros sobrevivessem: a idade, o inverno, a pobreza e a fome.

Dica de Ano Novo: invoque Estsanatlehi se precisa de transformação em sua vida e se conectar ao seu espírito mais jovem. Para se conectar à deusa e honrá-la, vista-se com roupas de cor turquesa.

LEIA TAMBÉM: AS ORIGENS PAGÃS DAS COMEMORAÇÕES DE FIM DE ANO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Noite do Tigre + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide