Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveListas

Invoque a proteção das deusas para o novo ano

Divindades atendem aos mais diferentes chamados

30/12/2021

A virada do ano é sempre um bom momento para renovar as energias e as esperanças. O início de um novo ciclo parece conferir uma motivação extra para fazermos algo diferente, iniciar um projeto ou simplesmente focar com mais afinco naquilo que queremos e acreditamos.

LEIA TAMBÉM: BUSQUE O CONSELHO DAS DEUSAS EM DIVINAS MULHERES

Não é por acaso que a ocasião é repleta de rituais e superstições, que conferem aquela proteção extra ao novo período. Que atire a primeira semente de uva guardada na carteira quem nunca comeu lentilha na ceia, vestiu branco ou pulou sete ondinhas. 

Dependendo das suas intenções para o próximo ano, você também pode contar com a proteção de divindades de outros tempos e culturas. Em Divinas Mulheres, Ann Shen apresenta diversas deusas das mais diferentes crenças e culturas, cada uma delas atendendo a aspectos específicos da vida humana, como amor, força e reinvenção, por exemplo.

Veja como as deusas podem iluminar seus passos no próximo ano para que eles o guiem na direção pretendida.

Importante: para rituais envolvendo oferendas, utilize apenas materiais orgânicos, como os bolos e flores descritos, sem nenhum outro material como plástico ou isopor. O momento de devoção não deve ser motivo para causar poluição.

1. Fortuna e sorte: Tiché

De origem grega, Tiché é a deusa da fortuna e da sorte. Frequentemente é representada com uma venda nos olhos, indicando que o destino não discrimina a quem concede sorte. Outro significado das vendas tem a ver com o fato de que Tiché é guiada pela sua intuição, e não pela visão. 

Na mitologia, ela é filha dos deuses Oceano e Tétis, e foi elevada à posição de deusa por Zeus depois de ter ajudado a salvar o Olimpo dos planos de Gaia durante uma batalha contra os Titãs. Tiché também é representada com uma roda da fortuna e uma cornucópia, uma vez que rege tanto os rumos da sorte de uma pessoa como a própria abundância da vida.

Dica para o Ano Novo: invoque Tiché para ter a sorte e a fortuna ao seu lado. As oferendas à deusa envolvem mel, leite e bolos em formato de roda.

2. Amor e espírito aventureiro: Laka

Esta deusa polinésia do amor e do espírito aventureiro foi inventora da famosa dança hula, praticada no Havaí. Laka significa “gentil, dócil, atração” e a divindade ensinou aos humanos a arte da hula como uma forma de contar histórias, preservando e honrando o legado dos havaianos e seus diferentes deuses.

Casada com Lono, deus da fertilidade que desceu à Terra, especialmente para o casamento, em um arco-íris, Laka se conecta ao seu amado quando chove. Por isso, se chover na sua virada de ano, encare como uma bênção de Laka e Lono e uma celebração do amor.

Dica para o Ano Novo: aprendizes de dançarinos ainda constroem altares em homenagem a Laka, com muitas flores e plantas queridas à Laka. Para agradecer por sua proteção, elas são despejadas como oferendas ao oceano. Conte com a proteção da deusa para atrair amor ou riqueza para sua vida. 

LEIA TAMBÉM: 5 DEUSAS DE DIVINAS MULHERES PARA CONHECER E SE INSPIRAR

3. Força: Gaia

Nada é páreo para a força da natureza, por isso, se quiser se manter inabalável ao longo do próximo ano, conte com o ímpeto da deusa Gaia, que é a encarnação da Mãe Terra, criando as montanhas, o mar e o céu. Ela existiu antes de Zeus e de todos os outros deuses, que são filhos de seus filhos, os Titãs. 

Esta deusa grega representa a natureza selvagem e crua, e também está associada à expressão da raiva por meio de terremotos, que nos lembram que a Terra é uma presença viva. 

Dica para o Ano Novo: os seguidores de Gaia a louvam oferecendo bolos de cevada e mel, depositando-os em cavernas sagradas ou em buracos no solo. Você também pode se conectar a Gaia estando em meio à natureza, saindo ao ar livre ou plantando os pés descalços na terra.

4. Proteção: Iemanjá

É claro que esta grande conhecida dos brasileiros (e dos réveillons) não poderia ficar de fora. Iemanjá também é conhecida como Mama Watta (Mãe das Águas) na diáspora africana, quando sua lenda se espalhou. Ela é uma orixá iorubá que deu à luz a vida na Terra, ou seja, é uma deusa das águas vivas, dos oceanos e mãe dos catorze orixás.

Apesar de ser conhecida pelo seu comportamento controlado, se Iemanjá se irritar ela pode se tornar violenta e implacável, como uma tempestade no oceano. Além disso, ela é protetora das mães e filhos. A lua crescente e todas as questões do feminino estão sob seus domínios.

Dica para o Ano Novo: invoque Iemanjá para se desfazer de seus pensamentos penosos, permitindo que ela carregue suas preocupações para longe. O ritual para se conectar à deusa envolve oferendas ao oceano com rosas brancas.

5. Reinvenção: Estsanatlehi

Esta deusa nativa norte-americana rege os céus e a terra. Estsanatlehi é o nome Navajo e Apache para este espírito, também conhecido como a Mulher Mutante ou a Mulher Turquesa. É uma das deusas que melhor representa o ciclo de vida renovada, por isso sua associação à reinvenção.

A deusa se transmuta em uma jovem donzela na primavera e no verão, transformando-se em uma figura maternal no outono e, por fim, em uma idosa durante o inverno. No fim, ela começa a caminhar para o oeste para se encontrar e se fundir ao seu eu mais jovem, reiniciando o ciclo. 

Estsanatlehi representa o sempre constante ciclo da vida na Terra, bem como todas as plantas e criaturas que nela vivem. Para lembrar às pessoas de agradecer por suas bênçãos, a deusa permitiu que quatro monstros sobrevivessem: a idade, o inverno, a pobreza e a fome.

Dica de Ano Novo: invoque Estsanatlehi se precisa de transformação em sua vida e se conectar ao seu espírito mais jovem. Para se conectar à deusa e honrá-la, vista-se com roupas de cor turquesa.

LEIA TAMBÉM: AS ORIGENS PAGÃS DAS COMEMORAÇÕES DE FIM DE ANO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Noite do Tigre + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide