Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelPerfil

Joe Hill: Mais do que o filho escritor de Stephen King

Conheça a carreira do autor de Dark Collection, lançamento do selo DarkSide® Graphic Novel.

25/08/2020

Joseph Hillström King, mais conhecido como Joe Hill, tem um forte motivo para não utilizar seu último sobrenome. Filho do mestre do suspense Stephen King, o escritor decidiu abreviar seu nome para descolar sua imagem da do pai e alcançar seus méritos por conta própria.

A decisão foi tomada por Hill em 1997, quando começou sua jornada na literatura, aos 25 anos de idade. Somente após 10 anos, quando já tinha alcançado independência e sucesso, ele confirmou publicamente que é filho de Stephen e Tabitha King. 

LEIA TAMBÉM: A FAMÍLIA KING TEM UM LAR NA DARKSIDE BOOKS

O primeiro livro do autor, Fantasmas do Século XX, foi lançado em 2005 e apresentou uma coletânea de 14 contos. A publicação recebeu o Bram Stoker Award de Melhor Coletânea de Ficção. Seu primeiro romance, A Estrada da Noite, foi lançado dois anos depois e ficou na lista dos mais vendidos do New York Times.

As comparações e parcerias com Stephen King

Desde que começou sua carreira literária, Joe Hill sabia que surgiriam inevitáveis comparações ao trabalho de seu pai, principalmente pelo fato de ele também escrever sobre terror e suspense. Aliás, o próprio Stephen King utilizou um pseudônimo por um tempo, logo após ele ter se estabelecido como um grande nome na literatura. Ao assinar como Richard Bachman o escritor queria testar se ainda seria capaz de obter sucesso apenas pelo talento literário, sem precisar depender de sua marca.

A estratégia de Hill parece ter dado certo, já que ele obteve reconhecimento antes de ter declarado o parentesco. Depois de “tirar o disfarce”, no entanto, o escritor teve um pouco mais de liberdade para trabalhar em projetos com o seu pai.

Dentre as colaborações destaca-se o conto Throttle, sobre um grupo de motociclistas que viajam em uma rodovia e são perseguidos por um caminhoneiro que busca atropelá-los. A trama lembra um pouco o filme de King Comboio do Terror. Hill contribui com um suspense um pouco mais tradicional, enquanto King dá mais ênfase ao terror.

Mas um dos trabalhos mais conhecidos que resultou da parceria de pai e filho é Campo do Medo, um conto que foi adaptado para um filme da Netflix em 2019. A história tem como protagonistas dois irmãos que entram em um campo de grama muito alta e acabam se perdendo lá dentro, sem a menor chance de encontrarem a saída.

Uma curiosidade: quando era criança, Joe Hill participou da antologia cinematográfica Creepshow: Arrepio do Medo, escrita por Stephen King e dirigida por George A. Romero. Ele aparece logo no começo como Billy, o menino que colecionava as HQs de Creepshow. A série de 2019 inspirada no filme contou com o roteiro de Hill em um de seus episódios.

LEIA TAMBÉM: CREEPSHOW: TOM SAVINI DIRIGE EPISÓDIO BASEADO EM HISTÓRIA DE JOE HILL

Obras, adaptações e premiações de Joe Hill

Desde 2005, Joe Hill publicou quatro romances, quatro coletâneas e uma extensa lista de contos e quadrinhos. Uma das obras mais conhecidas é o romance O Pacto (2010), que foi adaptado para o cinema com o título Amaldiçoado, estrelado por Daniel Radcliffe. Nos quadrinhos, o destaque vai para Locke & Key, que virou uma série da Netflix em 2020.

Em 2005 ele recebeu dois Bram Stoker Awards pela coletânea Fantasmas do Século XX, incluindo o de revelação no terror. Seu primeiro romance, A Estrada da Noite também recebeu um prêmio Bram Stoker, assim como seu livro Strange Weather, na categoria de Melhor Coleção de Ficção. Além deste prêmio, Joe Hill também já foi reconhecido com o World Fantasy Award, International Horror Guild Award, British Fantasy Award, Prêmio Eisner, entre outros.

Pela Caveira, o autor já teve um conto publicado na antologia Seres Mágicos e Histórias Sombrias. Mas o pacto foi selado de vez com Joe Hill Dark Collection v. 1: A Capa. A publicação do selo Graphic Novel é a primeira parte de uma coletânea de quadrinhos inspirada na obra de Hill. A transposição para os quadrinhos foi feita pelo roteirista Jason Ciaramella e as ilustrações levam a assinatura de Zach Howard e Nelson Dániel.

LEIA TAMBÉM: JOE HILL É DA CAVEIRA. CONHEÇA A DARK COLLECTION

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Eduardo Prazeres

    28 de agosto de 2020 às 23:39

    Uma série muito massa, adaptada de um dos livros dele, é NOS4A2, da Prime Filmes (Amazon).
    Se é maravilhoso termos Stephen King vivo e produtivo, é uma alegria dobrada termos Joe Hill seguindo os passos do nosso Storyteller master.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Creepshow
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide