Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

Mabon: É hora de celebrar o equinócio de outono

Data é um dos sabás do neopaganismo

20/03/2023

Duas vezes ao ano ocorre um fenômeno muito especial no nosso planeta: tanto o dia como a noite têm a mesma duração. Também conhecidas por equinócios, essas datas marcam o início das estações intermediárias — outono e primavera — e ganharam uma conotação especial nas celebrações da Roda do Ano. No hemisfério sul, o equinócio de março marca as festividades de Mabon.

LEIA TAMBÉM: RODA DO ANO: CONHEÇA AS CELEBRAÇÕES DO CALENDÁRIO PAGÃO

A partir de agora, os dias começam a se tornar mais curtos e as noites, mais longas, abrindo o caminho para o dia mais curto do ano, que marca o início do inverno. O Mabon foi inserido na Roda do Ano pelos neopagãos e é uma espécie de ação de graças à deusa e aos deuses, antes que o inverno se inicie. 

Se você ainda tem dúvidas sobre qual Roda do Ano seguir — a Norte ou a Sul — o livro A Bruxa Intuitiva é um importante ponto de partida para você estabelecer essa conexão com o universo, as estações do ano e, consequentemente, consigo própria.

LEIA TAMBÉM: RODA NORTE OU RODA SUL? COMO CELEBRAR A RODA DO ANO NA BRUXARIA

Ouça sua intuição

Tempo de colheita e de abraçar a luz

O nome Mabon foi cunhado pelo acadêmico Aidan Kelly, que é uma figura influente na Wicca moderna. O termo passou a ser usado nos anos 1970 como uma referência ao deus galês do sol, chamado Mabon.

Como Alison Davies nos ensina no livro Ano Mágico, Mabon também era conhecido como filho divino. Ele também é o deus do amor, da magia e da profecia. Considerado um ótimo caçador, Mabon era venerado pelos romanos e pelos celtas. Ou seja, por mais que o sabá seja mais recente, ele é inspirado por ritos do paganismo antigo.

O festival foi nomeado em sua homenagem porque esse é o momento perfeito para abraçar a luz prolongada do sol e caçar uma última vez em preparação para o inverno.

Mabon também é um sabá associado à colheita, como aprendemos com Deborah Blake em Diário Mágico. Essa é mais uma das datas dedicadas à colheita, como o Lammas e o próprio Samhain. Em um aspecto menos literal, é tempo de celebrar aquilo que colhemos e lamentar o que não conseguimos conquistar iniciando um período de recolhimento e reavaliação necessário para traçar novas metas e estratégias em busca do que queremos.

diário mágico

Os festivais de colheita são, em sua maioria, sinônimo de celebração. É tempo de mesa farta com alimentos da estação e, principalmente, de dividir o momento com quem amamos — sejam eles praticantes de bruxaria ou não. 

Feitiço de Mabon para atrair abundância

Além da celebração com os amigos, há um ritual bem simples que você pode fazer sozinha para comemorar o equinócio de outono e, de quebra, fortalecer a sua conexão com o universo. Comece por uma caminhada revigorante em meio à natureza, aproveitando toda a sua abundância.

Nesse passeio, além de contemplar o presente da natureza, aproveite para coletar flores e folhas secas, pinhas e frutas da estação. Não se esqueça de sempre agradecer à terra a cada item coletado. 

Quando chegar em casa, reúna os itens coletados em uma tigela funda no meio da mesa de jantar ou em algum outro lugar de destaque da sua casa. Sempre que olhar para eles, lembre-se da fartura e da abundância presentes em sua vida. A gratidão e essa comunhão com a natureza são ótimas maneiras de atrair uma energia especial para a estação que se inicia e ajudará a iluminar o inverno que se forma.

ano mágico

LEIA TAMBÉM: 5 PLANTAS MÁGICAS ESSENCIAIS PARA A BRUXA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ano Mágico + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Bruxa Intuitiva + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide
LançamentoWish

Campanha no Catarse: Alice: Edição Pesadelo

O clássico onírico de uma menina que cai num buraco e se questiona sobre a vida, a...

Por DarkSide