Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMagicae

5 Plantas Mágicas essenciais para a Bruxa Natural

Saiba utilizar as propriedades destes elementos naturais no dia a dia

20/05/2021

Longe dos contos de fada, as bruxas da vida real eram mulheres que normalmente optavam por viver sozinhas e que possuíam um profundo conhecimento da natureza. Às vezes atuando como curandeiras locais, elas sabiam as propriedades de diversas plantas, bem como seus benefícios e riscos para o corpo.

Em Bruxa Natural, Arin Murphy-Hiscock resgata esta relação com a natureza em um guia para quem pretende despertar a magia de dentro de si através desta conexão. Afinal, há algo de mágico em tudo o que nos cerca, seja no cair da chuva, na calidez do sol ou na calmaria das plantas.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA ARIN MURPHY-HISCOCK, AUTORA DE BRUXA NATURAL

Inspirado pela nossa ligação com a natureza, o DarkBlog reuniu algumas plantas com propriedades mágicas que são essenciais na prática da bruxaria verde. Confira quais são e como podem ser utilizadas:

1. Alecrim

Esta erva é bem fácil de ser encontrada e pode ser utilizada tanto na culinária como para fins mágicos. O alecrim também é usado para repelir insetos, em tingimentos, cosméticos e com fins medicinais. Sua fragrância refrescante é utilizada em aromaterapia como estimulante, melhorando a memória, combatendo a exaustão nervosa e ajudando na concentração.

Créditos: Getty Images/iStockphoto

Uma grande vantagem do alecrim é seu fácil cultivo, produzindo pequenos arbustos verdes que podem gerar florzinhas roxas que atraem insetos polinizadores. Seus atributos mágicos estão associados a poções do amor, proteção e como afrodisíaco.

2. Artemísia

Esta planta tem um histórico de ser utilizada para regular o ciclo menstrual, além de servir como antisséptico e capaz de acalmar o sistema digestivo. Mudas e folhas de artemísia podem ser empregadas em receitas, enquanto suas folhas e flores ressecadas rendem chás que ajudam a digerir comidas gordurosas.

Créditos: Nancy Kennedy

Na magia, a artemísia estimula a arte da adivinhação e sonhos reveladores. Quando suas folhas são colocadas nos sapatos elas podem ajudar a reduzir a fadiga em longas caminhadas. A planta também forma arbustos e tem folhas verde-acinzentadas esvoaçantes, com florzinhas amarelas que lembram margaridas.

3. Sálvia

Esta erva tem sido utilizada desde o período medieval com fins medicinais. É uma planta de aparência peculiar, com belas florzinhas lilás, aspecto de arbusto e folhas de toque felpudo. Quando ressecada, pode afastar o mal e por isso costuma ser utilizada em rituais de purificação.

Créditos: The Spruce / Kara Riley

A sálvia ainda possui propriedades anti-inflamatórias, pode auxiliar no controle da febre e também como diurético. Já chegou a ser utilizada para curar picadas de cobras e paralisia, além de ser utilizada para melhorar a memória e a cognição.

4. Menta

Praticamente qualquer variação da menta, como a hortelã, tem papel de destaque em rituais de magia e feitiços. É uma planta fácil de cultivar e que é capaz de tomar conta de um canteiro quando não é controlada. Na culinária, ela acrescenta aroma e sabor a bebidas, sobremesas, assados e é um ingrediente bem comum em pratos indianos, asiáticos e mediterrâneos.

Créditos: Stock_Colors / Getty Images

A menta auxilia na digestão e acalma o estômago. Também é utilizada na aromaterapia com propriedades curativas. Seus óleos essenciais presentes nas folhas podem repelir alguns insetos e seu aroma costuma ser bem agradável em casa, tanto para refrescar o ar como no uso de cosméticos. 

Os óleos mais picantes da erva podem ajudar a aliviar a fadiga muscular e as dores nas juntas, quando aplicados nestas áreas. Na magia, costuma ser usada para atrair riqueza, afastar o mal e trazer amor.

5. Lavanda

Com seu aroma inconfundível, a lavanda é amplamente utilizada em cosméticos, produtos de limpeza e outros itens para o lar. É uma planta capaz de compor as mais belas paisagens, com suas vibrantes flores roxas em formato de espiga e seus arbustos verde-azulados. 

Créditos: © Plantography / Alamy

Assim como muitas ervas, seus óleos naturais são conhecidos por repelir infestações de insetos. Tanto os óleos como as flores ressecadas têm propriedades relaxantes e são frequentemente utilizados em aromaterapia.

Com fins medicinais, a planta tem reputação de auxiliar na digestão e de possuir propriedades antissépticas. Para as bruxas, a lavanda é utilizada em rituais de proteção e para aumentar a clareza, encorajar a fertilidade e atrair amor.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

10 Comentários

  • Eliete

    30 de agosto de 2022 às 10:07

    Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.

  • Dolileia

    3 de abril de 2023 às 21:50

    Eu amo isso tudo

  • Rosana

    22 de junho de 2023 às 19:12

    amei!!! enfim alguém sitou que a artemísia ( losna) regula fluxo menstrual, além de digestiva.
    parabéns

  • Ana Carolina

    7 de agosto de 2023 às 10:34

    amo muito chá de lavanda!!

  • Alexandra de Almeida Leite

    20 de agosto de 2023 às 12:35

    temos de concordar que o reino vegetal, tem os seus inigmas , a sua magia, e para culminar, uma beleza, propriedades e utilizações unicas, a nivel da medicina tradicional, conhecimento que se está a perder no tempo. Alexandra leite.

  • carlos barbosa

    14 de setembro de 2023 às 16:18

    muito bom mas poderia nos informar sobre outras ervas também como o tomilho

  • Leandro

    27 de setembro de 2023 às 22:52

    A “erva da bruxa “( Artemísia ), verdade que o chá das flores pode causar visões “sabendo do lado de lá” ???

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide