Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMagicae

5 Plantas Mágicas essenciais para a Bruxa Natural

Saiba utilizar as propriedades destes elementos naturais no dia a dia

Longe dos contos de fada, as bruxas da vida real eram mulheres que normalmente optavam por viver sozinhas e que possuíam um profundo conhecimento da natureza. Às vezes atuando como curandeiras locais, elas sabiam as propriedades de diversas plantas, bem como seus benefícios e riscos para o corpo.

Em Bruxa Natural, Arin Murphy-Hiscock resgata esta relação com a natureza em um guia para quem pretende despertar a magia de dentro de si através desta conexão. Afinal, há algo de mágico em tudo o que nos cerca, seja no cair da chuva, na calidez do sol ou na calmaria das plantas.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA ARIN MURPHY-HISCOCK, AUTORA DE BRUXA NATURAL

Inspirado pela nossa ligação com a natureza, o DarkBlog reuniu algumas plantas com propriedades mágicas que são essenciais na prática da bruxaria verde. Confira quais são e como podem ser utilizadas:

1. Alecrim

Esta erva é bem fácil de ser encontrada e pode ser utilizada tanto na culinária como para fins mágicos. O alecrim também é usado para repelir insetos, em tingimentos, cosméticos e com fins medicinais. Sua fragrância refrescante é utilizada em aromaterapia como estimulante, melhorando a memória, combatendo a exaustão nervosa e ajudando na concentração.

Créditos: Getty Images/iStockphoto

Uma grande vantagem do alecrim é seu fácil cultivo, produzindo pequenos arbustos verdes que podem gerar florzinhas roxas que atraem insetos polinizadores. Seus atributos mágicos estão associados a poções do amor, proteção e como afrodisíaco.

2. Artemísia

Esta planta tem um histórico de ser utilizada para regular o ciclo menstrual, além de servir como antisséptico e capaz de acalmar o sistema digestivo. Mudas e folhas de artemísia podem ser empregadas em receitas, enquanto suas folhas e flores ressecadas rendem chás que ajudam a digerir comidas gordurosas.

Créditos: Nancy Kennedy

Na magia, a artemísia estimula a arte da adivinhação e sonhos reveladores. Quando suas folhas são colocadas nos sapatos elas podem ajudar a reduzir a fadiga em longas caminhadas. A planta também forma arbustos e tem folhas verde-acinzentadas esvoaçantes, com florzinhas amarelas que lembram margaridas.

3. Sálvia

Esta erva tem sido utilizada desde o período medieval com fins medicinais. É uma planta de aparência peculiar, com belas florzinhas lilás, aspecto de arbusto e folhas de toque felpudo. Quando ressecada, pode afastar o mal e por isso costuma ser utilizada em rituais de purificação.

Créditos: The Spruce / Kara Riley

A sálvia ainda possui propriedades anti-inflamatórias, pode auxiliar no controle da febre e também como diurético. Já chegou a ser utilizada para curar picadas de cobras e paralisia, além de ser utilizada para melhorar a memória e a cognição.

4. Menta

Praticamente qualquer variação da menta, como a hortelã, tem papel de destaque em rituais de magia e feitiços. É uma planta fácil de cultivar e que é capaz de tomar conta de um canteiro quando não é controlada. Na culinária, ela acrescenta aroma e sabor a bebidas, sobremesas, assados e é um ingrediente bem comum em pratos indianos, asiáticos e mediterrâneos.

Créditos: Stock_Colors / Getty Images

A menta auxilia na digestão e acalma o estômago. Também é utilizada na aromaterapia com propriedades curativas. Seus óleos essenciais presentes nas folhas podem repelir alguns insetos e seu aroma costuma ser bem agradável em casa, tanto para refrescar o ar como no uso de cosméticos. 

Os óleos mais picantes da erva podem ajudar a aliviar a fadiga muscular e as dores nas juntas, quando aplicados nestas áreas. Na magia, costuma ser usada para atrair riqueza, afastar o mal e trazer amor.

5. Lavanda

Com seu aroma inconfundível, a lavanda é amplamente utilizada em cosméticos, produtos de limpeza e outros itens para o lar. É uma planta capaz de compor as mais belas paisagens, com suas vibrantes flores roxas em formato de espiga e seus arbustos verde-azulados. 

Créditos: © Plantography / Alamy

Assim como muitas ervas, seus óleos naturais são conhecidos por repelir infestações de insetos. Tanto os óleos como as flores ressecadas têm propriedades relaxantes e são frequentemente utilizados em aromaterapia.

Com fins medicinais, a planta tem reputação de auxiliar na digestão e de possuir propriedades antissépticas. Para as bruxas, a lavanda é utilizada em rituais de proteção e para aumentar a clareza, encorajar a fertilidade e atrair amor.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • Eliete

    30 de agosto de 2022 às 10:07

    Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

10 Filmes de terror brasileiros para morrer de orgulho

A cada quatro anos os brasileiros se reúnem com um motivo em comum: a Copa do Mundo....

Por DarkSide
FilmesListas

5 Filmes trevosos com Jenna Ortega

O universo do terror ama uma scream queen, e Jenna Ortega chegou com tudo. Nem só de...

Por DarkSide
ListasMagicae

3 Feitiços para fazer em dezembro

O fim do ano está se aproximando e para muitas pessoas essa é uma época desafiadora...

Por DarkSide
FilmesListas

10 Filmes que misturam terror com comédia

Terror e comédia são provavelmente os gêneros mais difíceis de se trabalhar na...

Por DarkSide
FilmesListasSéries

A escola Wandinha de jovens trevosas

“Ela está naquela fase em que só se pensa em uma coisa.” Se o seu primeiro...

Por DarkSide