Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

Machado, a Cidade e seus Pecados: Conheça os 7 Pecados Capitais

Vícios enumerados pelo cristianismo têm forte influência na cultura ocidental há séculos

14/04/2022

O comportamento humano é permeado por vícios e virtudes. Na coletânea Machado, a Cidade e seus Pecados, as obras do escritor brasileiro Machado de Assis estão mais interessadas nos vícios. Os contos reunidos no livro têm relação direta com o conceito cristão dos sete pecados capitais, encenados pelas personagens machadianas.

LEIA TAMBÉM: REDESCOBRINDO MACHADO DE ASSIS: UM INTELECTUAL NEGRO

Até quem não é cristão já ouviu falar deles, que são referenciados até os dias de hoje na cultura pop. Um dos exemplos preferidos do cinéfilos é o longa da década de 1990 Se7en: Os sete crimes capitais, um thriller policial com um serial killer que utiliza os vícios de suas vítimas na sua tática de assassinato.

Origens dos 7 Pecados Capitais

A enumeração de vícios humanos é um conceito que antecede o próprio cristianismo. De formas um pouco diferentes, eles já estavam presentes nas conversas de governantes e filósofos antes mesmo do nascimento de Cristo. A Bíblia não apresenta a lista consolidada destes sete pecados, mas tem várias citações que reforçam a gravidade deles. Um dos exemplos mais próximos está nos 10 Mandamentos que Deus entregou a Moisés – uma espécie de código de conduta para os hebreus nortearem a sua sociedade.

A noção dos pecados começou a ser elaborada no século 4 através do monge grego Evagrius Ponticus, que selecionou as oito atitudes mais graves que os cristãos poderiam cometer. Dois séculos mais tarde a lista chegou às mãos do papa Gregório I, que deu a atribuição de “capital” aos pecados, referindo-se aos pecados-chave.

LEIA TAMBÉM: “CRISTO FOI O PRIMEIRO EXORCISTA”, DIZ PADRE ESPECIALISTA EM EXORCISMOS

Créditos: Hieronymus Bosch

Foi apenas no final do século 13 que foi produzido o documento Suma Teológica de São Tomás de Aquino, dando aos sete pecados capitais a formação que conhecemos até hoje. Eles foram popularizados pouco depois por Dante Alighieri em sua obra A Divina Comédia, um dos poemas épicos mais importantes da literatura.

Os cânticos narram a jornada do autor através dos planos do Inferno, Purgatório e Paraíso, em busca de sua amada Beatriz. Apesar de alguns dos vícios fazerem uma participação especial nos círculos do Inferno, todos os pecados capitais se encontram na parte do Purgatório – a mais autoral de todas, já que os sete pecados eram um dogma bem recente para a Igreja Católica.

O Purgatório é constituído por uma montanha altíssima que surge do mar no meio do hemisfério austral. Ela é contornada por terraços e vai se afinando até chegar ao plano do Paraíso Terrestre. A primeira parte da escalada é dedicada às almas que se arrependeram na última hora e devem aguardar a sua admissão pela Porta de São Pedro.

Créditos: Hippolyte Flandrin

Depois que as almas conseguem entrar no Purgatório, elas devem cumprir diversas penas correspondentes aos seus pecados em vida para poderem ser aceitas no Paraíso. Cada terraço corresponde a um pecado capital, organizados do mais grave para o menos grave: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria.

Nem todo mundo sabe, mas cada um destes vícios tem como contraparte uma virtude. Conheça melhor cada um deles a seguir:

1. Orgulho

Virtude oposta: humildade. 

Também conhecido como vaidade ou soberba, este é considerado o pior de todos os pecados capitais. Foi a vaidade que fez com que Lúcifer se sentisse mais alto que o próprio Deus. Para São Tomás de Aquino e para o papa Gregório I, ele é tão pecaminoso que deve ser tratado separadamente, pois é o orgulho que abre as portas para que todos os outros vícios tomem conta do ser.

Créditos: Jacques Callot

Além da questão estética, a vaidade tem a ver com narcisismo, autoafirmação e arrogância. Influenciada por Santo Agostinho, a definição de soberba como um dos pecados capitais considera esta a transgressão suprema, por ser uma atitude que inclui simultaneamente a presunção, a vaidade e a vanglória. Para a Igreja, o orgulho excessivo destrói a relação de respeito com Deus

2. Inveja

Virtude oposta: caridade.

Trata-se do desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo o que outra pessoa tenha. Foi incorporada pelo papa Gregório ao panteão do mal como invidia, que é o nome da deusa romana que envenenava tudo a sua volta. 

Créditos: Hieronymus Bosch

A inveja é considerada pecado porque uma pessoa tomada por ela ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa em vez de valorizar o próprio crescimento espiritual. Além disso, o invejoso se sente mal com o que não tem e começa a desejar que ninguém mais tenha.

3. Ira

Virtude oposta: paciência.

Também conhecida pelo nome de cólera, a ira é o sentimento humano de externar raiva e ódio por algo ou alguém. É um forte desejo de causar mal ao outro e uma das grandes responsáveis pelos conflitos e guerras em todo o mundo na história da humanidade. 

Créditos: Giovanni Battista Tiepolo

A ira é considerada o pecado mais instintivo e mortal, apesar de até mesmo Deus se render a ela nas punições dadas aos humanos nas histórias do Primeiro Testamento. Justamente por isso, ela é tratada como um impulso natural. O grande desafio para a humanidade é se libertar da cultura da ira, da violência e da guerra.

4. Preguiça

Virtude oposta: diligência.

De acordo com a definição da Igreja, os preguiçosos são pessoas que vivem em estado de falta de capricho, de esmero e de empenho. São caracterizados pela negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza.

Créditos: Hieronymus Bosch

Isso não significa que você não possa dormir até mais tarde quando estiver cansado uma vez ou outra. Para os religiosos, ela é caracterizada pela apatia espiritual, a incapacidade de se importar com o próximo ou com qualquer coisa, procrastinação e sensação de autopiedade e letargia. A preguiça, neste conceito, também abrange uma espécie de antítese da fé, que leva pessoas ao suicídio.

5. Avareza

Virtude oposta: generosidade

A avareza é o pecado das pessoas que se apegam muito a seus bens materiais. Há algumas interpretações que elencam pessoas bem-sucedidas financeiramente na categoria dos avaros, mas este pecado diz menos respeito ao acúmulo e mais ao apego ao que se tem. E não estamos falando de ter um carinho especial por algo com valor sentimental, mas de um sentimento marcado pelo excesso e pelo desejo desenfreado por riqueza e status.

Créditos: Jacques Callot

Para o papa Gregório I, a avareza não diz respeito apenas às pessoas mesquinhas. Este pecado engloba as transgressões, chamadas de sete filhas: traição, fraude, mentira, perjúrio, inquietude, violência e dureza no coração. A avareza ainda se refere aos gananciosos, egoístas, corruptos, ladrões e aos excessivamente ciumentos.

6. Gula

Virtude oposta: temperança.

Há milênios as pessoas têm uma relação esquisita com alimentação. Antes mesmo do cristianismo o poeta romano Horácio já dizia que comer demais retirava a energia das pessoas. No contexto dos sete pecados capitais, a gula é o desejo insaciável por comida e bebida, mas também está relacionada ao egoísmo humano de querer adquirir sempre mais e mais, não se contentando com o que já se tem.

Créditos: Hieronymus Bosch

Penetrando um pouco mais na crença cristã, a gula também representa a dependência do mundo material em detrimento da valorização de Deus. No século 20 a gula ganhou ainda outro tipo de condenação, sendo considerada um grave pecado social de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade.

7. Luxúria

Virtude oposta: castidade.

Curiosamente, um dos pecados tão abertamente condenados pelos puritanos é o menos grave da lista, pelo menos na obra de Dante Alighieri. A luxúria é o desejo passional e egoísta pelos prazeres sensuais e materiais. Ela consiste no apego aos prazeres carnais que corrompem os costumes, na sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

Créditos: Hieronymus Bosch

Na concepção de São Tomás de Aquino, a luxúria também diz respeito às pessoas que se deixam dominar pelas paixões, sejam elas de poder, dinheiro ou comida. Novamente, percebemos uma conexão entre este e outros pecados capitais.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A LENDA DE DULLE GRIET

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medo Imortal + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ed Wood: Contos & Delírios + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide