Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Medo Clássico

Redescobrindo Machado de Assis: um intelectual negro

Verdadeira imagem de Machado de Assis foi reconhecida em 2019, mais de um século depois de seu nascimento.

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu pobre e negro no morro do Livramento, centro do Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839. Epilético, tímido, de saúde frágil e órfão de mãe aos 9 anos de idade, Machado de Assis viria a se tornar o maior escritor da literatura brasileira, e um dos maiores do mundo. A genialidade de suas obras é inegável e imortal, no entanto, sua imagem, na foto oficial do autor, foi embranquecida com o passar dos anos. O perfil de um homem com barba, óculos e roupas alinhadas perpetuado em suas obras e nos livros didáticos não era o de Machado de Assis.

Filho de uma lavadeira e de um pintor negro, Machado é celebrado por obras como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, além de inúmeros poemas, contos e crônicas. Ele também foi jornalista, crítico literário e dramaturgo, além de um dos fundadores e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), ao lado de amigos intelectuais e escritores como Júlia Lopes de Almeida, Coelho Neto, Aluísio Azevedo, Afonso Celso, Inglês de Souza e Medeiros e Albuquerque.

LEIA TAMBÉM: JÚLIA LOPES DE ALMEIDA: CONHEÇA A HISTÓRIA DA PRIMEIRA MULHER DA ABL

Na antologia Medo Imortal, publicada pela DarkSide Books, Machado de Assis nos presenteia com o conto A Igreja do Diaboclique aqui e leia na íntegra. Nele, um diabo charmoso, persuasivo e corajoso desafia Deus e conquista discípulos para sua igreja. As virtudes pregadas pelo diabo idealizado por Machado eram tecidas em fina ironia. “A soberba, a luxúria, a preguiça foram reabilitadas, e assim também a avareza, que declarou não ser mais do que a mãe da economia, com a diferença que a mãe era robusta, e a filha uma esgalgada. A ira tinha a melhor defesa na existência de Homero; sem o furor de Aquiles, não haveria a Ilíada“, diz um trecho do conto.

Machado de Assis e a antologia Medo Imortal, da DarkSide Books

É fato que Machado de Assis figurou entre a alta sociedade e os principais intelectuais de sua época, mas sua história acabou sendo retratada de maneira racista quando nos damos conta de que sua imagem histórica foi alterada com truques de luz e sombra para suavizar seus traços. Estudado por antropólogos e especialistas em literatura brasileira, o maior autor do Brasil teve sua cor e seus traços africanos finalmente respeitados – refeitos por meio de colorização, as fotos de Machado de Assis passaram a retratá-lo como ele realmente foi: negro. Assim nasceu a campanha ‘Machado de Assis Real‘, criada pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

“O racismo no Brasil escondeu quem ele era por séculos. Sua foto oficial, reproduzida até hoje, muda a cor da sua pele, distorce seus traços e rejeita sua verdadeira origem. Machado de Assis foi embranquecido para ser reconhecido. Infelizmente. Um absurdo que mancha a história do país. Uma injustiça que fere a comunidade negra. Já passou da hora de esse erro ser corrigido.”, diz o movimento, que também disponibilizou a foto corrigida do autor para ser impressa e colada sobre as fotos que o retratam como um homem branco.

LEIA TAMBÉM: A REPRESENTATIVIDADE NA LITERATURA

A ABL também já reconheceu o erro histórico. O resgate da imagem de Machado de Assis não é apenas visual, mas também é de sua reputação e da importância histórica de sua obra, o maior autor da literatura brasileira era, de fato, um intelectual negro.

Veja a foto real de Machado de Assis:

Machado de Assis

O autor é reconhecido mundialmente por sua obra e, recentemente, ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ foi descrito pelo autor americano, David Eggers, como “um dos mais espirituosos já escritos”.

9 Comentários

  • Guapo

    22 de junho de 2019 às 17:00

    Este país é o maior falsificador da própria história, a qual foi toda escrita pelo discriminadores da elite brasileira, metidos a historiadores e pesquisadores.

  • Cristina Souza

    23 de junho de 2019 às 10:57

    Essa semana fiz uma postagem sobre Machado de Assis em comemoração aos 180 anos do seu nascimento no Instagram e no meu site. É, absolutamente , inacreditável como a cor da pessoa vale mais do que a sua sabedoria, inteligência, etc. Quanto ao conto de Machado de Assis nesse livro com essa edição maravilhosa, não vou ler aqui, no link que vocês nos oferecem. Quero ler com o livro nas mãos, sentindo o cheirinho do livro e com os outros contos!!! Rsrsrs.
    No mais, gostaria de parabenizá-los e agradecer por tantas leituras e edições maravilhosas que a Darkside nos proporciona!!!

  • Tiago Diógenes

    28 de junho de 2019 às 21:20

    Meus Parabéns, há Darkside por lembrar do mestre Machado, vcs são nota 10, quero esse livro!

  • Luana Freire

    21 de junho de 2020 às 12:58

    Passando aqui pra deixar os meus parabéns a vocês da Dark Side por lembrar e destacar o mestre Machado de Assis. Que mais pessoas possam ter acesso a essas informações e conhecer verdadeiramente que era Machado de Assis. E obrigada por nos proporcionar aqui ainda o acesso a outras leituras como o conto A Igreja do Diabo. Vocês são maravilhosos! 👏👏👏

  • Vera Lúcia Santa Rosa

    21 de junho de 2020 às 14:28

    É muito importante essas edições que mostram a verdade sobre nossa história, assim podemos conhecer o que está oculto nos livros didáticos descritos por imposições é interesses de cada momento histórico.

  • Zelia Maria dos Santos

    22 de junho de 2020 às 07:53

    Gosto mto dos seus escritos,comprei a coleção dos livros dele,encadernada..hoje minha filha mais velha,q é jornalista guarda estes livros q s mto importantes para a Literatura Brasileira…preciosidades…

  • CRISTIANE ROCHA DA COSTA

    22 de junho de 2020 às 13:07

    A Darkside está de PARABÉNS por lançar um livro de contos exclusivamente com escritores e autores brasileiros. O que me impulsionou a comprar foi o fato de ter no livro um conto do nosso querido MACHADO DE ASSIS! Estou esperando o livro chegar, certamente será um grande deleite.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medo Imortal + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Cores Vivas + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CaveirinhaLançamento

Conheça a nova obra do selo Caveirinha Nós, os ETs

Nós, os ETs nasceu em plena pandemia, quando o planeta Terra parou e fomos...

Por DarkSide
CaveirinhaLançamento

O Balde Vazio de Wesley Rodrigues chega ao selo Caveirinha

“Uma obra repleta de personalidade. É preciso habilidade de observação e muita...

Por DarkSide
CaveirinhaLançamento

Anna e o Balão, por Ferréz e Fernando Vilela

Anna esperava por aquele dia com ansiedade. Guardava as moedas que ganhava da mãe para...

Por DarkSide
CaveirinhaLançamento

Meu Querido Abismo, por Raphael Gancz e Mariana Coan

A imensidão do mar e da nossa mente são dois universos amplamente desconhecidos....

Por DarkSide
Graphic NovelPerfil

Conheça as inspirações e o processo de criação de O Príncipe e a Costureira

Dizer que O Príncipe e a Costureira é uma obra sobre um jovem príncipe que gosta de...

Por DarkSide