Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesNovidades

Michael Keaton retorna ao papel de Batman após mais de 30 anos

Ator viveu o personagem nos filmes de Tim Burton

14/02/2023

“I am Batman”, três palavrinhas que foram suficientes para roubar a cena na divulgação do novo The Flash, filme do universo cinematográfico da DC que se concentrará no herói rapidão da Liga da Justiça. O motivo? Michael Keaton se apresenta para viver mais uma vez o Cavaleiro das Trevas.

LEIA TAMBÉM: 10 PERSONAGENS QUE DESCONSTROEM A IMAGEM VIRTUOSA DO HERÓI

Já se passaram mais de 30 anos desde que pudemos conferir Keaton como o morcegão no filme de Tim Burton, lançado em 1989. O diretor imprimiu ao filme a atmosfera de fantasia dark que o tornou tão conhecido e deu ao personagem a sua versão mais sombria no audiovisual até então — se bem que isso não era grande esforço se formos comparar com a colorida série estrelada por Adam West nos anos 1960.

Michael Keaton interpretou Batman novamente na continuação, Batman: O Retorno, de 1992, também dirigida por Burton. A dupla já havia trabalhado junta em 1986 em Os Fantasmas se Divertem, um filme que marcou a infância de muitos DarkSiders. Mais recentemente, Keaton e Burton se reuniram no remake live-action de Dumbo.

Warner Bros./Divulgação

Apesar de a franquia de Batman ter tomado outros rumos com as produções de Joel Schumacher, Christopher Nolan e agora integrando o universo cinematográfico da DC Comics com Ben Affleck — além da versão mais recente protagonizada por Robert Pattinson —, Keaton conquistou seu lugar no coração e na lembrança dos fãs.

A lembrança do morcegão do ator era tão forte que muitos consideraram o filme Birdman, de 2015, uma espécie de homenagem ao legado do próprio Keaton em relação à sua interpretação como Batman. A Caveira não vai ser tendenciosa e vai deixar que você tire suas próprias conclusões: o filme é sobre um ator que quer retomar a carreira na Broadway anos após ter estourado como protagonista de um filme do super-herói dos quadrinhos chamado Birdman. E aí, será que tem relação?

Mas por que resgatar o Batman de Michael Keaton agora?

Pode parecer estranho ver Michael Keaton de volta ao bat-uniforme após mais de três décadas, mas tudo faz sentido na proposta de The Flash. O roteiro se baseia na série de quadrinhos Flashpoint, de Geoff Johns e Andy Kubert, publicada em 2011. Na história, o Flash Barry Allen viaja ao passado para evitar o assassinato da mãe, só que sem querer ele criou uma nova linha do tempo em que tudo está pior. No trailer dá pra entender um pouco melhor:

Nessa realidade, a própria origem do Batman muda: em vez de Thomas e Martha Wayne serem assassinados no beco, é Bruce quem acaba sendo morto pelos bandidos. Então, há grandes chances de que Michael Keaton seja o Batman de Thomas Wayne. Como o próprio trailer mostra, Ben Affleck permanece sendo o Bruce do Snyderverso.

Nos quadrinhos, Flashpoint foi uma manobra editorial para resetar o universo da DC — mais ou menos como o clássico Crise nas Infinitas Terras fez nos anos 1980. Muitos fãs especulam que o filme tenha o mesmo efeito no universo cinematográfico dos personagens da editora. O próprio James Gunn já sinalizou que o longa serviria como um reset.

LEIA TAMBÉM: ENTENDA OS DIFERENTES CONCEITOS DE VIAGEM NO TEMPO DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Devemos esperar outros Batmen?

O take com a moto do Batman deu muita esperança aos fãs sobre a possibilidade de Christian Bale reprisar sua participação como o Cavaleiro das Trevas. Porém, é mais provável que o design do veículo sirva mais como homenagem do que como uma aparição do ator na pele de Bruce Wayne.

Até porque se entrarmos nas possibilidades levantadas pela animação Homem-Aranha no Aranhaverso, poderíamos abrir um precedente para que outros Batmen do passado retornassem. Você tem certeza de que quer rever George Clooney no papel?

batman george clooney
Warner Bros./Divulgação

Rumos mais sombrios para o universo da DC?

Um aspecto que chamou a atenção no trailer e deixou os fãs ainda mais empolgados com The Flash foi a atmosfera bem mais sinistra do que a dos outros filmes da DC. E isso se deve ao fato de que a direção está nas mãos de um conhecido do universo do terror: Andy Muschietti. O cineasta adaptou para as telonas os dois filmes de It: A Coisa, o icônico livro de Stephen King. Muschietti também dirigiu o horror sobrenatural Mama, de 2013.

it a coisa
Warner Bros./Divulgação

The Flash conta ainda com o roteiro de Christina Hodson e Joby Harold. Christina também escreveu o filme Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação, enquanto Harold roteirizou o enervante Awake: A Vida por um Fio e a série Obi-Wan Kenobi.

História sombria com o nosso Beetlejuice de volta ao uniforme do Batman? A Caveira já está contando nos dedinhos ossudos os dias para ver isso no cinema. The Flash estreia em 16 de junho de 2023.

LEIA TAMBÉM: POR QUE TIM BURTON QUIS FAZER UM FILME SOBRE ED WOOD

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Seven to Eternity + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Chronos: Viajantes do Tempo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide
LançamentoWish

Campanha no Catarse: Alice: Edição Pesadelo

O clássico onírico de uma menina que cai num buraco e se questiona sobre a vida, a...

Por DarkSide