Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesNovidades

Michael Keaton retorna ao papel de Batman após mais de 30 anos

Ator viveu o personagem nos filmes de Tim Burton

14/02/2023

“I am Batman”, três palavrinhas que foram suficientes para roubar a cena na divulgação do novo The Flash, filme do universo cinematográfico da DC que se concentrará no herói rapidão da Liga da Justiça. O motivo? Michael Keaton se apresenta para viver mais uma vez o Cavaleiro das Trevas.

LEIA TAMBÉM: 10 PERSONAGENS QUE DESCONSTROEM A IMAGEM VIRTUOSA DO HERÓI

Já se passaram mais de 30 anos desde que pudemos conferir Keaton como o morcegão no filme de Tim Burton, lançado em 1989. O diretor imprimiu ao filme a atmosfera de fantasia dark que o tornou tão conhecido e deu ao personagem a sua versão mais sombria no audiovisual até então — se bem que isso não era grande esforço se formos comparar com a colorida série estrelada por Adam West nos anos 1960.

Michael Keaton interpretou Batman novamente na continuação, Batman: O Retorno, de 1992, também dirigida por Burton. A dupla já havia trabalhado junta em 1986 em Os Fantasmas se Divertem, um filme que marcou a infância de muitos DarkSiders. Mais recentemente, Keaton e Burton se reuniram no remake live-action de Dumbo.

Warner Bros./Divulgação

Apesar de a franquia de Batman ter tomado outros rumos com as produções de Joel Schumacher, Christopher Nolan e agora integrando o universo cinematográfico da DC Comics com Ben Affleck — além da versão mais recente protagonizada por Robert Pattinson —, Keaton conquistou seu lugar no coração e na lembrança dos fãs.

A lembrança do morcegão do ator era tão forte que muitos consideraram o filme Birdman, de 2015, uma espécie de homenagem ao legado do próprio Keaton em relação à sua interpretação como Batman. A Caveira não vai ser tendenciosa e vai deixar que você tire suas próprias conclusões: o filme é sobre um ator que quer retomar a carreira na Broadway anos após ter estourado como protagonista de um filme do super-herói dos quadrinhos chamado Birdman. E aí, será que tem relação?

Mas por que resgatar o Batman de Michael Keaton agora?

Pode parecer estranho ver Michael Keaton de volta ao bat-uniforme após mais de três décadas, mas tudo faz sentido na proposta de The Flash. O roteiro se baseia na série de quadrinhos Flashpoint, de Geoff Johns e Andy Kubert, publicada em 2011. Na história, o Flash Barry Allen viaja ao passado para evitar o assassinato da mãe, só que sem querer ele criou uma nova linha do tempo em que tudo está pior. No trailer dá pra entender um pouco melhor:

Nessa realidade, a própria origem do Batman muda: em vez de Thomas e Martha Wayne serem assassinados no beco, é Bruce quem acaba sendo morto pelos bandidos. Então, há grandes chances de que Michael Keaton seja o Batman de Thomas Wayne. Como o próprio trailer mostra, Ben Affleck permanece sendo o Bruce do Snyderverso.

Nos quadrinhos, Flashpoint foi uma manobra editorial para resetar o universo da DC — mais ou menos como o clássico Crise nas Infinitas Terras fez nos anos 1980. Muitos fãs especulam que o filme tenha o mesmo efeito no universo cinematográfico dos personagens da editora. O próprio James Gunn já sinalizou que o longa serviria como um reset.

LEIA TAMBÉM: ENTENDA OS DIFERENTES CONCEITOS DE VIAGEM NO TEMPO DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Devemos esperar outros Batmen?

O take com a moto do Batman deu muita esperança aos fãs sobre a possibilidade de Christian Bale reprisar sua participação como o Cavaleiro das Trevas. Porém, é mais provável que o design do veículo sirva mais como homenagem do que como uma aparição do ator na pele de Bruce Wayne.

Até porque se entrarmos nas possibilidades levantadas pela animação Homem-Aranha no Aranhaverso, poderíamos abrir um precedente para que outros Batmen do passado retornassem. Você tem certeza de que quer rever George Clooney no papel?

batman george clooney
Warner Bros./Divulgação

Rumos mais sombrios para o universo da DC?

Um aspecto que chamou a atenção no trailer e deixou os fãs ainda mais empolgados com The Flash foi a atmosfera bem mais sinistra do que a dos outros filmes da DC. E isso se deve ao fato de que a direção está nas mãos de um conhecido do universo do terror: Andy Muschietti. O cineasta adaptou para as telonas os dois filmes de It: A Coisa, o icônico livro de Stephen King. Muschietti também dirigiu o horror sobrenatural Mama, de 2013.

it a coisa
Warner Bros./Divulgação

The Flash conta ainda com o roteiro de Christina Hodson e Joby Harold. Christina também escreveu o filme Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação, enquanto Harold roteirizou o enervante Awake: A Vida por um Fio e a série Obi-Wan Kenobi.

História sombria com o nosso Beetlejuice de volta ao uniforme do Batman? A Caveira já está contando nos dedinhos ossudos os dias para ver isso no cinema. The Flash estreia em 16 de junho de 2023.

LEIA TAMBÉM: POR QUE TIM BURTON QUIS FAZER UM FILME SOBRE ED WOOD

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Seven to Eternity + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Chronos: Viajantes do Tempo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide