Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ArtigoSociedade Secreta

Mistérios que atravessam os séculos: O que torna O Rei de Amarelo um clássico atemporal?

Lançado em 1895, o livro é um dos marcos iniciais do horror cósmico e influenciou uma geração de autores mundialmente conhecidos

11/09/2023

Você já se perguntou o que faz com que um livro seja considerado clássico? Para além das definições de escolas literárias, em suma, o que faz uma obra figurar entre os clássicos envolve a maneira como ela nos oferece um olhar diferenciado do mundo em que vivemos e a sua capacidade de inferir em outras obras. Ou seja, a forma como um livro serve de inspiração para outras histórias. Esse é o caso de O Rei de Amarelo, que serviu de forte influência para autores como H.P. Lovecraft, Alan Moore e até mesmo Neil Gaiman.

O mistério por trás de um clássico

Podemos classificar O Rei de Amarelo como um grande labirinto de histórias que brinca com o conceito de intertextualidade, apresenta contos que se amarram diretamente, e outros que se colocam como um grande ponto de interrogação aos leitores. Já no século XIX, Robert W. Chambers brincava com o imaginário do horror, e colocava os artistas como os verdadeiros malditos — e criativos — da humanidade.

Além disso, a obra discute diretamente a dicotomia que a arte vez ou outra se propõe a refletir: a conexão entre paixão e loucura. Sendo assim, grande parte dos contos coloca como personagens centrais artistas que vivem tão intensamente seus trabalhos, que arte e vida se tornam um só. 

o rei de amarelo

E claro, não podemos deixar de mencionar personagens sorrateiros, que surgem como pequenos conceitos criados no próprio imaginário cósmico, e que aos poucos se tornam narradores das histórias, como a morte. Nesses momentos, compreendemos a grandeza de O Rei de Amarelo, afinal, constatamos a pequenez humana e que, do ponto de vista da criação (seja ela imaginativa ou não), de nada somos capazes.

LEIA TAMBÉM: 5 HISTÓRIAS FASCINANTES INSPIRADAS EM O REI DE AMARELO

A história dentro da história

Outro elemento que faz com que O Rei de Amarelo atravesse os séculos e siga encantando leitores e impactando diretamente na literatura e na cultura pop, é o mistério que envolve a premissa. Alguns dos contos citam diretamente uma obra fictícia que, quando lida, tem o poder de assombrar a mente, levando à loucura. 

A ideia de que uma obra possa interferir diretamente na noção da ordem do universo permite que o leitor coloque em xeque suas crenças e queira testar o que pode ou não ser verdade. Há quem diga que os que deixam seu destino nas mãos desse universo cósmico de horror jamais voltam os mesmos.

LEIA TAMBÉM: O REI DE AMARELO – HQ, POR ROBERT W. CHAMBERS E I.N.J CULBARD

o rei de amarelo hq

Conheça a Sociedade Secreta

Com a curadoria dos editores da Caveira, o projeto Sociedade Secreta busca resgatar tesouros da literatura e explorar o desconhecido, para isso, nada melhor do que revisitar um dos grandes clássicos do terror. Desse modo, em O Rei de Amarelo o leitor parte para uma imersão dupla, onde é possível ler a obra em uma edição cuidadosamente preparada pela DarkSide® Books, que conta com apresentação dos editores, ilustrações de Samuel Araya e tradução de Andrio Santos. Já a edição em quadrinhos conta com ilustrações criadas pelo quadrinista inglês I.N.J. Cubard, e tradução de Enéias Tavares, figurinha carimbada da Caveirinha.

sociedade secreta

O Rei de Amarelo é um convite ao desconhecido, um verdadeiro passeio pelo clássico horror cósmico. Esta é a verdadeira passagem — talvez só de ida — para um mundo de mistérios que só a Sociedade Secreta é capaz de desvendar. 

LEIA TAMBÉM: BEM-VINDO À SOCIEDADE SECRETA DARKSIDE® BOOKS

Sobre Dayhara Martins

Avatar photoRedatora e mulher preta, fala de livros na internet há mais de 10 anos, sempre abordando a temática racial e mostrando a importância desses recortes para um olhar mais realista sobre o que nos cerca. A literatura é sempre o seu refúgio, mas também encontra em referências musicais e filmes o que a constitui como pessoa. Você pode sempre encontrá-la com um livro da caveirinha na cabeceira antes de dormir.

Website

5 Comentários

  • Iago

    11 de setembro de 2023 às 20:09

    Uma pergunta
    Hannibal e os livros dos autores adaptados por Hitchcook tem chance de virem por este selo ?

    • Avatar photo

      DarkSide

      13 de setembro de 2023 às 15:41

      Só os espíritos do futuro podem saber. Das obras adaptadas pelo mestre, a Caveira já publicou Psicose e Os Pássaros e recentemente lançou Rebecca, pelo selo DarkLove.

  • Douglas Garcia

    12 de setembro de 2023 às 17:15

    Ótimo livro, realmente as histórias se entrelaçam de uma maneira que deixa o leitor atento a cada página, muito boa matéria, parabéns!

  • Maurício Leandro Harras

    13 de setembro de 2023 às 22:39

    Agora preciso urgentemente adquirir esse livro e mergulhar em sua história.
    Ótimo conteúdo!

  • Flávia

    20 de setembro de 2023 às 14:29

    Em um dos contos, fala de uma Igreja e eu não sei pq eu fiz a burrada de associar com a catedral da minha cidade. TODA VEZ que passo por lá, me arrepio de pensar na cena aterrorizante do livro hahahah. Livro incrível. Adoro!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Rei de Amarelo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Rei de Amarelo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide