Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelPerfil

Escatológico e grotesco: O bizarro e extraordinário universo de Shintaro Kago

Mangaká aborda tabus da sociedade japonesa com ilustrações surrealistas e inconfundíveis

25/01/2024

Seguir o status quo passa longe da missão de vida ou do trabalho de Shintaro Kago. Nascido em Tokyo, em 1969, o mangaká encontrou seus caminhos e formas de se expressar em um lugar incomum, através de um universo insano e grotesco, apesar de sempre muito colorido e vívido. O autodenominado “artista bizarro do mangá” teve o seu primeiro trabalho publicado na revista Comic Box quando tinha 19 anos, em 1988 e, apesar de ter considerado atuar na indústria cinematográfica, dedicou-se como autor de mangás pela afinidade com o desenho, para a nossa sorte — e pavor.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES SOBRE JUNJI ITO QUE VÃO TE SURPREENDER

Provocativo, Kago percebeu desde cedo que achava graça em assuntos considerados tabus na sociedade. Ao entender que poderia trazer ao mundo algo inusitado, passou a tecer críticas à sociedade contemporânea japonesa de uma maneira surrealista através de contextos inconfundíveis. Pouco se sabe sobre a vida pessoal do autor, que raramente concede entrevistas, e quando o faz, reduz-se a linhas breves. O que abre ainda mais espaço para as marcas profundas que são deixadas pela excelência do seu trabalho.

A fusão do ero guro, humor ácido e ilustrações inconfundíveis

Combinando os traços expressivos e coloridos a uma temática agressiva e profunda, Kago é reconhecido por assumir o gênero ero guro (erótico e grotesco), movimento iniciado na década de 1930. Os desenhos do mangaká combinam também horror, ficção científica e humor ácido, inspirando e ao mesmo tempo gerando imenso desconforto, passando pela escatologia, modificação corporal e sexo extremo.  

pedacinhos

Para o ilustrador, o fato de combinar ero guro e humor ácido, temáticas difíceis de compreender — e não apreciadas pelas massas —, dificultou seu destaque na indústria mainstream dos mangás. Mas nem por isso deixou de encontrar o seus espaço e os adoradores de sua arte perturbadora. O mestre em dissecar membros e cérebros de uma forma única e pouco aceita pela sociedade ganhou notoriedade fora do Japão, quando teve um de seus desenhos ilustrando a capa da revista Vice, nos Estados Unidos, em 2008. A internet ajudou a expandir o público admirador em diversas partes do mundo, mesmo quando Shintaro não acreditava que sua arte era “adequada” para estrangeiros.

Explorando fronteiras e rompendo tabus

O reconhecimento internacional já está consolidado há algum tempo: em 2013, foi um dos grandes convidados da 19ª Feira de Mangá de Barcelona, ​​o mais importante evento dedicado à cultura popular e tradicional japonesa na Espanha.

Além de trazer o tema escatológico para a capa da Vice, Shintaro se destacou também quando ilustrou o álbum do americano Flying Lotus, You’re Dead!, de 2014, que aborda o tema macabro tanto na capa como em cada uma das 19 músicas do álbum.

you're dead

Embora o gênero ero guro não tenha tradição consolidada no Brasil, a Caveira rompe barreiras e traz para os DarkSiders de estômago forte e adoradores do estranho e do bizarro as mutilações e cortes mais bem elaborados deste que é o primeiro mangá 18+ da DarkSide®, Pedacinhos. Entre os trabalhos de Shintaro Kago estão Dementia 21 e A Grande Invasão Mongol. Conheça melhor o trabalho dele no seu perfil no Instagram

LEIA TAMBÉM: POR QUE O TERROR DE JUNJI ITO É TÃO PERTURBADOR?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Pedacinhos + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Fragmentos do Horror + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide