Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveMagicae

O poder das palavras na bruxaria

A linguagem verbal é forma mais certeira de emanar suas intenções

Você já parou para pensar no poder das palavras? Como códigos criados há milênios permitiram uma comunicação objetiva entre as pessoas? Um xingamento atravessado pode estragar o seu dia, assim como uma palavra gentil pode te deixar muito mais feliz; um “não” pode evitar uma catástrofe e um “sim” pode selar uma união.

LEIA TAMBÉM: COMO SE TORNAR UMA BRUXA

Palavras são mágicas também na vida de uma bruxa. E não estamos falando de termos como “abracadabra” ou “wingardium leviosa”, mas desde os feitiços seculares até aqueles que você utiliza nos dias de hoje para afirmar suas intenções. As palavras são parte tão fundamental da bruxaria que em inglês a palavra spell se refere tanto a soletrar e ditar como para se referir a um feitiço.

Esses encantos verbais podem ser falados, cantados ou entoados em cânticos. Eles podem ser usados em cerimônias, preces e na maior parte dos rituais bruxos. Boa parte dos registros escritos de feitiços antigos acabou se perdendo por causa do avanço de religiões monoteístas, como cristianismo, islamismo e judaísmo, que frequentemente associam práticas pagãs a algo maligno.

O uso de feitiços verbais existe desde os tempos babilônicos, quando as palavras eram utilizadas em rituais de queima de imagens dos inimigos. Seus usos podiam variar desde o encantamento de serpentes (geralmente para se livrar delas, não para fazê-las dançar) até exorcismos de demônios, que já eram praticados na Mesopotâmia.

Graças a outro tipo de comunicação verbal, a escrita, essas práticas não foram totalmente perdidas com o tempo ou com a perseguição religiosa. É graças aos registros escritos daquela época que hoje conseguimos ter acesso ao conhecimento e às práticas da época em obras como Grimório das Bruxas e Grimório Oculto.

Mas afinal, quais palavras são mágicas?

O uso de palavras é predominante na magia, mesmo quando não proferidas em voz alta. São elas que nos permitem expressar nossas intenções de maneira assertiva, com a segurança de que seremos bem interpretadas. 

Há duas correntes de pensamento quanto ao uso de palavras na bruxaria: aquela que acredita que somente determinadas palavras possuem poder e a outra que defende que qualquer palavra proferida ou pensada com intenção deixará sua mensagem.

Alguns estudiosos defendem que o que torna a linguagem mágica tão poderosa é justamente o segredo que a cerca. Isso quer dizer que ela estaria restrita a certas frases e metáforas, ou até mesmo a uma língua desconhecida das outras pessoas – mais ou menos como na época em que o catolicismo só utilizava o latim em seus ritos. Essa língua exclusiva serviria para separar o sagrado do profano

LEIA TAMBÉM: UMA CARTA ABERTA PARA TODAS AS BRUXAS

Cada bruxa é livre para seguir a corrente que julgar mais pertinente, é claro, mas toda a ideia de limitar a magia a um seleto grupo parece contrariar a liberdade que existe na bruxaria, principalmente a natural. Para proferir suas intenções você precisa saber muito bem do que está falando, então por que não fazer isso em sua língua-mãe? 

A autora e sacerdotisa Arin Murphy-Hiscock traz algumas palavras mágicas nos livros Bruxa Natural e A Casa da Bruxa Natural. Os encantos dos livros já estão traduzidos para o português e podem muito bem ser utilizados nesse idioma. Os feitiços são utilizados em rituais de conexão com a natureza, purificação do lar e até mesmo no preparo de alimentos da bruxaria de cozinha.

Palavras mágicas traduzidas em arte

A magia não apenas está presente em todos os idiomas, mas ela se manifesta para além dos feitiços e rituais sagrados. Há mulheres que são verdadeiras feiticeiras das palavras e aplicam seus poderes em histórias, versos e músicas.

Em Bruxas Literárias podemos conferir a bruxaria em prática. O livro reúne um verdadeiro coven da literatura, com direito a nomes como Mary Shelley, Agatha Christie, Emily Dickinson, Virginia Woolf, Emily Brontë, Octavia Butler, com direito a nomes da literatura brasileira, como Clarice Lispector, Carolina de Jesus e Lygia Fagundes Telles. Essas mulheres criativas e ousadas utilizam suas palavras para encantar leitores através dos séculos.

Temos também uma nova geração de bruxas literárias, representadas por nomes como Alexis Henderson, autora de O Ano das Bruxas. Em uma ficção com forte resgate histórico, a escritora dá protagonismo às bruxas negras, julgadas e perseguidas até os dias de hoje.

Já a bruxaria de Florence Welch se manifesta na forma de poemas e letras de música, com boa parte de sua obra reunida em Useless Magic: Lyrics and Poetry. Além da própria magia de sua mágica, a vocalista da banda Florence + The Machine frequentemente cita elementos da bruxaria em suas canções.

Toda bruxa tem poder e suas palavras são uma maneira de manifestar isso. Você não precisa ser escritora, cantora e nem precisa falar um idioma incompreensível. Utilize suas palavras como uma maneira de traduzir suas intenções, seja em voz alta ou em silêncio, em rituais ou situações cotidianas. Permita que a magia se manifeste com a segurança de quem sabe o que está fazendo e dizendo.

LEIA TAMBÉM: O ALTAR NA CASA DA BRUXA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • thiago washigthon

    25 de abril de 2022 às 23:02

    Amei suas explicações e visão

  • Roberto

    12 de outubro de 2022 às 00:40

    Queria poder ter mais conhecimento!

    • Avatar photo

      DarkSide

      13 de outubro de 2022 às 09:07

      Oi Roberto. Dá uma olhada nos livros da Caveira da marca Magicae. Eles têm lições valiosas que podem ajudar na sua jornada.

  • MAS

    9 de novembro de 2022 às 08:16

    parabéns pelo conteúdo…

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes de terror com esportes

Esportes geralmente não são a primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos...

Por DarkSide
FilmesListas

10 Filmes de terror brasileiros para morrer de orgulho

A cada quatro anos os brasileiros se reúnem com um motivo em comum: a Copa do Mundo....

Por DarkSide
FilmesListas

5 Filmes trevosos com Jenna Ortega

O universo do terror ama uma scream queen, e Jenna Ortega chegou com tudo. Nem só de...

Por DarkSide
ListasMagicae

3 Feitiços para fazer em dezembro

O fim do ano está se aproximando e para muitas pessoas essa é uma época desafiadora...

Por DarkSide
FilmesListas

10 Filmes que misturam terror com comédia

Terror e comédia são provavelmente os gêneros mais difíceis de se trabalhar na...

Por DarkSide