Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime Scene

O que acontece com ossadas que são encontradas?

Restos mortais podem dar pistas sobre crimes

15/03/2023

Uma notícia chamou a atenção do público e aguçou os instintos detetivescos dos entusiastas de true crime: uma ossada foi encontrada em Brasília, em uma área de mata próxima ao Palácio do Planalto. A descoberta ocorreu durante um treinamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS PARA FÃS DE AMERICAN HORROR STORY PUBLICADOS PELA DARKSIDE®

Além dos ossos de um corpo humano, os militares informaram que o cadáver estava próximo a um celular e uma carteira. A região onde o corpo foi encontrado fica em uma mata entre a Praça dos Três Poderes e o 1º Agrupamento do Corpo de Bombeiros, a aproximadamente um quilômetro do Congresso Nacional. 

A perícia agora investiga há quanto tempo a ossada está no local e as possíveis causas de morte.

Um trabalho para a arqueologia forense

Quando se fala em arqueologia, a primeira imagem que vem à cabeça é de escavações procurando fósseis de dinossauros ou artefatos de civilizações passadas, como as do Egito Antigo. Mas há um campo específico dela que ajuda a desvendar crimes: a arqueologia forense.

Trata-se de um campo das ciências forenses que se utiliza de métodos arqueológicos para investigar uma cena de crime, com o objetivo de identificar evidências e reconstruir o cenário do delito, frequentemente um assassinato. 

Arqueólogos forenses são contratados para escavar e recuperar restos mortais, itens pessoais, armas, entre outros itens, bem como eliminar aqueles objetos que podem estar no local, mas não têm relação com o crime em questão. O processo é bem parecido com o dos arqueólogos históricos.

arqueologia forense
Getty Images/iStockphoto

Os principais campos dentro da arqueologia forense são:

Túmulos e locais de sepultura: frequentemente os arqueólogos forenses são convocados pela polícia para auxiliar a localizar e escavar túmulos e terrenos onde corpos foram enterrados, bem como identificar as evidências relacionadas ao crime e reconstruir os eventos anteriores ao enterro da vítima. 

Objetos relacionados ao crime: podem ser objetos pessoais da vítima ou outros itens enterrados pelo criminoso para esconder seu envolvimento no crime, como armas e ferramentas.

Restos mortais depositados na superfície: nem sempre os corpos são enterrados na arqueologia forense, podendo ser escondidos com galhos de árvores, lixo, materiais de construção etc. Cabe aos arqueólogos forenses a tarefa de remover camada por camada para identificar as evidências e excluir itens que não tenham relação com o crime ou a vítima. 

Valas comuns: a investigação de valas comuns frequentemente é solicitada por órgãos como a ONU, com foco na recuperação dos restos mortais, identificação das vítimas e coletar evidências de crimes de guerra.

LEIA TAMBÉM: O QUE É ANTROPOLOGIA FORENSE + 1º CASO RESOLVIDO POR ELA

Quando os corpos das vítimas falam

Não é apenas a cena do crime ou do despejo de corpos e evidências que podem dizer muito sobre o que aconteceu ali: os cadáveres das vítimas podem dar pistas importantíssimas. Esse é o trabalho da autópsia, conduzida nos restos mortais em diferentes estágios de decomposição.

Os DarkSiders que se interessam mais pelos caminhos da investigação forense têm em Ossos do Ofício uma obra indispensável para desvendar as pistas que os corpos podem fornecer sobre um crime. A autora, Sue Black, é uma das principais anatomistas e antropólogas forenses do mundo e seu livro transporta o leitor à sua rotina dos gelados necrotérios até as impactantes histórias investigadas por ela.

ossos do ofício

O Segredo dos Corpos é outro livro essencial para os DarkSiders que querem se sentir um verdadeiro investigador forense. Nele são dissecados casos surpreendentes, como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. O livro apresenta ainda casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular.

LEIA TAMBÉM: 7 LIVROS CRIME SCENE PARA SE SENTIR UM VERDADEIRO INVESTIGADOR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ossos do Ofício + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Segredo dos Corpos
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GamesMacabraNovidades

Conheça o jogo de tabuleiro de Condado Maldito

Se você é fã da série de graphic novels Condado Maldito e gosta de jogos de...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmesWish

10 Curiosidades sobre o filme A Lagoa Azul

Se você cresceu entre os anos 1980 e 1990 provavelmente já passou alguma tarde...

Por DarkSide
CuriosidadesListas

Conheça as bandeiras do movimento LGBTQIAP+

O arco-íris você já deve conhecer bem. A bandeira mais popular associada aos...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Afrofutulírica, por Eve L. Ewing

Afrofutulírica, de Eve L. Ewing, é uma jornada pelos caminhos que nos transformam em...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Menina Deusa: Um Mito Moderno, por Nikita Gill

Menina Deusa, da renomada autora Nikita Gill (Contos de Fadas & Poemas Vorazes para...

Por DarkSide