Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListasLivros

7 Livros Crime Scene para se sentir um verdadeiro investigador

Obras revelam bastidores e técnicas forenses

02/03/2023

Nos dez anos da marca Crime Scene, a Caveira já investigou muitos casos, foi a fundo nos perfis criminais de assassinos em série e psicopatas de todos os tipos e dissecou muitos crimes junto dos DarkSiders. Muitas dessas obras trazem um olhar mais técnico, com informações meticulosamente organizadas para quem também gosta de seguir as pistas do mundo da ciência forense.

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS DE TRUE CRIME PARA DARKSIDERS INVESTIGADORES

Os livros da marca Crime Scene são escritos por autores que conhecem muito bem esse universo, como criminólogos, peritos criminais e agentes do FBI. Não é à toa que quem ajudou a Caveira a pavimentar os caminhos do true crime aqui no Brasil foi a criminóloga Ilana Casoy, que assina algumas dessas obras essenciais aos arquivos da nossa DLI (Divisão Literária de Investigação).

A Caveira sabe que boa parte dos membros da nossa DLI se interessa tanto pelo assunto que não se contenta em apenas saber sobre os casos. Queremos saber mais sobre os métodos investigativos, os perfis traçados sobre os criminosos, suas classificações e quais as motivações por trás das atrocidades cometidas. Queremos nos sentir os próprios detetives.

Se você também se interessa pelos bastidores, trouxemos uma seleção de obras obrigatórias nos seus arquivos Crime Scene:

1. Cruel: Índice da Maldade

Afinal, o que explica a “maldade” dos criminosos por trás de tantas atrocidades? Essa é uma pergunta que norteou a pesquisa dos criminólogos Michael H. Stone e Gary Brucato. Em Cruel: Índice da Maldade, a dupla apresenta informações estarrecedoras de um método de classificação criado por eles e intitulado Índice da Maldade.

Esse Índice é constituído por 22 padrões e foi criado com o intuito de auxiliar na classificação de crimes violentos. Em cada um deles, os autores examinam os fatores biológicos e psiquiátricos por trás dos assassinatos em série, estupros em série, torturas, assassinatos em massa e outras formas de violência.

cruel indice da maldade

2. Serial Killers: Anatomia do Mal

O primeiro livro da marca Crime Scene é também uma obra fundamental para os seus arquivos literários de true crime — e funciona de maneira complementar a Cruel: Índice da Maldade. Em Serial Killers: Anatomia do Mal, Harold Schechter abrange desde a criação do termo serial killer no início do século XX até o fascínio exercido por matadores seriais na cultura pop.

LEIA TAMBÉM: POR QUE ESTAMOS OBCECADOS POR TRUE CRIME?

Com clareza, ritmo e muita informação, o autor traça perfis psicológicos impressionantes de criminosos que desafiaram a polícia, viraram notícia e continuam a nos assombrar nas telas da TV e do cinema.

serial killers anatomia do mal

3. Arquivos Serial Killers: Made in Brazil

Em Made in Brazil, Ilana Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. 

Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. 

made in brazil

4. Mindhunter: Serial Killers

Como surgiu o método de investigação de serial killers que é usado hoje? Quem foram os responsáveis por desenvolver tais protocolos? Uma dessas pessoas é Robert K. Ressler. Com Tom Shachtman, ele narra em Mindhunter Profile: Serial Killers seu período no FBI e revela o desenvolvimento do método de traçar perfis psicológicos dos assassinos seriais. 

O livro leva o leitor para dentro do escritório do FBI e das salas de entrevistas com assassinos violentos. Também mostra passo a passo a forma como Ressler propôs seu modelo de análise e sua catalogação desse tipo de criminoso, o que fundamentou o trabalho de investigação dos agentes que é feito até os dias de hoje.

mindhunter profile

5. Mindhunter 2: Mundo Serial Killer

Novamente em parceria com Tom Shachtman, Robert K. Ressler dá continuidade ao tema em Mindhunter Profile 2: Mundo Serial Killer, e conta sobre seu período após deixar o FBI. Neste segundo volume, o leitor encontra a aplicação dos protocolos de investigação citados no primeiro livro em crimes do mundo inteiro.

A obra conduz o leitor por investigações no Japão, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, além de trazer as entrevistas com dois dos mais cruéis assassinos seriais dos EUA: John Wayne Gacy e Jeffrey Dahmer.

mindhunter 2

6. O Segredo dos Corpos

O Segredo dos Corpos disseca casos surpreendentes que ajudaram a construir a reputação do legista Dr. Vincent Di Maio. O livro traz a análise minuciosa de casos como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy, e a investigação pela morte do adolescente Trayvon Martin, em 2012, na Flórida.

Investigue casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular e entenda os questionamentos do autor sobre o alegado suicídio de Vincent van Gogh: Di Maio analisou o caso e acredita que a marca da ferida revelara que o tiro não poderia ser “autoinfligido”.

o segredo dos corpos

7. Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

No primeiro livro da criminóloga Ilana Casoy, ela mergulhou em arquivos da polícia e da justiça, do FBI e da Scotland Yard, além de ter feito extensas pesquisas em livros e artigos de jornais e revistas para compor um inquietante roteiro de como, por que razão e com que métodos os serial killers agem

A primeira parte de Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? aborda esses assassinos sob diversos aspectos e à luz da criminologia, do direito, da psiquiatria e da psicologia. Na segunda parte do livro, Casoy apresenta em detalhes 16 casos de serial killers que chocaram e marcaram o século XX, entre eles Albert Fish, Ed Gein, Ted Bundy, Andrei Chikatilo, Jeffrey Dahmer, Aileen Wuornos e o Zodíaco.

arquivos serial killers

LEIA TAMBÉM: ILANA CASOY, REFERÊNCIA NO TRUE CRIME BRASILEIRO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cruel: Índice da Maldade + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide