Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Fábulas DarkFilmesNovidades

O que sabemos sobre os filmes de Wicked

O mundo do Mágico de Oz retorna aos cinemas

27/02/2023

Prepare-se para encarar novamente a estrada de tijolos amarelos rumo ao fantástico mundo de O Mágico de Oz. Uma obra derivada do clássico de L. Frank Baum está em produção para chegar aos cinemas novamente: Wicked, filme adaptado do famoso musical sobre as bruxas do livro.

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES E PEÇAS INSPIRADOS EM O MÁGICO DE OZ

Publicada em 1900, a obra absoluta de L. Frank Baum apresentou ao mundo Dorothy, Totó, Espantalho, Homem de Lata, Leão, o próprio Mágico de Oz e tantos outros personagens que ficaram marcados no imaginário popular de gerações. O clássico está disponível nas coleções da Caveira em duas versões: a Emerald Edition, com cores vibrantes, e a First Edition, que homenageia a publicação original. Ambas edições da DarkSide® contam com as ilustrações originais de William Wallace Denslow, famoso por ter dado vida à Terra de Oz e seus habitantes.

o mágico de oz

A adaptação para o cinema de 1939, estrelada por Judy Garland, expandiu e consolidou o público desse clássico, tornando-o imortal e adicionando elementos que se tornaram praticamente canônicos, como os famosos sapatinhos de rubi. Desde então, O Mágico de Oz rendeu incontáveis adaptações em filmes, séries de animação e até mesmo o famoso musical da Broadway, Wicked.

Há vinte anos Wicked vem ganhando os palcos do mundo com uma visão diferente da Terra de Oz. A peça musical é uma adaptação do livro Wicked: A História não Contada das Bruxas de Oz. A obra de Gregory Maguire foi publicada em 1995 e é inspirada tanto no clássico de Baum como no longa de Victor Fleming. 

Qual é a história de Wicked?

Para quem não está muito familiarizado com o musical, a Caveira passa um resumo rápido. Intitulada a “história verdadeira” da Bruxa Má do Oeste, Elphaba, a trama se concentra nos anos escolares dela, quando se tornou amiga da popular bruxa Galinda — que mais tarde ficou conhecida por Glinda.

O musical acompanha a jornada das personagens, que desprezavam os colegas de quarto na Universidade Shiz, passando pela improvável amizade até a rivalidade das bruxas, conforme o Mágico vilaniza Elphaba e destaca Glinda como a “bruxa boa”. Para piorar tudo, há um triângulo amoroso das duas com o príncipe Fiyero

wicked
London Theatre/Divulgação

A trama se passa antes da chegada de Dorothy à Terra de Oz e se estende após esse acontecimento. A obra é repleta de referências ao original e ao filme de 1939.

Com melodias e letras compostas por Stephen Schwartz e libreto de Winnie Holzman, o musical se tornou um clássico instantâneo e desde 2004 é discutida a possibilidade de adaptá-lo para o cinema. A dupla está adaptando o roteiro para a tela e a produção do longa também está nas mãos do produtor da Broadway, Marc Platt.

LEIA TAMBÉM: A SINISTRA RELAÇÃO ENTRE PINK FLOYD E O MÁGICO DE OZ

O que sabemos sobre os filmes de Wicked

O projeto está nas mãos da Universal, que escolheu o diretor Jon M. Chu para assumir o projeto. Chu é considerado o próprio “mágico dos musicais”, tendo no currículo a adaptação do musical Em um Bairro de Nova York, de Lin-Manuel Miranda, e o especial de 30 anos de A Bela e a Fera.

Conforme passou a se envolver na produção, Jon M. Chu e a equipe perceberam que a história de Elphaba e Glinda não poderia ser comprimida em apenas um longa-metragem, por isso, Wicked já conta com dois filmes planejados

“Conforme começamos a cortar canções ou podar personagens, tais decisões começaram a representar danos reais à fonte que nos entreteve por tantos anos. Decidimos nos dar um quadro maior e fazer não apenas um filme de Wicked, mas dois! Com mais espaço, poderemos contar a história de Wicked como ela deve ser contada, ao mesmo tempo em que trazemos mais profundidade e surpresas nas jornadas dessas amadas personagens”, declarou Chu.

O compositor Stephen Schwartz também já sinalizou que haverá músicas novas, escritas especialmente para os filmes. Levando em consideração que o musical tem apenas 2h45 de duração e que renderá dois longas, os fãs podem esperar muitas novidades nas telonas.

Para a dupla de protagonistas, Chu escolheu uma cantora da Broadway e uma estrela pop. Elphaba será interpretada pela vencedora do Tony e indicada ao Oscar, Cynthia Erivo, enquanto Glinda será vivida pela vencedora do Grammy, Ariana Grande.

Wicked
People.com/Reprodução

Mas as duas não são as únicas atrizes que já foram escaladas para estrelar Wicked. Fiyero será interpretado por Jonathan Bailey (Bridgerton); a diretora da Universidade de Shiz, Madame Morrible, será vivida por Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo); e o próprio Mágico de Oz chegará às telonas na versão de Jeff Goldblum (Jurassic Park).

Os dois longas também já tiveram suas datas de estreia anunciadas, e a única coisa ruim disso é que teremos que esperar mais de um ano para ver Wicked nos cinemas. A primeira parte foi anunciada para 25 de dezembro de 2024 e a segunda parte estreará no Natal seguinte, em 25 de dezembro de 2025.

Enquanto esperamos ansiosamente para ver essas icônicas bruxas nas telonas, a Caveira já sabe como lidar com a empolgação: vai reler o clássico O Mágico de Oz para já ir matando as saudades do mundo fantástico criado por L. Frank Baum. 

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA A CONEXÃO ENTRE O FILME PEARL E O MÁGICO DE OZ

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Paulo Jorge

    28 de fevereiro de 2023 às 11:43

    Puxa, que artigo bem feito! Eu não sabia nada sobre essa história, o Mágico de Oz e Wicked merecem boas adaptações.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Princesas Dark + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide