Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

O Retrato de Dorian Gray e outros exemplos de Barganha Faustiana

Cuidado com o que você deseja pois isso pode vir com um alto custo

O que você faria para ficar jovem para sempre? Algumas pessoas investem em cirurgias plásticas, cosméticos antirrugas e alimentos com propriedades antioxidantes. Para o personagem-título de O Retrato de Dorian Gray, dizer que daria tudo para manter a aparência jovem e bela de seu retrato, enquanto o quadro envelhecia em seu lugar, foi suficiente.

LEIA TAMBÉM: VOCÊ SABE O QUE É A SÍNDROME DE DORIAN GRAY?

Na clássica história de Oscar Wilde, Dorian Gray é um homem hedonista, que acredita que a vida só vale realmente a pena quando se pode desfrutar de suas paixões. A beleza da arte seria mais importante do que a própria realidade, e manter-se jovem é a melhor forma de aproveitar os prazeres da vida.

Fascinado pelo retrato feito por Basil Hallward, ele instantaneamente se dá conta de sua mortalidade e de que irá envelhecer enquanto sua representação no quadro permanecerá a mesma. Dorian expressa que “não há nada no mundo que não ofereceria em troca” da juventude do quadro. A princípio inadvertido sobre a força de seu desejo, Dorian Gray havia selado uma Barganha Faustiana, mantendo sua juventude enquanto o retrato seria deformado pela idade e pelos pecados cometidos pelo personagem.

O que é a Barganha Faustiana e de onde ela vem

Seria mais simples chamar o que Dorian Gray fez de pacto com o diabo, mas a Barganha Faustiana vai além. Nem sempre este tipo de acordo é feito necessariamente com o diabo, mas sim com alguma entidade maligna que vai além do personagem bíblico da Besta. No caso do livro de Oscar Wilde, nem o leitor e nem o próprio Dorian sabem exatamente que força seria essa, até porque o diabo ou seres malignos não aparecem com duas vias de contrato com firma reconhecida em cartório para selar este tipo de acordo.

A Barganha Faustiana é um pacto em que uma pessoa troca algo de extrema importância moral ou espiritual, como valores pessoais ou a própria alma, por algum benefício material ou mundano, como sabedoria, poder, riqueza ou, no caso de Dorian Gray, juventude eterna. Nem sempre a pessoa que entra no acordo está consciente dele, funciona mais como um “cuidado com o que você deseja”, como no caso do clássico de Wilde.

O termo é uma referência à lenda de Fausto, um personagem do folclore alemão que concorda em submeter sua alma a um espírito maligno chamado Mefisto, que é uma representação de Satanás. O motivo da troca é desfrutar de conhecimento inatingível e poderes mágicos que lhes deem acesso a todos os prazeres possíveis de serem desfrutados na Terra – tudo isso por um período antes que ele, eventualmente, entregue sua alma.

A Barganha Faustiana é sempre estabelecida com algum poder maligno ou imoral, nem sempre o próprio diabo. Essas histórias são caracterizadas pelo desfecho trágico de quem se submeteu ao pacto, afinal, o objeto da troca sempre acaba se mostrando mais valioso do que aquilo que o negociador pretendia obter.

4 Exemplos de Barganha Faustiana na cultura pop

Além de O Retrato de Dorian Gray e da peça Fausto, de Johann Wolfgang Goethe, a Barganha Faustiana permanece bem popular na indústria do entretenimento. Confira a seguir algumas obras cujas histórias são centradas nesta negociação macabra:

1. Death Note

Neste mangá que também foi adaptado para anime, um jovem descobre um caderno com propriedades malignas: basta escrever o nome de uma pessoa em uma de suas páginas que ela em breve morrerá. O objeto letal havia sido derrubado de propósito na terra por um shinigami porque ele estava entediado.

LEIA TAMBÉM: SAIBA O QUE SÃO SHINIGAMIS, OS DEUSES DA MORTE

Créditos: Netflix/Divulgação

Há diversas regras para quem utiliza o caderno mortal, e uma delas envolve negociar os olhos do shinigami para que o proprietário do caderno possa matar alguém sem precisar do nome, bastando apenas saber a aparência do rosto. Mas isso tem um custo: metade da expectativa de vida do dono do caderno.

2. Hellblazer

Na série “Hábitos Perigosos” da HQ Hellblazer, John Constantine é diagnosticado com um câncer de pulmão terminal e descobre que tem pouco tempo de vida. O anti-herói que é um mago e detetive ocultista decide se curar, uma vez que sua alma já está condenada ao inferno por um acordo prévio com Satanás.

Créditos: Divulgação

Ao pedir a ajuda de um amigo na Irlanda chamado Brendan Finn, ele tem seus planos frustrados ao descobrir que o colega também está morrendo. Quando Satanás vem buscar a alma do amigo, Constantine descobre que Brendan havia vendido sua alma pela maior coleção de vinhos do mundo – um acordo que a entidade maligna concordou em fazer por pura diversão.

Quando Constantine está prestes a morrer, ele vende sua alma a dois outros Senhores do Inferno: Azael e Belzebu. No momento em que Satanás vem buscá-lo durante sua morte, fica surpreso ao descobrir que já são três entidades demoníacas com quem Constantine havia negociado a própria alma.

3. O Bebê de Rosemary

O filme adaptado do livro de Ira Levin conta a história de um jovem casal morando em Nova York com alguns vizinhos meio esquisitos. Guy Woodhouse é um aspirante a ator que de repente começa a dar muita sorte para conseguir trabalho, fama e sucesso. Quando sua esposa Rosemary fica grávida, ela começa a desconfiar das boas intenções dos vizinhos que constantemente se intrometem na vida do casal.

Créditos: Paramount Pictures

No fim das contas, a paranoia se confirma: seu marido havia feito um pacto por meio dos vizinhos, que se revelaram ser parte de um culto satânico. A barganha daria fama e sucesso a Guy em troca do bebê, fazendo com que Rosemary desse à luz o filho do Anticristo.

4. Star Wars

Anakin Skywalker era um padawan com muito medo, e como o próprio Yoda disse, “medo leva ao lado negro da Força”. Perturbado por visões de sua amada Padmé morrendo e influenciado por Palpatine, que sempre soubemos ser um Sith, Skywalker se rende ao lado negro, acreditando que esta é a única forma de salvar a amada.

Créditos: Lucasfilm

Porém, assim como na maioria das Barganhas Faustianas, isso vem com um alto preço: ao entregar seus poderes e habilidades de Jedi à causa Sith, ele acaba colaborando com uma profecia autorrealizável. A profunda decepção de Padmé com a pessoa que Anakin se tornou é justamente o que causa sua morte. Se ele nunca tivesse se virado contra os Jedi, os Skywalker poderiam ser uma família feliz – só que daí não teríamos Star Wars.

LEIA TAMBÉM: O RETRATO DE DORIAN GRAY E A NOSSA OBSESSÃO PELA JUVENTUDE

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Retrato de Dorian Gray + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Star Wars: Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

Devore esses 8 filmes sobre canibalismo

Canibalismo é um assunto que gera tabu e fascínio ao mesmo tempo. Mesmo fora da nossa...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Conheça as histórias japonesas que inspiraram Contos de Horror da Mimi

“Baseado em uma história real.” Quem nunca sentiu um calafrio extra ao ler esse...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkSide Books

Conheça seus demônios

Do mundo antigo aos tempos atuais, as palavras têm poder. Antigamente acreditava-se...

Por DarkSide
LançamentoMedo Clássico

Lançamento: Mefisto, por Klaus Mann

As histórias de pessoas que negociaram a própria alma com demônios em troca de...

Por DarkSide
CuriosidadesListas

10 Curiosidades sobre Stephen King

Stephen King é um dos maiores mestres do terror e vem aterrorizando gerações com...

Por DarkSide