Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

CuriosidadesDarkSide Books

Saiba o que são shinigamis, os deuses da morte

Entidades japonesas são retratadas em conto de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, do autor Cesar Bravo

Todos os dias a senhora Shin dava uma moeda de um centavo à figura de um shinigami, deus japonês da morte. A oferenda servia como troca de proteção para mais um dia de vida. Ela é a protagonista de Último Centavo da Senhora Shin, conto presente no livro VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, de Cesar Bravo, publicado pela DarkSide® Books.

LEIA TAMBÉM: FIRESTAR: A LOCADORA DE SANGUE DE CESAR BRAVO

Na história, o autor dá pinceladas sobre as diferenças culturais entre brasileiros e japoneses, principalmente aqueles que imigraram no início do século 20. A senhora Shin é a segunda geração de uma família que veio do Japão para trabalhar nas promissoras fazendas de café. Apesar de ter morado a vida inteira no Brasil, os costumes passados de pais para filha se mantêm fortes, inclusive no idioma.

A personagem é budista e tem uma visão bem diferente da morte do que na cultura ocidental, com mais aceitação e menos apreensão. Esta crença tem entidades ligadas à passagem deste para o próximo plano, como Mrtyu-mara, um demônio associado à tentação e que leva os humanos a cometerem suicídio. Já Yama é uma divindade associada ao mundo dos mortos, julgando aqueles que foram desta para a melhor (ou pior, dependendo do julgamento).

No xintoísmo, outra religião japonesa, existe a deusa Izanami, associada tanto à criação como à morte. Isso pode levar alguns seguidores a associarem à figura dos shinigamis.

Os shinigamis no imaginário popular

Em algumas de suas manifestações, o budismo não possui deuses, o que retira os shinigamis deste conceito. No entanto, isso não significa que não existam pessoas que acreditem neles e em seus poderes — ainda que não sejam a maioria.

Isso ocorre porque a figura do shinigami é relativamente recente na cultura nipônica. Os primeiros registros sobre estes deuses da morte surgiram no século 17, associando-os à ocorrência de suicídios. No entanto, as primeiras obras que se referem a ele não deixam claro se foi a divindade que provocou as mortes. Algumas interpretações relacionam a palavra shinigami somente ao aspecto efêmero da vida.

Créditos: Takehara Shunsen

Alguns séculos depois, os shinigamis seriam encarados como os verdadeiros responsáveis por mortes. Em algumas histórias eles são os espíritos de pessoas que tiraram a própria vida e influenciam os vivos a seguirem o seu trágico desfecho, muitas vezes no mesmo local onde a pessoa havia cometido o suicídio. Esta interpretação vai ao encontro das superstições também presentes no mundo ocidental, de espíritos malignos que se dedicam a amaldiçoar os lugares onde morreram.

A mitologia em torno dos shinigamis foi construída primeiramente com base na literatura. Mas a popularidade deles se tornou ainda mais forte no imaginário popular após um intenso período de guerras no país no século 19. Uma das crenças diz que aqueles que retornam durante a noite devem beber chá e comer arroz antes de dormir, senão um shinigami irá lhe fazer uma visita.

Os deuses da morte na cultura pop

Nos séculos 20 e 21 os shinigamis se popularizaram além do Japão por meio de animes e mangás. Uma das obras mais populares é Death Note, escrita por Tsugumi Ohba, que possui versões em mangá, anime e até um filme da Netflix com Willem Dafoe.

A história é sobre um garoto que possui um caderno com um poder sinistro: ele mata as pessoas que tenham o nome escrito em suas páginas. O caderno surgiu de um shinigami chamado Ryuk, que estava entediado e decidiu dar o objeto aos humanos. As oferendas preferidas de Ryuk são maçãs.

Créditos: © Tsugumi Ôba

Outra obra bem popular a explorar o conceito de shinigamis é o mangá Bleach, de Tite Kubo. Neste caso, um garoto se torna o próprio shinigami ao herdar o destino de seus pais. A caracterização destas entidades em Bleach é até mais próxima da cultura ocidental, lembrando a figura da morte com a foice.

Através da cultura pop os shinigamis expandiram a sua fama e conquistaram um lugar macabro, porém cativo, no imaginário popular. Na dúvida, melhor não mexer com alguém que tem suas oferendas em dia com eles, como a senhora Shin.

LEIA TAMBÉM: DE VHS PARA A REALIDADE: A ATUAÇÃO DA MAÇONARIA NO BRASIL

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksidePerfil

Por dentro do terror de Antologia Dark

Stephen King escreveu mais de sessenta livros, vendeu mais de 300 milhões de...

Por DarkSide
DarkSide BooksPrêmio Machado

1º Prêmio Machado DarkSide de Literatura, Quadrinhos e Outras Narrativas

A DarkSide® Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror, ...

Por DarkSide
Cine Book ClubFilmesLivros

De Volta Para o Futuro completa 35 anos em 2020

Há 35 anos, viajávamos no tempo pela primeira vez com Marty McFly a bordo de um...

Por DarkSide
Darklove

Laura Purcell e O Silêncio da Casa Fria

Se você é fã de histórias fantasmagóricas e com uma atmosfera mais sombria já...

Por DarkSide
Medo Clássico

7 curiosidades sobre Edgar Allan Poe

O enigmático olhar de Edgar Allan Poe parece habitar todas as suas obras. Nascido em...

Por DarkSide