Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMedo Clássico

Você sabe o que é a Síndrome de Dorian Gray?

Comportamento tem nome inspirado no clássico de Oscar Wilde

03/01/2022

No livro O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde narra a história de um homem hedonista e narcisista, tão preocupado com a manutenção da sua juventude que fica fascinado com a imortalização de seu retrato ainda jovem. Ele expressa o desejo de que o retrato envelheça em seu lugar – e é isso o que acontece, permitindo que o personagem continue a perseguir seus prazeres e paixões da flor da idade.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: O RETRATO DE DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE

O personagem é tão marcante na literatura e na psicologia que acabou influenciando o nome de um fenômeno cultural e social: a Síndrome de Dorian Gray. Ela é caracterizada por um orgulho masculino extremo com sua aparência e dificuldades em lidar com a maturidade do envelhecimento.

A Síndrome de Dorian Gray é caracterizada por diversos sintomas que se sobrepõem, combinando-se com diagnósticos de dismorfofobia, traços narcisistas e a imaturidade de um desenvolvimento interrompido, frequentemente identificado em parafilias – um distúrbio caracterizado por práticas sexuais socialmente não aceitas.

Para preservar o viço da juventude, estes homens tendem a consumir cosméticos, realizar cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos, além de consumir drogas contra impotência sexual. Provavelmente tudo o que o próprio Dorian Gray teria feito com as modernidades disponíveis hoje.

História e causas da Síndrome de Dorian Gray

A primeira vez em que este termo foi utilizado ocorreu em um simpósio sobre a busca irreal dos homens pela juventude eterna e a perfeição física. Intitulado The Dorian Gray Syndrome: Psychodynamic Need for Hair growth restorers and others “fountains of youth” [A Síndrome de Dorian Gray: A necessidade psicodinâmica de restauradores de crescimento capilar e outras “fontes da juventude” foi apresentado em 2001, quando os primeiros estudos deste fenômeno foram conduzidos.

Esta síndrome específica surge a partir do encontro e sobreposição de noções clínicas de transtorno de personalidade narcisista, dismorfofobia e parafilia. Em termos psicodinâmicos, o homem com Síndrome de Dorian Gray apresenta as seguintes características:

Tendências narcisistas: a idealização da beleza eterna;

Desenvolvimento interrompido: uma incapacidade de amadurecer psicologicamente;

Adoção de um “estilo de vida médico”: restauração capilar, uso de drogas (principalmente para impotência, perda de peso e estabilizadores de humor), procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para se manter jovem.

LEIA TAMBÉM: O RETRATO DE DORIAN GRAY E A NOSSA OBSESSÃO PELA JUVENTUDE

Créditos: Ealing Studios

Sintomas e consequências psicológicas

Quer saber se você (ou um amigo) tem a tal da Síndrome de Dorian Gray? Fique atento aos seguintes sinais:

Sintomas de dismorfofobia: ter uma obsessão e acreditar que o seu corpo ou uma parte dele tem falhas graves e que precisa de medidas drásticas para escondê-las ou corrigi-las.

Desenvolvimento interrompido: aqui estamos falando do desenvolvimento psicológico, de alguém que nunca conseguiu superar determinada fase da vida, como a adolescência ou os primeiros anos da vida adulta. No Brasil há um termo popular conhecido como “adultescente”. É diferente da Síndrome de Peter Pan, na qual o indivíduo estaciona na infância.

Fazer ou ter feito uso de pelo menos dois destes produtos ou serviços estéticos: restauração de crescimento capilar, drogas para perda de peso, drogas para combater a impotência sexual, antidepressivos sem uma recomendação psiquiátrica, procedimentos estéticos, cirurgia plástica.

Casos mais graves da Síndrome de Dorian Gray podem levar a deformações causadas pelo excesso de intervenções estéticas, intoxicação pelo uso indevido de drogas, depressão e até mesmo crises suicidas. Nestes casos, o acompanhamento psicológico, e em alguns casos psiquiátrico, é recomendado para o tratamento adequado. 

Em uma sociedade tão obcecada com aparências e a juventude eterna, é provável que este fenômeno se torne cada vez mais comum. Entender o nosso ciclo de vida, aceitar e abraçar a inevitabilidade do envelhecimento é o primeiro passo para não cair em uma obsessão que não tem um desfecho lá muito bom. Oscar Wilde já nos avisou disso.

LEIA TAMBÉM: DORIAN GRAY & SUAS MÚLTIPLAS CENSURAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

5 Comentários

  • Raimunda de Freitas da Silva Zelinhasilva784@gmail.com

    11 de janeiro de 2022 às 10:17

    Primeiro passo para se ter uma velhice tardia é não fumar, não beber álcool de espécie nem uma, ter uma alimentação saudável com frutas, legumes e verduras não comer alimentos com muita cordura,diminuir o excesso de açúcar não carregar o mundo em suas costas quem quiser tem que resolver seus próprios problemas, ter uma boa noite de sono eu por exemplo tomo um copo de leite desnatado quente aí eu durmo bem a noite sem precisar tomar medicação para ter sono não se importar com o que os pobres de espírito falam sobre minha pessoa eles não pagam minhas contas e não sabem da minha história por tanto nem ligo para a fofocas e críticas vivo minha vida não gosto de muita maquiagem isso em excesso envelhece sua pele somente um batom raramente um lápis de olhos e claro um bom bloqueador solar isso é fundamental, não gosto de me expor ao sol,mantenho meu peso que não passa de 58 quilos quando passa tento baixar fazendo dieta diminuindo minha alimentação tenho 48 anos 1 metro e cinquenta e sete agora que comecei usar óculos já estou precisando já que voltei a estudar se uma pessoa fizer isso que escrevi não precisa fazer procedimentos estéticos viverá com más saúde e terá uma velhice más saudável fica a dica galerinha

  • Deusdete Palhares

    11 de janeiro de 2022 às 11:14

    Realmente o livro foi um dos melhores que já li. Eu me cuido bem. Tomo vitaminas e suplementos com orientação do médico ou nutricionista. A beleza de envelhecer com saúde é indescritível.

  • Everaldo Borgea

    11 de janeiro de 2022 às 15:18

    Adorei a matéria, parabéns!! Li o livro, mas não conhecia a síndrome!!

  • Cadu

    11 de janeiro de 2022 às 15:43

    Eu estou surpreso, pois comentei ontem com um amigo sobre essa síndrome, e me encaixo em todos os aspectos, com exceção dos procedimentos estéticos e drogas (antidepressivos etc). Acredito que seja algo muito marcante em nossa história contemporânea: a tentativa de ser belo para sempre; do não enfrentamento dos obstáculos da.vida adulta; do sentimento muito presente da invencibilidade. Eu assumo que me pego muitas vezes pensando e agindo dessa maneira; o que é preocupante e deliciosamente perigoso….

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Retrato de Dorian Gray + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide