Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Lançamento

O universo fantástico de Parthenon Místico pelos traços de Ana Luiza Koehler

Conheça a ilustradora que dá formas ao Brasiliana Steampunk de Enéias Tavares.

Quando Millôr Fernandes afirmou que “o Brasil tem um grande Passado pela frente”, ele nem imaginava quão bem a sua frase se encaixaria no universo Brasiliana Steampunk, que ambienta o livro Parthenon Místico, de Enéias Tavares. O ano é 1896 e passado e futuro se encontram em um universo além do nosso tempo, mas de tecnologias dignas da industrialização a vapor.

LEIA TAMBÉM: ENÉIAS TAVARES: ENTRE AMIGOS & MONSTROS IMAGINÁRIOS

O autor reúne personagens e elementos da literatura brasileira para formar a sua Liga Extraordinária Tupiniquim, ao mesmo tempo em que continua a trama de O Ateneu, clássico de Raul Pompéia. 

Mais do que uma aventura empolgante, Parthenon Místico promove ao leitor uma experiência transmídia. Ou seja, a obra oferece conteúdos inéditos além de suas páginas, revelando detalhes sobre o mundo de Porto dos Amantes por meio de materiais textuais, sonoros, pictóricos e audiovisuais.

Quem contribuiu, e muito, com a concepção visual deste universo foi a ilustradora Ana Luiza Koehler. Familiarizada com a estética da virada do século 19 para o 20, a artista ajudou a compor o universo e a dar cara às personagens de Tavares, deixando Parthenon Místico uma experiência muito mais rica a cada virada de página. 

Em uma conversa com o DarkBlog, Ana Luiza, que também é arquiteta, compartilha um pouco de sua trajetória profissional, suas principais influências e referências e o trabalho com a Caveira nesta obra steampunk. 

DarkBlog: Há quanto tempo trabalha como ilustradora? 

Ana Luiza Koehler: Trabalho como ilustradora desde os 16 anos, isso dá uns 28 anos? Pois é… rsrs

D: Como descobriu a sua paixão pelo desenho?

ALK: Na verdade acho que ela nasceu comigo. Venho de uma família de muitos desenhistas e mulheres artistas, e desde pequena tenho no desenho aquilo que mais gosto de fazer, e o que me dá mais gratificação na vida.

D: Quais os seus principais trabalhos que poderia citar para nós?

ALK: São estes: ilustrações arqueológicas para exposições no Brasil (12.000 anos: História e Arqueologia do Rio Grande do Sul) e Alemanha (Römermuseum Osterburken, Wikinger Museum Haithabu, Welt der Kelten); os volumes 1 e 2 da história em quadrinhos Awrah para as Éditions Daniel Maghen (França), o volume 2 da história em quadrinhos Carthage, e os volumes 1 e 2 da série Une Génération Française Tome 3: Zoé, para a Éditions Soleil (2011-2017). Tive minha história em quadrinhos sobre a modernização de Porto Alegre nos anos 1920 Beco do Rosário contemplada pelo programa RUMOS do Itaú Cultural em 2018.

D: Qual sua relação com a obra de Enéias Tavares? Já tinha lido algum livro antes do convite para ilustrar Parthenon Místico?

ALK: Eu não conhecia o Enéias até participar do projeto, e fiquei apaixonada pelo contexto da história e pelos personagens que ele criou. 

D: De que forma a atmosfera steampunk do livro influenciou a criação das imagens?

ALK: Eu tenho já alguma familiaridade com a estética e visualidade da virada do século 19 para o 20 pelas minhas pesquisas de mestrado e doutorado, e sempre as achei fascinantes. Isso ajudou muito a desenvolver os personagens na estética steampunk, que é diretamente derivada dessa fin de siècle, só que com mais liberdade criativa. Então, quando fui desenhar e imaginar os personagens, eu já tinha muita coisa em mente.

D: Quais técnicas e materiais utilizou para ilustrar o livro?

ALK: O básico: papel, lápis e borracha.

D: Como você definiu as características e estilos de cada personagem ilustrado?

ALK: Procurei usar características físicas já colocadas no briefing e também adicionar alguns exageros para criar personagens únicos, caracterizados conforme sua constituição corporal, idade, tipo de atividade que desenvolve… tudo isso tem uma expressão no corpo, e foi a partir disso que trabalhei, colocando em seguida a indumentária característica da época com os adereços steampunk.

D: Qual sua relação com o universo da DarkSide®?

ALK: Eu conheço algumas das edições belíssimas de muitos dos livros que li ao longo do tempo, como contos de Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, bem como clássicos como Frankenstein. 

D: Quais seus livros e autores favoritos?

ALK: Gosto muito de Lima Barreto e Érico Veríssimo, mas nos últimos tempos os estudos de doutorado têm me deixado muito mais presa à não ficção.

D: Que ilustradores tem como inspiração? 

ALK: Isabelle Dethan, Ana Miralles, Bilquis Evely, Egon Schiele, Felix Scheinberger, entre outros.

LEIA TAMBÉM: STEAMPUNK: CONHEÇA O GÊNERO DE PARTHENON MÍSTICO

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

2 Comentários

  • Camila Fernandes

    29 de janeiro de 2021 às 19:47

    Sou muito fã do traço da Ana Luiza Koehler. Estou ansiosa pra ver os personagens retratados por ela.

    • DarkSide

      1 de fevereiro de 2021 às 13:31

      Vai se surpreender com esse universo e os personagens pelos traços da Ana.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Parthenon Místico + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Frankenstein
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Listas

Crianças Malvadas: 3 livros sobre infâncias diabólicas

“O homem nasce essencialmente bom, mas a sociedade o corrompe”. Esta ideia se...

Por DarkSide
Séries

Stranger Things ganha novo trailer

A Netflix liberou o novo trailer da 4ª temporada de Stranger Things e, apesar de ter...

Por DarkSide
Séries

Lady Killer irá virar série na Netflix estrelando Blake Lively

Josie Schuller está pronta para ingressar no mundo das séries. Lady Killer, a...

Por DarkSide
DarksideFilmesListas

7 Histórias emocionantes sobre a busca pela família

Eddie é um adolescente que busca pela mãe, Darlene, em Sabor Amargo, romance de James...

Por DarkSide
LivrosQuiz

QUIZ: Qual linha editorial da DarkSide mais combina com a sua mãe?

O Dia das Mães está chegando. É tempo de celebrar o amor mais puro e sincero que já...

Por DarkSide