Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmesListas

Pânico: Franquia ganha novo fôlego + lista de assassinos mascarados

Qual seu filme de terror favorito?

14/01/2022

Uma das franquias de terror mais amadas do cinema lança seu 5º filme e nos leva a perguntar quem se esconde por trás da máscara de Ghostface dessa vez. Desde a década de 90, quando reinventou o gênero slasher, Pânico traz histórias (e sustos) que mostram que qualquer pessoa pode se tornar um assassino implacável. Confira no DarkBlog curiosidades sobre a série Pânico e outros 3 assassinos mascarados.

A saga começa

Perto do Natal de 1996 estreia Pânico, um filme de terror que tira onda com outros filmes de terror. Os slashers não eram uma grande aposta da época e ninguém poderia prever o sucesso que o filme faria. Logo no início somos apresentados a um grupo de amigos e conhecemos sua dinâmica, mas é aí que as coisas começam a se diferenciar dos filmes clássicos: a mocinha morre.

LEIA TAMBÉM: COMO PÂNICO SE TORNOU UM DOS MAIORES FILMES DO TERROR

SCREAM, Drew Barrymore, 1996

Casey Becker (Drew Barrymore), que parecia ser a protagonista da trama, é a 1ª a ser assassinada por Ghostface, um vilão com uma máscara assustadora e, ao mesmo tempo, caricata: os olhos arregalados, a boca permanentemente aberta e a brancura fantasmagórica causam medo e curiosidade. Ao matar a mocinha, o filme já deixa claro que qualquer coisa pode acontecer.

Logo em seguida somos levados à verdadeira mocinha do filme e ela quebra os padrões gerados ao longo da década anterior: Sidney Prescott (Neve Campbell) não tem o ar inocente que costumamos ver em filmes do gênero, ela se torna um final girl como Laurie Strode (Halloween) ao lutar contra o assassino e sobreviver. 

A semelhança com Halloween não pára por aí: Sidney Prescott é perseguida pelo assassino mascarado e todos os crimes parecem girar em torno da sua vida. Assim como Laurie, Sidney amadurece ao longo da série e se torna uma mulher forte, capaz de enfrentar o assassino quantas vezes forem necessárias.

LEIA TAMBÉM: TODOS OS FILMES DE HALLOWEEN EM ORDEM CRONOLÓGICA

Ghostface é um mas também é muitos

Após revitalizar o gênero e conquistar uma legião de fãs, Pânico se torna uma franquia ganhando outros 4 filmes e uma série da MTV, sempre explorando a ideia de que o assassino mascarado é alguém ligado a Sidney Prescott e com motivações reais para os assassinatos.

Ao longo da série vemos os assassinos mudando mas mantendo uma das características mais marcantes do Ghostface: o fato dele ser humano e, por isso, passível de falhas. Ele apanha, é acertado por objetos, tropeça, cai, levanta e continua matando. Em todos os filmes descobrimos seu rosto ao final e sabemos suas motivações, sejam elas de ódio, vingança ou ciúmes.

Um novo capítulo

Vinte e cinco anos após os assassinatos brutais de Woodsboro, Sidney vê seu trauma vir novamente à tona quando um assassino se apropria da máscara de Ghostface e começa a perseguir um grupo de adolescentes, trazendo segredos do passado mortal da cidade.

Caso real

Ghostface foi inspirado em um caso real, o assassino Danny Rolling. Rolling cometeu diversos assassinatos no final dos anos 80/início dos anos 90 com um modus operandi digno de filme de terror: ele invadia as casas à noite, usava uma máscara e portava uma faca de caça.

Interrogado sobre os motivos pelos quais matava suas vítimas, ele apenas respondeu que buscava fama, assim como Ted Bundy. Suas vítimas tinham sempre os mesmos traços: eram brancas, com cabelos escuros e olhos castanhos.

Outros assassinos mascarados

As máscaras sempre estiveram presentes no terror porque, além de esconderem a identidade dos assassinos, elas tornam impossível “ler” quem está por trás delas, sendo impossível saber se a pessoa é uma amiga ou inimiga. Relembre agora outros 3 assassinos mascarados que espalharam medo nos filmes.

1. Michael Myers

O jovem Myers, de apenas 6 anos, vê sua irmã com o namorado e decide matá-la, mas faz isso enquanto usa uma máscara de palhaço, que lhe permite ocultar suas verdadeiras emoções. Após esse primeiro assassinato, ele é trancafiado em um hospital psiquiátrico até a sua fuga, 15 anos depois.

É nesse momento que Myers começa a perseguir Laurie Strode, uma garota que parece ter sido escolhida ao acaso para ser sua vítima mas que, ao longo da trama, descobre ser sua irmã.

Ao longo de 13 filmes (o 14º será lançado em 2022), Michael Myers mata todos que estão em seu caminho enquanto busca por Laurie. A máscara usada não dá nenhum indicativo das emoções que ele sente, tornando-a ainda mais assustadora.

O universo macabro criado pelo mestre John Carpenter em 1978 se tornou um dos mais icônicos do cinema. Halloween ajudou a moldar os slashers e se mantém vivo — e poderosamente assustador — mais de 40 anos após o seu lançamento. A DarkSide Books® e a Macabra honram esse universo e celebram o legado de Michael Myers com Halloween: O Legado de Michael Myers, um guia definitivo sobre Haddonfield e seus habitantes.

O livro mais completo sobre a franquia é repleto de entrevistas reveladoras, e fala sobre as origens, inspirações, retornos, curiosidades obscuras, trilha sonora incomparável, cenas deletadas, versões alternativas, ideias descartadas, interferências dos estúdios, testes de elenco, reinvenções, críticas e muito mais.

LEIA TAMBÉM: HALLOWEEN – O LEGADO DE MICHAEL MYERS, DE DUSTIN MCNEILL E TRAVIS MULLINS

2. Jason Voorhees

Depois de muito tempo fechado, alguns monitores resolvem passar uns dias no local chamado Crystal Lake, também conhecido como o “Acampamento Sangrento”. Ignorando os avisos, eles preferem se divertir sem saber que logo um assassino sangrento está à espreita.

Antes de começar a usar a icônica máscara de hóquei, Jason usa um saco em sua cabeça para esconder o rosto deformado por um problema de saúde. A máscara, na verdade, só começa a ser utilizada a partir do 3ª filme (1982) e é pega por Jason depois que ele assassina mais uma de suas vítimas.

O livro Sexta Feira 13 – Arquivos de Crystal Lake lançado pela DarkSide® Books traz fotos inéditas e centenas de depoimentos dos atores, membros da equipe e de fãs que também se destacaram no mundo do terror. A cada parágrafo, você vai se sentir andando pelos bastidores das filmagens.

3. Leatherface

Outro assassino mascarado bastante conhecido é Leatherface, o vilão da franquia Massacre da Serra Elétrica. Na trama, jovens viajando em um furgão param em uma fazenda à procura de ajuda e acabam se tornando alvo de um perigoso assassino em série.

A máscara usada por Leatherface é feita de pele humana, daí seu apelido (leather – couro). O filme de 2006 (6º da franquia) conta sobre sua origem e retrata seu nascimento com uma deformidade facial.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide