Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesHalloweenMacabra

Todos os filmes de Halloween em ordem cronológica [ATUALIZADO]

Franquia é uma das mais longas do terror

06/01/2022

Mais de quarenta anos e de uma dezena de filmes fazem de Halloween uma das franquias mais longevas do cinema de terror, tal qual uma Final Girl que resiste a todos os obstáculos. Com tantos filmes, remakes, reboots e diferentes visões de cineastas, fica até difícil seguir os rastros de Michael Myers.

LEIA TAMBÉM: HALLOWEEN – O LEGADO DE MICHAEL MYERS, DE DUSTIN MCNEILL E TRAVIS MULLINS

Os fãs mais ávidos dos filmes iniciados por John Carpenter agora contam com um guia definitivo da franquia: Halloween: O Legado de Michael Myers é uma coleção de fotos, entrevistas e segredos de bastidores de todos os filmes lançados até hoje. Sim, porque o legado de Myers ainda não chegou ao fim.

Para quem quer aproveitar o lançamento para maratonar todos os longas, mas se perde um pouco na ordem deles, a Caveira preparou um guia com a ordem cronológica de todos os filmes de Halloween. Separa a máscara deformada do William Shatner e vem com a gente:

1. Halloween: A Noite do Terror (1978)

O primeiro e mais icônico filme da franquia é realmente quando tudo começou para Michael Myers e Laurie Strode. A trama começa pra valer quando o assassino escapa de um hospital psiquiátrico anos após ter matado sua irmã, quando ainda era criança. Na noite de Halloween ele assassina diversos adolescentes – menos Laurie, que entrou para o cânone das mais icônicas Final Girls do cinema.

2. Halloween 2: O Pesadelo Continua (1981)

Créditos: © Universal Pictures

Sequência direta do primeiro filme, mas sem John Carpenter na direção, a trama aqui continua exatamente após o anterior, seguindo Michael Myers no restante da noite de Halloween enquanto ele tenta localizar Laurie. A maior parte do longa se passa no hospital, para onde a jovem foi levada após o ataque do serial killer. Esta é a primeira vez que abordam a possibilidade de os dois serem irmãos.

3. Halloween 3: A Noite das Bruxas (1982)

Considerado o mais bizarro e confuso da franquia, ele é uma continuação dos anteriores, mas não tem Michael Myers. Em vez disso, a trama gira em torno de um maligno fabricante de brinquedos que produz máscaras de Halloween. A ideia original era que a franquia de Halloween fosse uma antologia de histórias que se passam na data, porém, o Michael fez tanto sucesso que o terceiro filme foi um fracasso.

4. Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988)

Créditos: © Trancas International Films

Ambientado dez anos após o segundo filme, Halloween 4 marca o retorno de Michael Myers à franquia, mesmo sem explicar direito como ele teria sobrevivido àquele final. Apesar do Dr. Loomis marcar presença, é o primeiro longa desta linha do tempo sem Laurie Strode, que teria morrido em um acidente de carro. Agora Michael está atrás da filha dela, Jamie.

5. Halloween 5: A Vingança de Michael Myers (1989)

Para muitos, este foi o filme que marcou o declínio da franquia. Apesar do anterior ter sugerido o nascimento de um novo assassino, a sequência simplesmente ignorou o desenvolvimento deste plot e focou em uma história bem confusa sobre o Michael. Inicialmente ambientado após os eventos do quarto filme, a história acaba inserindo uma origem sobrenatural para o assassino e dá pra perceber que o longa foi rodado sem terem terminado o roteiro.

LEIA TAMBÉM: 7 MOTIVOS QUE FAZEM DE HALLOWEEN UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DO TERROR

6. Halloween 6: A Última Vingança (1995)

Créditos: © Trancas International Films

Bom, a gente já sabe que não é realmente a última vingança, mas poderia ser, porque o sexto filme quase matou a série de vez ao continuar com a falida história da seita do anterior. Na trama, Michael Myers agora persegue o filho de sua sobrinha Jamie.  

7. Halloween 6: A Última Vingança Producer’s Cut (2014)

Após anos de pedidos dos fãs, em 2014 saiu a versão de Halloween 6 com a edição do produtor. Para fins de cronologia daqueles que não descartam a versão de 1995, esta aqui deve ser assistida depois por expandir a história da seita e até mesmo prever um futuro mais tenebroso para o Dr. Loomis quando ele assume a liderança do culto.

8. Halloween H20: Vinte anos depois (1998)

Créditos: © Dimension Films

Ignorando todos os longas lançados após Halloween 2, este aqui marca o retorno de Laurie Strode à franquia. Na trama, ela está levando uma nova vida, com outro nome, quando Michael retorna para sua vingança. O retorno modernizado com um elenco mais jovem deu uma nova vida à franquia.

9. Halloween: Ressurreição (2002)

Mas se Halloween H20 ajudou a revitalizar a franquia, este aqui pôs tudo a perder de novo. A trama é sobre um reality show em que seus competidores devem passar uma noite na casa em que Michael Myers passou a infância

10. Halloween: O Início (2007)

Créditos: © 2007 DIMENSION FILMS

Neste reboot, o diretor Rob Zombie criou uma nova linha do tempo para a franquia, explorando a história e o desenvolvimento do jovem Michael Myers antes dos ataques em Haddonfield. A trama seguiu os mesmos pontos centrais do roteiro original, como se fosse uma versão mais violenta do clássico – o que dividiu a opinião dos fãs.

11. H2: Halloween 2 (2009)

O reboot de Rob Zombie continuou com H2, que parecia seguir a história da sequência lançada em 1981. Porém, uma reviravolta levou o público para territórios desconhecidos do universo de Halloween, que incluem elementos sobrenaturais sobre a relação de Michael com sua mãe e como isso levaria ao seu parentesco com Laurie. Este foi o último filme deste universo.

12. Halloween (2018)

Créditos: © Universal Pictures

Há pouco tempo, Halloween voltou às suas raízes e ignorou tudo o que tinha sido feito após o original de 1978 – incluindo o fato de Michael e Laurie serem irmãos. Ambientado quarenta anos após o clássico, temos uma Laurie Strode madura e que passou as últimas quatro décadas se preparando para o retorno do assassino, e com razão!

13. Halloween Kills: O Terror Continua (2021)

Começando logo após o final do filme de 2021, Halloween Kills continua o reinado de terror do assassino, enquanto os moradores de Haddonfield se juntam para enfrentá-lo. Sem soltar muitos spoilers, o filme tem algumas escolhas interessantes no universo da franquia e deixa uma sequência engatada.

14. Halloween Ends (2022)

Halloween Ends encerra a última série da franquia, iniciada com Halloween em 2018. Dessa vez, o filme se passa quatro anos após os eventos do anterior, Halloween Kills (2021), com Laurie vivendo com sua neta Allyson (Andi Matichak) e terminando de escrever suas memórias. Michael Myers não foi visto em todo esse tempo.

Aqui temos uma Laurie decidida a se libertar do espectro do assassino silencioso que a assombrou desde a adolescência. Porém, quando um jovem chamado Corey Cunningham (Rohan Campbell) é acusado de assassinar um garoto que estava sob seus cuidados como babá, isso desencadeia uma sequência de violência e terror que obriga Laurie a enfrentar o mal que ela não consegue controlar, de uma vez por todas.

LEIA TAMBÉM: SCREAM QUEENS EM FAMÍLIA: JAMIE LEE CURTIS E JANET LEIGH

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

3 Comentários

  • julio

    20 de fevereiro de 2024 às 14:54

    resumindo pramin.
    01 – 1978 e 2007
    02- 2018,2021 e 2022.
    assim seria o mais correto, eu acho.
    ou 1978,2018,2021,2022.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hellraiser: Renascido do inferno
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide