Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesHalloweenMacabra

Todos os filmes de Halloween em ordem cronológica [ATUALIZADO]

Franquia é uma das mais longas do terror

06/01/2022

Mais de quarenta anos e de uma dezena de filmes fazem de Halloween uma das franquias mais longevas do cinema de terror, tal qual uma Final Girl que resiste a todos os obstáculos. Com tantos filmes, remakes, reboots e diferentes visões de cineastas, fica até difícil seguir os rastros de Michael Myers.

LEIA TAMBÉM: HALLOWEEN – O LEGADO DE MICHAEL MYERS, DE DUSTIN MCNEILL E TRAVIS MULLINS

Os fãs mais ávidos dos filmes iniciados por John Carpenter agora contam com um guia definitivo da franquia: Halloween: O Legado de Michael Myers é uma coleção de fotos, entrevistas e segredos de bastidores de todos os filmes lançados até hoje. Sim, porque o legado de Myers ainda não chegou ao fim.

Para quem quer aproveitar o lançamento para maratonar todos os longas, mas se perde um pouco na ordem deles, a Caveira preparou um guia com a ordem cronológica de todos os filmes de Halloween. Separa a máscara deformada do William Shatner e vem com a gente:

1. Halloween: A Noite do Terror (1978)

O primeiro e mais icônico filme da franquia é realmente quando tudo começou para Michael Myers e Laurie Strode. A trama começa pra valer quando o assassino escapa de um hospital psiquiátrico anos após ter matado sua irmã, quando ainda era criança. Na noite de Halloween ele assassina diversos adolescentes – menos Laurie, que entrou para o cânone das mais icônicas Final Girls do cinema.

2. Halloween 2: O Pesadelo Continua (1981)

Créditos: © Universal Pictures

Sequência direta do primeiro filme, mas sem John Carpenter na direção, a trama aqui continua exatamente após o anterior, seguindo Michael Myers no restante da noite de Halloween enquanto ele tenta localizar Laurie. A maior parte do longa se passa no hospital, para onde a jovem foi levada após o ataque do serial killer. Esta é a primeira vez que abordam a possibilidade de os dois serem irmãos.

3. Halloween 3: A Noite das Bruxas (1982)

Considerado o mais bizarro e confuso da franquia, ele é uma continuação dos anteriores, mas não tem Michael Myers. Em vez disso, a trama gira em torno de um maligno fabricante de brinquedos que produz máscaras de Halloween. A ideia original era que a franquia de Halloween fosse uma antologia de histórias que se passam na data, porém, o Michael fez tanto sucesso que o terceiro filme foi um fracasso.

4. Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988)

Créditos: © Trancas International Films

Ambientado dez anos após o segundo filme, Halloween 4 marca o retorno de Michael Myers à franquia, mesmo sem explicar direito como ele teria sobrevivido àquele final. Apesar do Dr. Loomis marcar presença, é o primeiro longa desta linha do tempo sem Laurie Strode, que teria morrido em um acidente de carro. Agora Michael está atrás da filha dela, Jamie.

5. Halloween 5: A Vingança de Michael Myers (1989)

Para muitos, este foi o filme que marcou o declínio da franquia. Apesar do anterior ter sugerido o nascimento de um novo assassino, a sequência simplesmente ignorou o desenvolvimento deste plot e focou em uma história bem confusa sobre o Michael. Inicialmente ambientado após os eventos do quarto filme, a história acaba inserindo uma origem sobrenatural para o assassino e dá pra perceber que o longa foi rodado sem terem terminado o roteiro.

LEIA TAMBÉM: 7 MOTIVOS QUE FAZEM DE HALLOWEEN UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DO TERROR

6. Halloween 6: A Última Vingança (1995)

Créditos: © Trancas International Films

Bom, a gente já sabe que não é realmente a última vingança, mas poderia ser, porque o sexto filme quase matou a série de vez ao continuar com a falida história da seita do anterior. Na trama, Michael Myers agora persegue o filho de sua sobrinha Jamie.  

7. Halloween 6: A Última Vingança Producer’s Cut (2014)

Após anos de pedidos dos fãs, em 2014 saiu a versão de Halloween 6 com a edição do produtor. Para fins de cronologia daqueles que não descartam a versão de 1995, esta aqui deve ser assistida depois por expandir a história da seita e até mesmo prever um futuro mais tenebroso para o Dr. Loomis quando ele assume a liderança do culto.

8. Halloween H20: Vinte anos depois (1998)

Créditos: © Dimension Films

Ignorando todos os longas lançados após Halloween 2, este aqui marca o retorno de Laurie Strode à franquia. Na trama, ela está levando uma nova vida, com outro nome, quando Michael retorna para sua vingança. O retorno modernizado com um elenco mais jovem deu uma nova vida à franquia.

9. Halloween: Ressurreição (2002)

Mas se Halloween H20 ajudou a revitalizar a franquia, este aqui pôs tudo a perder de novo. A trama é sobre um reality show em que seus competidores devem passar uma noite na casa em que Michael Myers passou a infância

10. Halloween: O Início (2007)

Créditos: © 2007 DIMENSION FILMS

Neste reboot, o diretor Rob Zombie criou uma nova linha do tempo para a franquia, explorando a história e o desenvolvimento do jovem Michael Myers antes dos ataques em Haddonfield. A trama seguiu os mesmos pontos centrais do roteiro original, como se fosse uma versão mais violenta do clássico – o que dividiu a opinião dos fãs.

11. H2: Halloween 2 (2009)

O reboot de Rob Zombie continuou com H2, que parecia seguir a história da sequência lançada em 1981. Porém, uma reviravolta levou o público para territórios desconhecidos do universo de Halloween, que incluem elementos sobrenaturais sobre a relação de Michael com sua mãe e como isso levaria ao seu parentesco com Laurie. Este foi o último filme deste universo.

12. Halloween (2018)

Créditos: © Universal Pictures

Há pouco tempo, Halloween voltou às suas raízes e ignorou tudo o que tinha sido feito após o original de 1978 – incluindo o fato de Michael e Laurie serem irmãos. Ambientado quarenta anos após o clássico, temos uma Laurie Strode madura e que passou as últimas quatro décadas se preparando para o retorno do assassino, e com razão!

13. Halloween Kills: O Terror Continua (2021)

Começando logo após o final do filme de 2021, Halloween Kills continua o reinado de terror do assassino, enquanto os moradores de Haddonfield se juntam para enfrentá-lo. Sem soltar muitos spoilers, o filme tem algumas escolhas interessantes no universo da franquia e deixa uma sequência engatada.

14. Halloween Ends (2022)

Halloween Ends encerra a última série da franquia, iniciada com Halloween em 2018. Dessa vez, o filme se passa quatro anos após os eventos do anterior, Halloween Kills (2021), com Laurie vivendo com sua neta Allyson (Andi Matichak) e terminando de escrever suas memórias. Michael Myers não foi visto em todo esse tempo.

Aqui temos uma Laurie decidida a se libertar do espectro do assassino silencioso que a assombrou desde a adolescência. Porém, quando um jovem chamado Corey Cunningham (Rohan Campbell) é acusado de assassinar um garoto que estava sob seus cuidados como babá, isso desencadeia uma sequência de violência e terror que obriga Laurie a enfrentar o mal que ela não consegue controlar, de uma vez por todas.

LEIA TAMBÉM: SCREAM QUEENS EM FAMÍLIA: JAMIE LEE CURTIS E JANET LEIGH

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

3 Comentários

  • julio

    20 de fevereiro de 2024 às 14:54

    resumindo pramin.
    01 – 1978 e 2007
    02- 2018,2021 e 2022.
    assim seria o mais correto, eu acho.
    ou 1978,2018,2021,2022.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hellraiser: Renascido do inferno
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide
LançamentoWish

Campanha no Catarse: Alice: Edição Pesadelo

O clássico onírico de uma menina que cai num buraco e se questiona sobre a vida, a...

Por DarkSide