Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmes

Pishacha: Conheça o demônio do filme Não Abra!

Entidade maligna tem origem no folclore hindu e budista

07/11/2023

Uma das entidades mais assustadoras do folclore hindu e budista é um demônio conhecido por Pishacha. O ser também é chamado de Piśāca e é caracterizado como uma criatura sinistra devoradora de carne. Ele fez sua estreia em Hollywood no filme Não Abra!, que explora os horrores da crueldade adolescente conforme perigos cercam as angústias de uma garota.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA SEUS DEMÔNIOS

Na trama, Samidha (Megan Suri) é uma jovem de ascendência indiana que está em conflito com sua identidade cultural enquanto estuda em uma escola típica de ensino médio nos Estados Unidos. Tentando se encaixar e melhorar sua popularidade, ela se distanciou dos costumes da mãe, Poorna (Neeru Bajwa), e tenta esconder suas origens dos colegas.

Quando Tamira (Mohana Krishnan), sua melhor amiga de infância, começa a agir de modo estranho, Samidha faz pouco caso de sua aparência desarrumada e acredita que o jarro assustador em suas mãos seja só uma maneira macabra de tentar chamar a atenção. Ao quebrar o objeto com fúria, Samidha acidentalmente liberta um mal antigo — um Pishacha decidido a devorar seu corpo e sua alma.

não abra
Imagem: Divulgação

Quem é Pishacha?

Tal qual o Diabo cristão, acredita-se que Pisacha seja a personificação do mal absoluto nas religiões e filosofias dármicas, como o hinduísmo e o budismo. Pishachas são criaturas parasitas que espalham as sementes do caos e se alimentam das emoções negativas provocadas por ele.

Segundo o folclore, Pishacha é uma besta quase tão antiga quanto o próprio tempo. Acredita-se que ele tenha sido uma criação do deus hindu Brahma, com sua primeira menção datando do Mahabharata, o épico sânscrito que narra a Guerra Kurukshetra, que provavelmente ocorreu há cerca de 5 mil anos.

LEIA TAMBÉM: CLÁSSICOS JAPONESES SOBRENATURAIS: DESCUBRA O QUE SÃO YŌKAI

As religiões e a literatura indiana descrevem Pishacha como um demônio poderoso, porém inferior, que se alimenta de emoções básicas, como medo e tristeza. São instigadores da corrupção e filhos de Krodha, um estado mental semelhante à ira ou à fúria, incitando o caos e a corrupção nas vidas de suas vítimas.

pishacha

Pishacha é um demônio que age na escuridão. Tarde da noite eles se escondem nas sombras e atormentam suas vítimas — uma espécie de amaciar a carne antes de partirem para a matança. Embora essas criaturas malignas possam ocupar qualquer espaço, elas preferem encruzilhadas, cemitérios, crematórios e outros locais onde as almas dos mortos estejam livres de seus corpos terrenos. Locais onde mortes violentas ocorreram também atraem esse ser que se alimenta da dor.

Como Pishacha age?

Esse demônio pode utilizar diferentes táticas, mas seu objetivo principal sempre é o de criar conflitos, caos e dor. Pishachas infestam casas e corrompem a energia positiva do lugar, transformando-a em uma força devastadora. Eles costumam identificar o membro mais vulnerável da família e manipulá-lo através de vícios comuns, como inveja e tentação. Seu método tem por objetivo romper os laços de confiança da vítima com as outras pessoas, deixando-a ainda mais desolada e disseminando a destruição a outros membros da família.

Conforme o poder de Pishacha sobre sua vítima se intensifica, o demônio pode levar o indivíduo a comportamentos mais destrutivos, como beber em excesso, usar drogas e outras maneiras de intoxicação desenfreada. Discussões e sentimentos de raiva são disseminados no lar ao mesmo tempo em que alimentam o poder do demônio.

pishacha

Trata-se de uma tática bem comum para esse demônio, cujo objetivo é destruir comunidades maiores e, por que não, o mundo. Entrando no último estágio do ataque, a energia negativa provocada por Pishacha se torna incontrolável e se estende a grupos maiores. Qualquer pessoa que tentar ajudar poderá se tornar a próxima vítima do demônio.

É possível enfrentar um demônio Pishacha?

Pishachas são manifestações poderosos do mal mais puro que existe e pouco pode ser feito para derrotá-los. Alguns dizem que qualquer um que ver o monstro será amaldiçoado com a morte em até seis meses. Outros creem que a criatura possa ser destruída usando uma espada abençoada — porém, isso levaria o espírito de Pishacha a assombrar o local onde foi morto até o fim dos tempos.

No entanto, há maneiras de manter esse monstro longe. Realizar oferendas constantes pode acalmar a fera, alimentando-a o suficiente para aplacar seu impulso assassino. Mantras também podem ser eficazes em combater o impulso do demônio em corromper a energia positiva. 

Porém, a melhor maneira de enfrentar Pishacha talvez ainda seja o amor próprio. Concentrar-se em valores como gratidão, amizade e conexões humanas pode nos manter distantes das sombras emocionais por onde Pishacha circula.

Conheça seus demônios

Demônios dos mais diversos nomes existem nas mais diferentes crenças, em todo o mundo. Para compreender a origem do que nos assombra e desafia, nada melhor que mergulhar nos segredos místicos que reinam entre o céu e o inferno. Dicionário dos Demônios é uma das obras mais valiosas sobre o tema, fruto de uma pesquisa minuciosa da autora M. Belanger através de grimórios antigos, originados na Idade Média e na Renascença.

dicionário dos demônios

Uma pesquisa inédita e surpreendente que foi capaz de reunir a mais extensa lista de nomes e curiosidades sobre o universo da demonologia. Uma oportunidade única para conhecer a origem dos anjos caídos e dos demônios mais poderosos e obscuros que já passaram pela história milenar de nosso planeta.

LEIA TAMBÉM: CONSTANTINE 2 VEM AÍ? FÃ IMAGINA PÔSTER PARA A SEQUÊNCIA DO FILME COM KEANU REEVES

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Dicionário dos Demônios + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

12 Filmes com apocalipse nuclear

O cinema sempre adorou explorar nossos medos mais profundos em relação ao futuro,...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Entity: O horror que possuiu uma geração

Em um passado não muito distante, todos levavam a vida, e a vida após a mortem com a...

Por Cesar Bravo
FilmesGraphic NovelSéries

As 10 adaptações mais assustadoras de obras de Junji Ito

O terror do cotidiano, que ganha contornos insanos, grotescos e apavorantes é a marca...

Por DarkSide
EventosNovidades

Dark Guide CCXP23: O guia de sobrevivência dos DarkSiders

A Comic Con Experience, nossa querida CCXP é um marco no calendário da cultura pop...

Por DarkSide
CuriosidadesEventosGraphic Novel

10 Curiosidades sobre Junji Ito que vão te surpreender

Os fãs brasileiros que tiveram calafrios com Fragmentos do Horror e Contos de Horror...

Por DarkSide