Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneCuriosidades

Predador Americano: A perturbadora ligação do caso com Ted Bundy

A crueldade de Israel Keyes chocou até veteranos do FBI

26/07/2023

Crueldade e desprezo pela vida humana costumam ser características em comum entre assassinos em série. Foi assim com Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy e com o BTK, nomes bem conhecidos de quem se interessa por true crime. Mas essas características também são observadas em assassinos menos conhecidos do público, como é o caso de Israel Keyes.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: PREDADOR AMERICANO, POR MAUREEN CALLAHAN

O serial killer que atuou em pelo menos quatro estados norte-americanos e matou pelo menos onze pessoas entre 1996 e 2012 é um dos mais cruéis dos tempos atuais, chocando até os agentes mais casca-grossa do FBI. A história da investigação que levou à sua captura é contada em detalhes em Predador Americano, lançamento da marca Crime Scene®.

No livro, Maureen Callahan conduz os leitores por uma investigação minuciosa, revelando detalhes estarrecedores de uma caçada frenética pela justiça em uma narrativa envolvente e repleta de reviravoltas reais. A autora mergulha em inúmeros arquivos confidenciais, entrevistas e relatórios para montar um retrato detalhado de um assassino implacável e os esforços das autoridades para capturá-lo diante das fragilidades da lei.

A perturbadora semelhança com o caso Ted Bundy

Bundy é um assassino em série bem mais conhecido do que Keyes. A ampla cobertura midiática do caso na época e durante os arrastados trâmites judiciais que culminaram com a sua execução em 1989 cravaram o nome do assassino no imaginário popular.

Apesar da irresponsável glamourização que foi dada ao assassino durante sua prisão e julgamento — ele tinha admiradoras que lhe mandavam cartas na cadeia —, quem conhece detalhes dos crimes de Ted Bundy sabe que não existe nada de admirável em um homem que massacrou mulheres e destruiu famílias inteiras. Um relato detalhado sobre o caso pode ser lido em Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, escrito por Ann Rule, que chegou a trabalhar com o assassino.

ted bundy

O problema do espetáculo midiático criado em torno de assassinos como Bundy é o risco de que tais criminosos não apenas ganhem fãs, mas imitadores. Esse foi o caso de Israel Keyes, que, após sua captura, contou aos investigadores que estudou o caso de Ted Bundy e se inspirou nele. 

É possível observar algumas semelhanças nos crimes cometidos entre os dois serial killers. Ted Bundy cometeu assassinatos em pelo menos sete estados diferentes: Califórnia, Colorado, Flórida, Idaho, Oregon, Utah e Washington. Israel Keyes atuou nos estados do Alaska, Nova York, Vermont e Washington.

LEIA TAMBÉM: VÍTIMA DE TED BUNDY CONTA COMO ESCAPOU COM VIDA DE ATAQUE

Além de agirem em diferentes localidades, dificultando as investigações, os dois apresentavam sinais de sadismo, de matarem simplesmente pelo prazer que sentem nisso, alheios a todo o sofrimento que estão causando. Nenhum dos dois demonstrou qualquer sinal de remorso por terem ceifado tantas vidas.

Os dois escolhiam suas vítimas aleatoriamente, mas Keyes tinha uma abordagem mais detalhista e certo preparo antes de cometer os assassinatos, enquanto Bundy foi se tornando gradativamente mais impulsivo com o tempo. 

predador americano

Uma característica infame de todo o caso Bundy está relacionada às suas tentativas de fuga durante a prisão e o julgamento — uma delas bem-sucedida. Israel Keyes também tentou fugir durante uma audiência, mas foi capturado a tempo. 

Um serial killer qualquer

Apesar de ter estudado o modus operandi de Ted Bundy e de outros assassinos em série, Israel Keyes não queria ser considerado um. Ele não queria ser comparado a qualquer outro serial killer que já existiu, vangloriando-se de ter “métodos originais” para cometer seus crimes. 

Diferentemente de Bundy, ele não queria receber atenção da mídia para o seu caso. Os policiais concordaram em manter a discrição na esperança de que isso os ajudasse a obter mais confissões do assassino em série.

Israel Keyes

Ted Bundy era o oposto: ele adorava atenção. Da mídia, da polícia, do FBI. Israel Keyes não queria publicidade para evitar a exposição de sua família e amigos. Bundy não ligava para isso.

Israel Keyes não tinha planos de ser capturado e muito menos de acertar suas contas com a lei. À polícia, disse que seu único arrependimento era o de não ter matado mais pessoas antes de ser preso. Ele morreria atirando se fosse preciso e preferia perder a vida a ser capturado. 

Enquanto Bundy passou longos anos na prisão e no corredor da morte até ser executado em 1989, o tempo de Keyes atrás das grades foi mais curto. Sua “fuga” ocorreu quando ele tirou a própria vida em sua cela. O assassino até deixou páginas de uma possível carta de suicídio para trás, mas elas continham muito sangue para serem legíveis.

LEIA TAMBÉM: O QUE O GREEN RIVER KILLER, TED BUNDY E HANNIBAL LECTER TÊM EM COMUM?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Rayssa de Oliveira Bicalho

    19 de dezembro de 2023 às 13:42

    O livro é espetacular. Uma verdadeira aula de Direito, Criminologia e Psicopatologia em meio aos caos frenético que era Israel Keyes e a sua passagem pelos Estados Unidos. A autora foi brilhante do início ao fim. Recomendo muito ❤️

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Predador Americano + Brindes Exclusivos
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Cruel: Índice da Maldade + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Next of Kin: Mais perto do horror do que você imagina

Uma das formas mais efetivas para que um filme, um livro, ou outra produção...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

MaXXXine: Ti West e Lily Collins chocam fãs com sessão surpresa do filme

Era para ser uma sessão dupla de X e Pearl, mas então veio o plot twist. O diretor Ti...

Por DarkSide
LivrosMagicae

5 Reflexões valiosas do livro Inverno da Alma

Você já parou pra pensar o quanto as estações do ano estão associadas aos nossos...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

4 Expedições polares que deram terrivelmente errado

Desde que entendemos o planeta do jeito que ele é (redondo, para que não fiquem...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

Como morreu Harry Houdini?

Harry Houdini teve uma carreira tão prolífica na arte do ilusionismo que ganhou o...

Por DarkSide