Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarklove

Quais são os Nove Círculos do Inferno?

Submundo é explorado em Reino das Bruxas: Natureza Sombria

13/04/2023

Depois de um fim chocante em Reino das Bruxas: Irmandade Mística, Emilia segue em sua jornada infernal no segundo livro da trilogia de Kerri Maniscalco. Em Reino das Bruxas: Natureza Sombria, ela embarca em uma jornada até o Inferno em busca de respostas sobre o assassinato de Vittoria e a maldição do diabo.

LEIA TAMBÉM: 5 EXPECTATIVAS PARA REINO DAS BRUXAS: NATUREZA SOMBRIA

A investigação sobre a morte da irmã segue com seus contornos diabólicos com a ajuda (?) de Ira, um dos príncipes do Inferno. Dessa vez, Emilia precisa enfrentar as tentações do Corredor dos Pecados e do próprio submundo.

Mas afinal, qual é o mapa do Inferno? De onde vem o nosso entendimento dele como um lugar de danação e de pagar pelos nossos pecados? Siga com a Caveira nessa caminhada infernal.

O Inferno de Dante

Algumas pessoas podem até se surpreender, mas o nosso conceito mais elaborado de Inferno não vem da Bíblia cristã, que possui referências um pouco mais genéricas para o que esse lugar de punição representa. A mitologia em torno do Inferno, seus círculos e a relação com os Sete Pecados Capitais vem de outra obra: A Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no século XIV.

inferno de dante
Foto: Scala / Reprodução National Geographic

A obra é dividida em três partes — “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso” — e narra a viagem do próprio autor pelos três planos, guiada pelo poeta romano Virgílio. A primeira parada ocorre justamente no Inferno, onde Dante nos conduz em uma alegoria do conceito medieval desse lugar de eterna danação.

De acordo com A Divina Comédia, o Inferno é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. A organização se baseia na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos. 

LEIA TAMBÉM: MACHADO, A CIDADE E SEUS PECADOS: CONHEÇA OS 7 PECADOS CAPITAIS

Nessa versão, o Inferno teria sido criado a partir da queda de Lúcifer do Céu, uma passagem recontada por John Milton no épico Paraíso Perdido. Segundo Dante, a gravidade dos pecados aumenta conforme os círculos se tornam mais profundos. Confira quais são os Nove Círculos e o que cada um deles representa:

1º Círculo: Limbo

Depois de passar pelo portal e pelo vestíbulo do Inferno, você chega ao seu primeiro círculo: o Limbo. É para lá que vão os não cristãos virtuosos e os agnósticos não batizados — principalmente as crianças. Lá também estão todos aqueles que morreram antes da chegada de Jesus.

inferno de dante: limbo

No Limbo, as almas vagam sem destino em completa escuridão. Isso representa a mente que nunca foi iluminada pela palavra de Deus. Diferentemente dos outros círculos, ali as almas não gritam de dor, apenas suspiram. Em termos de Inferno, trata-se do destino menos terrível, mas está bem longe de ser um paraíso.

2º Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)

Após o julgamento da sua eterna danação, chegamos ao segundo círculo, onde fica o Vale dos Ventos. Para lá vão aqueles que se entregaram à luxúria e também os adúlteros. Essas almas são atormentadas e arrebatadas por um furacão e turbilhões de vento que não acabam nunca.

vale dos ventos inferno de dante

O castigo é uma analogia às paixões que arrastavam em vida essas pessoas, tal qual o vento. O castigo é justamente ser levado com violência por um vento incessante que os arrasta pelo Inferno.

3º Círculo: Lago de Lama (gula)

O Lago de Lama do terceiro círculo é o lugar para onde vão os gulosos. Lá, eles ficam atolados em uma lama suja e espessa, onde jazem imersos no próprio vômito. Como se isso não fosse ruim o suficiente, as almas glutonas são atormentadas por uma tempestade fortíssima de granizo, gelo, neve e torrões de água suja que caem sem parar. 

cérbero cão de três cabeças inferno

É no terceiro círculo que fica Cérbero, o famoso cão de três cabeças que, com seu apetite insaciável, arranha, esfola, esmaga, dilacera e esquarteja os espíritos desses pecadores. O castigo aqui é uma resposta ao prazer e ao conforto de comer alegremente e sem limites em vida, uma vez que estas almas são submetidas ao desconforto de uma dolorosa chuva gelada e à gula do próprio Cérbero.

4º Círculo: Colina de Rocha (ganância)

Os pródigos, gananciosos e avarentos se reúnem no quarto círculo do Inferno, onde fica a Colina de Rocha. As almas que se encontram lá pertenciam a pessoas que em vida acumularam dinheiro, eram materialistas ou que gastavam sua fortuna com prazeres mundanos.

colina de rocha inferno de dante quarto círculo

O local é repleto de montanhas e as riquezas materiais dessas almas se transformaram em grandes pesos de barras e moedas de ouro, que elas devem empurrar umas contra as outras, ou seja, quem acumulava demais empurra contra quem gastava tudo, denotando sua relação antagônica em relação à riqueza. 

5º Círculo: Rio Estige (ira)

Engana-se quem pensa que somente os raivosos vão parar no quinto círculo do inferno. A ira acumulada em forma de rancor também é um pecado que manda essas almas para lá. Ou seja, irritados e mal-humorados se encontram lá, nas águas do Rio Estige.

rio estige inferno de dante quinto círculo

Na entrada desse círculo fica uma cachoeira de água e sangue fervente, que forma um lago de mesmo nome, onde estão amontoados os pecadores da ira, batendo-se e torturando-se numa raiva sem fim. No fundo do Estige ficam os rancorosos, que, por nunca terem demonstrado sua ira, não podem subir à superfície, ficando atolados na lama do fundo rio, soltando as bolhas que podem ser vistas na superfície.

Antes de chegar ao sexto círculo, Dante e Virgílio passam pela cidade de Dite, que separa os círculos dedicados aos castigos das almas que pecaram sem intenção (culpa), daquelas que pecaram conscientemente (dolo)

6º Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)

O primeiro círculo dedicado aos pecadores dolosos, e o sexto do Inferno como um todo, é dedicado aos hereges: aqueles que não acreditaram na existência de Deus e que tinham crenças contrárias às dos sacerdotes de teologias ortodoxas, como o cristianismo. 

cemitério de fogo inferno de dante sexto círculo

As almas dos hereges ficam confinadas em túmulos abertos, de onde sai o fogo eterno — um paralelo com a prática medieval de queimar essas pessoas em fogueiras. Em cada túmulo do Cemitério de Fogo há mais de mil condenados e, quanto mais severa a heresia, mais ardente é a chama.

7º Círculo: Vale do Flegetonte (violência)

As almas violentas são condenadas ao sétimo círculo, onde fica o Vale do Flegetonte. Esse lugar ainda é subdividido em três vales e uma cachoeira de sangue, da seguinte maneira:

Vale do rio Flegetonte: para lá vão as almas de quem praticou violência contra o próximo, como assassinato ou espancamento. Elas ficam mergulhadas no rio de sangue daqueles que oprimiram — quanto maior a violência, maior a parte imersa.

Vale da Floresta dos Suicidas: os que cometem violência contra si ou contra os próprios bens vão para lá, o que inclui suicidas e esbanjadores. Os suicidas se tornam sementes e crescem para virar árvores de folhas escuras, constantemente comidas pelas harpias, o que causa intensa e eterna dor. Os esbanjadores, por sua vez, são perseguidos cadelas famintas que representam a pobreza e o desespero.

vale do flegetonte sétimo círculo inferno de dante

Vale do Deserto Abominável: é para lá que vão os violentos contra Deus, ou seja, os blasfemos ou que agiram contra os dogmas religiosos. Eles jazem em um deserto de areia quente onde chovem chamas de fogo. 

8º Círculo: Malebolge (fraude)

Diversos tipos de fraudadores são encontrados no oitavo círculo do inferno, o Malebolge, que é subdividido em dez fossos, cada um destinado a um tipo de pecador e com um castigo específico:

Rufiões e sedutores: açoitados por demônios.

malebolge oitavo círculo do inferno de dante

Aduladores e lisonjeiros: submergidos em um fosso de fezes e esterco.

Traficantes de artefatos sagrados: enterrados de ponta-cabeça enquanto suas pernas são assadas por velas.

Adivinhos: têm a cabeça torcida, voltada para as costas, de forma que não conseguem olhar para a frente.

Corruptos: submergidos em um lago de piche fervente.

Hipócritas: vestidos com roupas brilhantes, mas pesadas como chumbo, sentindo o peso do seu falso brilho.

Ladrões: têm seus corpos roubados constantemente por serpentes e outros répteis monstruosos que os atravessam e os desintegram, roubando seus traços humanos.

Maus conselheiros: estão envoltos por chamas, oceanos de lava e uma tempestade de raios contínua.

Semeadores de discórdias: são esfaqueados por um demônio.

Falsários: jazem cobertos por todo tipo de doença e pestilência.

9º Círculo: Lago Cocite (traição)

A entrada para o nono e mais profundo círculo do Inferno é obstruída por gigantes acorrentados em poços congelados por terem se revoltado contra Júpiter. É lá que fica o Lago Cocite, também conhecido como “o lago das lamentações”. Ele fica no centro da Terra e é formado pelas lágrimas dos condenados e pelos rios de sangue do Inferno que ali desaguam.

lago cocite nono círculo do inferno de dante

É nesse lago que ficam imersos os traidores, representados por Lúcifer. Esses pecadores são distribuídos em quatro esferas diferentes, dependendo da gravidade da traição cometida, que são:

Caína: traidores e assassinos de parentes, que ficam presos no gelo, com o rosto voltado para baixo.

Antenora: destinado a traidores de sua pátria, que ficam presos no gelo com o rosto virado para cima.

Ptolomeia ou Tolomeia: lá estão os traidores de seus hóspedes, que ficam imersos com o rosto para fora, chorando lágrimas congeladas que cobrem seus olhos.

Judeca: local onde são punidos os traidores de mestres, reis e benfeitores, que ficam totalmente submersos no gelo do Cócito de maneira consciente. É ali que reside Lúcifer, descrito com três cabeças que mordem os três maiores traidores da história: Judas Iscariotes, Brutus e Cassius.

LEIA TAMBÉM: COMO PARAÍSO PERDIDO INFLUENCIOU A CULTURA POP

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • Maria Antônia da Conceição Mendes

    24 de julho de 2023 às 07:53

    parece um resumo do livro: o inferno da divina comédia.
    muito bom.

  • AJSALVO ️

    19 de agosto de 2023 às 12:55

    Save the light!!!
    A luz gostou de sua publicação…
    A escuridão encontrou a LUZ;
    A LUZ NÃO ENCONTROU A ESCURIDÃO…☮️️
    BEM-VINDOS A ERA DAS TREVAS 223️666

  • Walkiria Alves da Silva

    11 de outubro de 2023 às 13:31

    desde sempre se ouve falar do Inferno. independente da narrativa,melhor não duvidar que ele exista. pois todas as culturas tem sua narrativa,e pouca difere uma das outras. Melhor tentar ser melhores,pra pelo menos conseguir a superfície do inferno. A menos pior. Se e que e menos pior parar lá, no inferno

  • Iran

    3 de março de 2024 às 21:24

    ninguém vai escapar, tem o ferno pra todo mundo kkkkkk

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Paraíso Perdido + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Dicionário dos Demônios + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide