Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMacabra

Qual a diferença entre fantasma, poltergeist e assombração?

Conheça essas entidades possuídas

09/03/2023

Você já presenciou algo estranho em casa? Sons de arranhões, portas que batem sem motivo, cheiros inexplicáveis… A não ser que você tenha um gato ou cão meio desastrado, é de se pensar que há uma presença indesejada no seu lar. Mas será que os acontecimentos estão relacionados a um fantasma, poltergeist ou a uma assombração?

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: POLTERGEIST, DO FILME ESCRITO POR STEVEN SPIELBERG

Em Poltergeist, filme dos anos 1980 que contou com roteiro de Steven Spielberg e direção de Tobe Hooper, uma presença maligna na casa se manifesta através dos chiados de uma TV fora do ar, ao mover objetos em determinados cômodos e ao sequestrar a pequena Carol Anne para seu misterioso plano.

Casos de fenômenos sobrenaturais são bem comuns na literatura e no cinema de terror. Há algo particularmente ameaçador ao descobrir que a sua casa, o seu refúgio, não é tão seguro como você imaginava ou que há uma força te seguindo por onde você anda. Mas para conseguir mandar embora a entidade que te perturba, em primeiro lugar é preciso saber com o que você está lidando: se é um fantasma, um poltergeist ou uma assombração.

Embora os três conceitos tenham origens semelhantes e possam coexistir de alguma maneira, há algumas diferenças básicas entre eles. Confira nesse post assombrado:

O que são fantasmas

Embora a imagem clássica de um lençol sinistro com olhos e boca seja a representação mais comum de fantasmas, eles são essencialmente espíritos de pessoas ou animais que aparecem para os vivos, de acordo com a crença. As descrições dessas entidades podem variar bastante, desde uma presença invisível até uma projeção corpórea transparente com as feições daquela pessoa ou animal em vida.

Esses fantasmas se manifestariam por se recusarem a deixar o mundo dos vivos — às vezes por causa de um assunto pendente ou até mesmo por não se dar conta da própria morte. Os fantasmas costumam fazer uma aparição, normalmente no lugar onde moravam, morreram ou gostavam de frequentar, então há uma relação com um local específico. Dizem que a ocorrência de fantasmas é mais comum se a pessoa em questão foi assassinada ou sofreu outro tipo de morte violenta.

fantasma
A24/Divulgação

Os principais motivos para o surgimento de um fantasma são:

– Alguns estão incomodados pela sua morte violenta e se encontram presos entre os mundos dos vivos e dos mortos;

– Alguns não estão dispostos a aceitar a própria morte;

– Alguns simplesmente não sabem que estão mortos;

– Alguns são obcecados pela sua propriedade enquanto vivos (casa, carro e outros pertences).

LEIA TAMBÉM: 8 CASOS INVESTIGADOS POR ED & LORRAINE WARREN QUE IRÃO TE POSSUIR

De acordo com a crença em torno de fantasmas, sua presença pode ser percebida a partir dos seguintes sinais:

Calafrios súbitos e inexplicáveis;

Cheiros desagradáveis sem explicação;

– Sensação de estar sendo observado, mesmo sozinho;

– Ouvir sons ou vozes estranhas;

– Objetos se movendo sem explicação.

Dica da Caveirinha: Uma obra muito divertida para pequenos trevosos é Como ter um Amigo Fantasma. Na obra, Rebecca Green traz dicas valiosas para crianças enfrentarem seus medos através de um lúdico passo a passo para criar amizade com um fantasma.

como ter um amigo fantasma

O que é um poltergeist

Embora os poltergeists se enquadrem dentro do espectro fantasma, há uma característica que destaca esses seres de outras criaturas fantasmagóricas: sua natureza mais agressiva. Fantasmas costumam ser mais passivos, algo que os poltergeists certamente não são.

Essas entidades são responsáveis por perturbações físicas, como barulhos altos e mover ou destruir objetos. Os poltergeists da ficção são descritos como seres capazes de beliscar, morder, bater e fazer pessoas tropeçarem. Também dizem que eles são capazes de fazer objetos levitarem, bater em portas, provocar cheiros desagradáveis, causar incêndios e problemas elétricos.

A palavra “poltergeist” vem do alemão poltern, que significa fazer barulho, e Geist, que se refere a fantasma ou espírito. Ou seja, um poltergeist é literalmente um espírito barulhento.

poltergeist

Em algumas interpretações os poltergeists não necessariamente seriam espíritos de pessoas que já foram vivas, mas simplesmente uma entidade sobrenatural, uma força energética que interage com os vivos. De toda forma, são consideradas criaturas problemáticas que assombram uma pessoa em particular, independentemente do local.

Outras características típicas de poltergeists são:

– Tipicamente invisíveis;

– Extremamente bravos e violentos;

– Têm habilidade de interagir com o ambiente físico;

– São alimentados diretamente pelo estado emocional da pessoa perturbada;

– Podem viajar e são conhecidos por seguir a energia do atormentado.

O que é uma assombração

Assombração é o nome que se dá quando há a presença incômoda de um fantasma — no caso de um poltergeist, o nome mais usado é perturbação. Unindo esse conceito à dinâmica dos fantasmas, é seguro dizer que a assombração está ligada a algum lugar específico, em contraste com a natureza itinerante dos poltergeists.

O próprio filme Poltergeist oferece essa comparação, quando a equipe de investigadores paranormais vai à casa dos Freeling. Segundo a Dra. Lesh (Beatrice Straight), “poltergeists costumam estar associados a um indivíduo. Assombrações parecem estar conectadas a um local. Normalmente uma casa”. Outra diferença apontada no longa é que as perturbações dos poltergeists costumam durar pouco tempo, como meses. Já as assombrações podem durar anos.

dark house

E de assombração a Caveira entende! Além da novelização do filme Poltergeist, a DarkSide® conta com uma coleção dedicada a essas casas assombradas: a Dark House. Alguns títulos já publicados incluem Amityville, de Jay Anson, Hell House: A Casa do Inferno, de Richard Matheson, e Elementais, de Michael McDowell.

De qualquer maneira, melhor torcer para que você nunca precise confrontar qualquer tipo de fantasma, poltergeist ou assombração. Alguns deles podem ser bem perigosos e teimosos, como os Freeling acabaram descobrindo.

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES DE TERROR COM CASAS ASSOMBRADAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Poltergeist + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Como Ter um Amigo Fantasma + Brinde Exclusivo
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide