Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic Novel

Quantas vezes você já se sentiu representado em uma história?

Confira o depoimento emocionante de Camila Cerdeira sobre a leitura de O Príncipe e a Costureira.

04/09/2020

Quantas vezes você já viu histórias que lhe representassem? Quantas vezes você já leu histórias de pessoas que tinham experiências e vivências como as suas? Eu devo confessar que eu não tive muitas. Assim como boa parte das crianças eu cresci amando contos de fadas e histórias da Disney. Eu lembro de quando era criança, ter quatro ou cinco anos, e me encantar completamente pelo personagem Aladdin, por Agrabah e suas cores, as músicas, todo aquele universo era fascinante. Chegou o carnaval da escola e minha mãe me vestiu de Jasmine e eu fiquei completamente desconfortável sem conseguir entender o motivo… Hoje eu sei. 

Eu queria ser o Aladdin e não a princesa. Os anos passaram e a Disney lançou Mulan e algo acendeu em mim. Eu nunca fui de ganhar VHS de presente, a gente não tinha tanto dinheiro assim, mas eu consegui convencer meus pais a me darem Mulan especificamente. E eu guardei esse presente tão precioso que, mesmo hoje aos 31 anos, a fita ainda está aqui comigo. Eu sei recitar cada fala dessa animação, eu choro sempre que escuto a música “Reflection” (que no Brasil ganhou o nome de “Imagem”) porque essa música toca em uma parte que meu eu criança não compreendia muito bem. Hoje eu sei, a imagem de quem sou se revelou e mostrou que eu sou uma pessoa não-binária.

LEIA TAMBÉM: DESMISTIFICANDO A SOPA DE LETRINHAS LGBTQIA+

Mulan não é uma história não-binária, a protagonista se veste de homem, mas ela não é um homem em si. Mas como eu disse, eu não cresci tendo muitas histórias que me representassem, então eu aceitei aquelas que eu consegui. Então a DarkSide® me chega com o lançamento O Príncipe e a Costureira de Jen Wang, um moderno conto de fadas sensível sobre um protagonista não-binário que encontra aceitação e amor. Foram 31 anos procurando essa história sem saber que era exatamente ela que eu queria.

É curioso como eu acho que Sebastian saberia apreciar e se identificar com (a música) “Reflection” tanto quanto eu. Temos aqui uma jovem pessoa dividida em ser quem realmente é ou atingir as expectativas sociais que lhe foram impostas. Ele vive esse dilema de fazer os pais felizes ou se fazer feliz. E acho que é muito importante pontuar que Sebastian, ao contrário de Mulan, é sim uma pessoa trans não-binária. Ele é os dois gêneros, as duas personas; é Sebastian e também é Lady Crystallia. Além dessa brilhante jornada de autodescoberta temos também uma jornada de amor.

Muito raramente vemos pessoas trans sendo romanticamente amadas por quem são. A primeira vez que vi uma genuína história de amor para com uma pessoa trans foi em Pose, série que retrata a vida de gays e trans nos anos 1980 na cultura do Ballroom — outra produção que acredito que Lady Crystallia iria gostar muito. Pose é uma série fashionista, glamourosa e muito realista sobre como foi ser trans nos Estados Unidos durante a epidemia da AIDS. O amor que se vê na série é um amor adulto, lindo e complexo. 

LEIA TAMBÉM: 10 PRODUÇÕES PARA CELEBRAR O ORGULHO DE SER

Mas O Príncipe e a Costureira é adolescente, é gentil e puro. É como se permitir dar uma espiada em uma história Disney e ter esse gostinho de final feliz. Eu não esperava. Comecei a ler O Príncipe e a Costureira achando que teríamos um protagonista LGBT e era isso, acontece que o interesse amoroso também é uma pessoa LGBT, afinal o interesse amoroso está apaixonado tanto pelo Sebastian como por Lady Crystallia. É um magnífico trabalho. O roteiro e a arte da graphic novel são de encher os olhos. É uma história sensível e tocante que, como eu disse, estive esperando minha vida inteira para encontrar. E fico muito feliz que agora muitas outras pessoas Não-Binárias e Queer irão encontrá-la.

LEIA TAMBÉM: PREMIADA GRAPHIC NOVEL, O PRÍNCIPE E A COSTUREIRA, CHEGA À DARKSIDE®

Sobre Camila Cerdeira

Avatar photoCamila Cerdeira trabalha com escrita, fotografia e teatro. Fez parte da equipe do NaTV e da Preta, Nerd & Burning Hell. Nerd de criação, negra, não-binário e feminista, mora em Fortaleza, onde também faz parte dos podcasts Orgulho Contra Ataca e Bisão Voador. Camila tem um texto no livro RPG Indagações e assinou com a Se Liga Editorial para publicação de Física do Amor. Espalhada virtualmente, é quase sempre possível encontrá-la discursando sobre questões sociais ou sobre nerdiandade, mas provavelmente sobre ambos ao mesmo tempo.

6 Comentários

  • Daniel Rocha

    4 de setembro de 2020 às 18:06

    Parabéns Darkside por celebrarem a boa arte, ainda mais quando ela possibilita a representatividade entre as pessoas, e parabéns Camila Cerdeira pelo belo e sensível texto. Abraços a todxs!

  • Franz Andrade

    7 de setembro de 2020 às 02:55

    Uma resenha muito linda. Sou mulher trans e assim que vi algumas imagens da Novel já me senti super feliz. Queria eu ter essa representatividade nas HQs que lia quando criança. Vou ler essa com certeza! Parabéns!

    • Avatar photo

      DarkSide

      8 de setembro de 2020 às 10:48

      A representatividade é essencial exatamente por isso, para que todes tenham a oportunidade de ver suas experiências e identidades espelhadas em histórias. Esperamos que seja uma ótima leitura para você.

  • Sérgio Marques

    31 de outubro de 2020 às 14:47

    Confesso que ler “O Príncipe e a Costureira” foi uma experiência ao mesmo tempo triste e extremamente feliz. Triste porque a cada página me aproximava mais de um desfecho, de uma despedida dessa estória, mas feliz por estar também a cada momento me apaixonando por cada uma das personagens! Um conto de fadas protagonizado por uma pessoa não binária! Que bom que essas narrativas têm ganhado espaço e visibilidade! Obrigado, Editora Darkside, por trazer com um tratamento editorial tão cuidadoso esse título pra nós 🙂

    • Avatar photo

      DarkSide

      3 de novembro de 2020 às 10:32

      Caveirinha se emocionou com esse depoimento. Que bom que gostou dessa leitura. ?

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Príncipe e a Costureira + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide