Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


NovidadesSéries

Série Linhas Negras destaca o protagonismo de autores negros

Literatura negra brasileira é o tema do documentário

24/02/2023

Uma série inédita se dedica a destacar o protagonismo negro na literatura nacional. Linhas Negras é uma série documental em exibição no CINEBRASiLTV, canal por assinatura dedicado à produção audiovisual independente nacional.

LEIA TAMBÉM: REDESCOBRINDO MACHADO DE ASSIS: UM INTELECTUAL NEGRO

Apresentado pela autora Preta Rara e dirigido por Muriel Alves e Susanna Lira, o programa é uma produção original do CINEBRASiLTV que aborda nomes consagrados da literatura nacional e também autores contemporâneos. Alguns escritores que já passaram ou que ainda vão passar pelos episódios são: Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Machado de Assis, Luís Gama, Lima Barreto, Eliana Alves Cruz, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório e Lia Vieira.

A série documental começou a ser exibida no último dia 14 de fevereiro e é exibida às terças-feiras às 22h e está dividida em 13 episódios. Para saber quando ocorre a transmissão dos novos episódios e de reprises, acompanhe a programação no site do CINEBRASiLTV.

Machado de Assis também é DarkSide®

Um dos nomes mais emblemáticos da literatura nacional e da literatura negra brasileira é Machado de Assis. O “Bruxo do Cosme Velho”, como era chamado, nasceu no morro do Livramento, centro do Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839.

Filho de lavadeira, Machado ficou órfão de mãe aos 9 anos de idade, mas ao longo de sua vida frequentou os circuitos intelectuais da cidade e viria a se tornar o maior escritor da literatura brasileira, e um dos maiores do mundo.

A genialidade de suas obras é inegável e imortal e o escritor foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na DarkSide®, os trabalhos do escritor podem ser encontrados em Machado, a Cidade e seus Pecados e na antologia Medo Imortal.

machado a cidade e seus pecados

LEIA TAMBÉM: MACHADO DE ASSIS: MUITO ALÉM DO REALISMO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Fim da Noite
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Porco de Raça
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidades

Gein & Dahmer: Os Filhos Distorcidos Do Wisconsin

O estado do Wisconsin carrega a duvidosa distinção de ser o lar de dois dos...

Por Daniel Cruz
DarkloveLançamento

Lançamento: Jardim Noturno, por Shirley Jackson

Um diabo inquieto, uma velha maliciosa e um Jack, o Estripador do pós-guerra; uma...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Natureza Morta, por Kay Chronister

Na mansão decadente dos Haddesley, em meio aos pântanos da Virgínia Ocidental, uma...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Como Matar um Príncipe, por T. Kingfisher

T. Kingfisher transforma os contos de fadas em uma fantasia sombria e subversiva em...

Por DarkSide
FilmesListas

8 releituras de Frankenstein na cultura pop

Em 1818, uma história aterrorizante escrita pela jovem Mary Shelley mudou para sempre...

Por DarkSide