Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

Sexta-feira 13 e bruxaria: Qual a relação?

Um dia de sorte para o sagrado feminino

13/10/2023

Há gerações a Sexta-feira 13 é considerada um dia de azar. Existem pessoas que até alteram a própria rotina para evitar qualquer tipo de infortúnio. Embora o medo dessa data tenha sido disseminado por filmes como Sexta-feira 13 e pela cultura pop em geral, o dia já é temido há muito mais tempo.

LEIA TAMBÉM: QUEM TEM MEDO DA SEXTA-FEIRA 13?

Há quem diga que a sexta-feira 13 traga azar pela sua relação com a Sexta-feira Santa e toda a questão de Jesus e seus doze apóstolos. No entanto, uma lenda escandinava traz uma história bem semelhante, só que com uma situação envolvendo doze deuses nórdicos em um banquete em Valhalla. Porém, chegou um penetra que se tornou o 13º no evento: se você chutou que estamos falando de Loki, o deus da trapaça, o seu palpite está certíssimo.

Por mais que essas duas explicações sejam bem aceitas como as origens do medo da Sexta-feira 13, existe uma força que paira sobre a nossa sociedade que contribuiu com essa visão demoníaca que temos do dia: o patriarcado.

Um número de sorte

Apesar de ser temido ou odiado em várias partes do mundo, o número 13 é considerado divino no judaísmo. É com essa idade que os meninos celebram o seu Bar Mitzvah (as meninas um ano antes, aos 12), um sinal de sua maturidade espiritual para participar mais ativamente das práticas religiosas.

Na cultura tibetana o número 13 também tem um significado importante. Ele é considerado um número especial, frequentemente utilizado em contos de fada para lembrar as pessoas de que elas serão purificadas de seus pecados no paraíso após passarem por treze rodadas de orações.

Na numerologia, o estudo místico do número 13 é relacionado à mudança. Não em um sentido ruim, mas aquela mudança que é essencial para a vida, para a nossa evolução. Levando em consideração que as pessoas costumam temer a mudança, não é de se estranhar que o número tenha ganhado essa péssima reputação. Mas não há nada a se temer, de verdade, uma vez que mudanças nos ajudam a evoluir.

O dia da semana dedicado às mulheres

Quem aqui não ama uma sexta-feira? O fim de semana chegando e motivando todo tipo de gírias para celebrá-lo, do TGIF (Thank God is Friday) ao nosso querido Sextou

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA AS ORIGENS POR TRÁS DA SUPERSTIÇÃO DA SEXTA-FEIRA 13

Mas na mitologia romana o dia tinha outro significado especial: era o dia para celebrar a deusa Vênus, relacionada ao amor, à sensualidade e à fertilidade. O termo latino para sexta-feira é “dies Veneris”, que pode ser traduzido para “dia de Vênus”.

nascimento de venus

Povos germânicos antigos se referiam à sexta como Frīġedæġ, a deidade equivalente à romana Vênus. Nessas culturas, esse dia da semana era dedicado a celebrar e honrar as mulheres.

Mas então, de onde vem tanto ódio à Sexta-feira 13?

Lá vamos nós voltar à origem de tudo — segundo a Bíblia, pelo menos. No Gênesis, Eva provocou Adão a morder a maçã no Jardim do Éden em uma sexta-feira, juntando mulheres e esse dia da semana em um estigma que dura até hoje. A partir daí passamos pela história dos doze apóstolos na Última Ceia e à crucificação de Jesus Cristo em uma sexta-feira.

Mas a razão principal para a Sexta-feira 13 ser um dia tão injustiçado ainda está na sua relação à natureza feminina. Um ano possui aproximadamente treze ciclos lunares, algo intimamente ligado ao sagrado feminino. 

eclipse

Não coincidentemente, é o número aproximado de ciclos menstruais pelos quais uma mulher irá passar em um ano (sem o uso de métodos contraceptivos que alterem isso, é claro). O ódio à menstruação é uma forma de misoginia que o patriarcado têm usado contra mulheres há séculos. 

Há formas nem sempre sutis de menosprezar mulheres quando elas estão menstruando. Religiões que as consideram “sujas” durante esses dias e até mesmo o infinito número de eufemismos para evitar usar a palavra “menstruação” indicam esse misto de temor e ódio a um processo absolutamente natural do corpo da mulher. Como se as cólicas, inchaço, oscilações de humor e dores de cabeça não fossem o suficiente, as mulheres ainda precisam lidar com o ódio do patriarcado à capacidade que o seu corpo tem de gerar uma vida.

Na magia, a menstruação é vista como um período capaz de projetar uma energia particularmente potente. Isso porque o sangue da menstruação também traz propriedades de proteção e cura para a prática de feitiços.

coven bruxaria
Dazed/Reprodução

Nos dias de hoje, há muitas bruxas que usam esse poder extra da menstruação para feitiços e rituais afrodisíacos. E todos nós sabemos o quanto o patriarcado detesta que as mulheres se reúnam em covens ou qualquer outro tipo de grupo para expressarem suas ideias, sua liberdade e todo o seu poder. 

Aproveite a Sexta-feira 13 para expressar todo o seu poder

Voltando às origens da sexta-feira como um dia dedicado a Vênus e, portanto, ao amor e à sensualidade, uma ótima maneira de honrar a data é dedicando um momento especial para o seu prazer — sozinha ou acompanhada, como preferir. Aproveite esse momento para amar o seu corpo sem qualquer tipo de medo ou pudor.

Se você for adepta da bruxaria, aproveite para guiar esse momento como uma prática mágica, colocando o amor ao seu corpo e o prazer como uma intenção do seu ritual. Há até bruxas e bruxos que dizem ter visões e epifanias durante o orgasmo.

A Sexta-feira 13 também é um dia para abraçar a sua criatividade e sentimentos mais íntimos, conectando-se à Terra e ao universo. Aproveite para honrar a Lua tomando um banho revigorante à noite. Agradeça à Mãe Natureza plantando uma flor ou tomando um banho de sol durante o dia.

banho mágico
2021 Tatyana Soares/Shutterstock

Outra maneira de celebrar o seu corpo é se arrumando de uma maneira que você se considere bonita e tirando selfies — mas não publique nas redes sociais, essas fotos são para você, então tire um momento para se admirar. O único like que importa hoje é o seu.

Por último, aproveite a Sexta-feira 13 para fazer carinho em algum gato preto (ou de qualquer cor). De acordo com o folclore, eles também são considerados seres que trazem sorte. Não tem nenhum gato por perto? Tudo bem, conecte-se a outro animal e sinta esse vínculo todo especial com a natureza para ter uma Sexta-feira 13 ainda mais especial.

LEIA TAMBÉM: DIA MUNDIAL DO GATO: A MITOLOGIA E OS ESTIGMAS SOBRE ESTES ANIMAIS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide
LançamentoWish

Campanha no Catarse: Alice: Edição Pesadelo

O clássico onírico de uma menina que cai num buraco e se questiona sobre a vida, a...

Por DarkSide