Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeDarkloveMagicae

Sobre magia e abrir janelas

A bruxaria é um caminho

07/02/2022

Vamos contextualizar o fazer magístico contemporâneo: Século 21, fogueiras deixaram de existir (as literais, pelo menos), a bruxaria ganha alguma força nas redes sociais. Apesar dos avanços, a prática da bruxaria ainda não é 100% segura para todas as pessoas que se encontram nesse caminho. Temos que pensar que nem todas as pessoas que reconhecem a bruxaria como seu caminho espiritual estão livres para colocar sua cara e assumir seu lugar perante as outras pessoas de seu convívio, ainda há medo em muitas de nós. E, honestamente, não me importa a razão; se é intolerância familiar ou qualquer outro motivo, não me importa, o que me comove é uma irmã não conseguir fazer o que eu e tantas outras de nós fazemos: praticar sua magia com liberdade. O texto de hoje vem pra cumprir uma função quase como um tutorial: ensinar você, minha irmã, a fazer sua magia muito bem feita e sem ninguém nem desconfiar disso! 

A primeira coisa que você precisa saber: se você tem um espaço (estante, prateleira, guarda-roupas, uma caixa embaixo da sua cama, qualquer espaço!) para ter livros sobre o tema, a Coleção Magicae da DarkSide® Books vai te ajudar em tudo que você precisa. E essa dica não é só porque estou escrevendo para cá, pois, se tem algo que nós bruxas valorizamos é a nossa verdade. É uma dica de quem precisou começar os estudos com grotescas traduções de conteúdos que não eram transcritos para o nosso idioma. 

Dentro da bruxaria encontramos diversas vertentes: a natural, a pagã, a ancestral, a tradicional, a luciferiana, entre outras. Vou trazer para vocês a vertente que eu vivencio majoritariamente há quase nove anos, que é a vertente da bruxaria natural. Aqui, nós buscamos uma comunhão com a Natureza e todas as suas forças. Portanto, quando falamos de bruxaria natural, também falamos sobre consciência ambiental. Se entendemos a Natureza como o nosso ponto de força e conexão, não vamos utilizar, por exemplo, plástico em nossos cultos e oferendas. Tudo que agride a Natureza agride também a nós mesmas. A Natureza é a casa da nossa Mãe, portanto, devemos mantê-la devidamente limpa. E calma, você não precisa ter decorado quais as propriedades mágicas de todas as ervas para ser uma bruxa natural, o estudo da bruxaria é algo contínuo e existem infinitas possibilidades de trabalho com as forças da Natureza. Dentro do caminho da bruxaria natural há um destaque para o viés curativo: Bruxas naturais conseguem utilizar a medicina das plantas para curar problemas de ordem física e/ou espiritual, pois, além do principal ingrediente de toda magia, que é a intenção, há a força própria da Mãe Natureza que orienta esses trabalhos de cura. 

LEIA TAMBÉM: COMO SE TORNAR UMA BRUXA

Posso ser bruxa morando no centro de uma capital?

É claro que pode, e aqui é importante que você entenda que NINGUÉM pode deslegitimar sua prática pelo lugar que você mora. O crescente processo de urbanização fez com que muitas pessoas deixassem de viver nos campos e passassem a viver nas grandes metrópoles, mas este não é um fator que impossibilita você de viver a sua prática, bruxa! Pois aqui tem mais uma dica: contextualize sempre! Algo importante para você vivenciar a bruxaria natural é se conectar com a terra, com o verde das folhas, seja no enorme jardim de sua casa, seja na mini horta do seu apê de 50m². Dito isso, vamos para o tutorial?

Créditos: Babi Macedo

Altar

O altar é um centro de força e é o ponto de conexão da bruxa. É onde entregamos nossas orações, para onde nos voltamos para meditar, onde deixamos objetos do nosso sagrado. No plano ideal, seu altar vai ter uma representação de cada elemento, sempre terá uma vela acesa e imagens dos deuses que você cultua. Mas e quando não dá, né, minha irmã? Trago duas dicas para vocês! 

LEIA TAMBÉM: OS 4 ELEMENTOS DA NATUREZA NA NOSSA VIDA

Primeira dica: seu altar não precisa ser um ponto fixo. O povo mais conservador (sim, estão em TODOS os lugares) vai revirar os olhos com isso, mas é uma realidade possível. Você pode ter uma caixa para guardar os itens do seu altar em um lugar onde somente você acessa. Você a utiliza para suas conexões e rituais em segurança e depois guarda para que ninguém veja. Nessa caixa/altar pode ter uma taça (que você vai colocar água ou outra bebida) representando o elemento água, uma pena representando o elemento ar, uma pedra ou cristal representando o elemento terra e uma vela que vai representar o elemento fogo. 

LEIA TAMBÉM: O ALTAR DA BRUXA E O PODER DOS ELEMENTOS

Créditos: Babi Macedo

“Babi, é impossível em todas as instâncias eu ter esses elementos porque se meus pais verem acabou pra mim! E agora?” 

Segunda dica: pega aquele copo de requeijão que eu sei que você reutiliza para beber água e uma planta num terrário e coloca em cima da sua cômoda ou mesa. Lembra o que eu disse sobre o principal ingrediente de uma magia? Então, coloca toda sua intenção de que ali é o seu espaço sagrado, seu altar. Ainda que ele não pareça um, afinal, é justamente esse o plano. Internalize que é a sua intenção que vai ditar tudo, portanto é ela que você precisa fortalecer e é nela que você tem que confiar. E se, ainda assim, houver insegurança de seus pais fazerem a mínima associação do copo de requeijão e da planta no seu quarto, você compra uma samambaia, deixa em uma área comum da casa e diga para eles: “olha que linda planta que eu comprei pra DECORAR a casa”. E em momentos que você estiver em segurança, entregue seus rezos e conexões a essa samambaia. Consagre ela para o seu uso espiritual e determine que para as outras pessoas ela não seja mais do que um objeto de decoração. 

Rituais 

Não, você não precisa de uma fogueira e um pentagrama desenhado no chão. São elementos de poder, mas não são obrigatórios. Rituais que não parecem rituais são coisas que a gente faz muitas vezes de maneira inconsciente, o que muda é, justamente, trazer a intenção (saúde, amor, prosperidade, proteção, etc.) para o momento. Por exemplo, prepare um chá de alecrim e faça um rezo (pode até ser só mental) despertando aquele alecrim, pedindo que ele te traga alegrias, ânimo e saúde. Beba o chá mentalizando que toda essa energia está entrando em você. Outro ritual que você pode fazer é dançar! Não precisa ser nua ao redor da fogueira, pode ser com o fone de ouvido no meio da faxina: coloque aquela playlist bem bruxesca e sinta a música, se movimente livremente mentalizando que você está movimentando todas as energias paradas ao seu redor.

Outra coisa, anote suas observações sobre você mesma em cada fase lunar, pesquise a associação dos deuses que você cultua com animais para que você possa imprimir uma imagem desse animal e ter a representação do seu deus-pai ou deusa-mãe; por exemplo, minha mãe Afrodite é associada ao pombo, portanto pode ser uma representação “oculta” dela. Você pode plantar flores, mentalizando que elas vão trazer beleza e harmonia para sua família. Se não for possível fazer defumações na sua casa, pegue um graveto que achar na rua (não retire da árvore, pegue um já caído) e vá passando de dentro para fora em espirais no sentido anti-horário para banir energias negativas ou de fora para dentro em espirais no sentido horário para convidar energias positivas. Se quiser abrir um círculo de proteção, desenhe um pentagrama no chão do local que deseja proteger com este graveto. Depois, independente da ritualística, jogue o graveto no pé de uma árvore. 

Tudo isso são possibilidades de exercício da bruxaria, além dos rezos e meditações. Ainda falarei mais sobre isso, mas você não precisa de milhares de instrumentos e elementos, você precisa de intenção e fé. Uma outra dica, você não precisa decorar o significado de todas as plantas e flores, como disse anteriormente. É legal você estudar, o livro Bruxa Natural, de Arin Murphy-Hiscock, é um guia completo fantástico sobre isso, mas tentar decorar vai te afastar do caminho porque pode te tirar o prazer e te trazer pressão.

Uma coisa que eu faço e que se eu sei (porque consultei no livro que comentei) que o confrei (Symphytum officinale) “na magia é associado à saúde, à cura, à proteção durante viagens e à prosperidade” eu posso facilitar minha vida da seguinte maneira: no meu potinho de confrei, eu posso colar uma etiqueta com o nome escrito em verde, que é a cor da cura e da saúde na magia. Além disso, posso desenhar um aviãozinho e um símbolo de cifrão ($) nessa etiqueta, para me remeter a proteção em viagens e a prosperidade. Viu como dá para ser mais fácil e mais lúdico? 

A bruxaria não é um bicho de sete cabeças. Assim como não é o número de instrumentos e condições que você tem atualmente que vai “medir” quão bruxa você é. A bruxaria é justamente sobre liberdade e rebeldia. E como uma amada amiga-irmã bruxa, Pri Ferraz, diz: um punhado de sal grosso e um rezo tem mais poder que muuuito instrumento que serve só para enfeitar e deixar a bruxaria mais instagramável”. Não caia nas armadilhas modernas que visam deslegitimar sua magia, bruxa. Coloca seu louro no feijão pedindo prosperidade e proteção para sua família, presenteia alguém que está emocionalmente abalado com uma rosa cor-de-rosa mentalizando amor na vida dessa pessoa, ofereça um chá de camomila para aquela amiga que está com ansiedade e reze mentalmente nesse chá pedindo tranquilidade para ela. Parafraseando a fucking supreme Cordelia Foxx, de American Horror Story — Coven: “se lembre de quem você é, quando o resto do mundo vê um muro, nós vemos uma janela”. Cabe a nós abrir esta janela. Vamos abrir juntas?

Sobre Bárbara Macedo

Avatar photoBárbara Macedo é uma travesti bruxa e makumbeira. Trabalha como oraculista, magista e mentora espiritual. Tem como enorme desejo auxiliar as pessoas a romper com os olhares binários acerca de sua própria espiritualidade e, consequentemente, visão de mundo. Pesquisa as relações entre a população da qual faz parte (travesti) e espiritualidade, com enfoque na bruxaria e na umbanda. Conheçam seu trabalho no instagram @barbara_macedo37.

16 Comentários

  • Luisa

    8 de fevereiro de 2022 às 11:40

    arrepiei todaaaa no finaaaal

    amei demaaaais, me reconectou comigo

    esse texto é makumba de palavras!

  • Ana

    8 de fevereiro de 2022 às 11:59

    Eu coloco muita energia boa nas alquimias que faço para auxiliar na cura do corpo e da mente. Sigo aprendiz da aprendiz de bruxa!

  • Fernanda

    8 de fevereiro de 2022 às 12:54

    Que texto!!!! super compartilho da ideia que a intenção bem colocada é magia forte!

  • Livia

    8 de fevereiro de 2022 às 14:27

    adorei as dicas, mto uteis pra quem tem família intolerante às práticas mágicas. mal sabem elxs que a magia também os protege

  • Danii

    8 de fevereiro de 2022 às 14:39

    Plantas, chás e ervas são tão maravilhosas, enchem o nosso dia de bons sentimentos e aconchego. ♡

  • Dani

    8 de fevereiro de 2022 às 14:45

    Plantas, chás e ervas são tão maravilhosas, enchem o nosso dia de bons sentimentos e aconchego.

  • Julia

    8 de fevereiro de 2022 às 15:17

    Q texto lindoo Babyy!! Tão gostoso de ler quanto estar em sua energia e trabalho! Gratidão pelo seu servir! Confirmações cada vez mais claras de q n precisamos de nd pra fazer bruxaria, apenas fé e intenção!

  • Manoela Elias

    8 de fevereiro de 2022 às 15:28

    Texto maravilhoso e muito necessário

  • Verônica

    8 de fevereiro de 2022 às 15:40

    Obrigada por compartilhar tanto!

  • Caê

    8 de fevereiro de 2022 às 20:28

    Você é perfeita em tudo o que faz! Entenda!!
    Parabéns, meu amor! Te admiro infinitamente! A sua existência é necessária para o mundo!!!! Obrigado!

  • Liane Peters Richter

    15 de fevereiro de 2022 às 12:23

    Estupenda, estupenda! Sua clareza e firmeza nos guiam e nos dão mais força para irmos em frente com as nossas magias! Muito obrigada, minha linda!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide