Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MagicaeVários

Solstício de Inverno: É hora de refletir e renascer

Início da estação mais fria do ano é propício para poderosos rituais

“Observar as estrelas foi a chave para algumas das conquistas mais importantes da humanidade”, diz a escritora Kelsey Osid na introdução de Nós e as Estrelas, livro do selo Magicae que é uma viagem visual e filosófica pelo céu. De fato, embora as interpretações dos astros pudessem ser consideradas rudimentares se comparadas à ciência com que contamos hoje, elas nortearam comportamentos e culturas de sociedades inteiras.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: NÓS E AS ESTRELAS, DE KELSEY OSEID

Celebrações tão difundidas até hoje como o Natal, a Páscoa e o Halloween têm suas origens nos movimentos cíclicos do nosso planeta no espaço. E neste momento estamos passando por um dos marcos mais poderosos do ano: o solstício de inverno, que se inicia às 0h32 do dia 21 de junho.

A tecnologia nos permite identificar o exato momento em que há esta “virada” no céu: as noites longas chegam ao seu ápice e dão espaço para dias gradativamente mais extensos. Mas o que para nós é apenas o início da estação mais fria do ano, para os povos antigos tinha um significado muito mais especial: as trevas abriam caminho para a luz.

Danilo Pivato

A importância do Solstício de Inverno para os povos primitivos

Hoje nos adaptamos mais facilmente a qualquer clima. Com as nossas casas como abrigo, diferentes peças no guarda-roupas e modernidades como água aquecida e ar-condicionado, pouca diferença faz a temperatura do lado de fora. Mas séculos atrás a história era bem diferente, e temperaturas mais baixas poderiam ser uma sentença de morte.

Principalmente para os povos do hemisfério norte, saber que as noites longas, o frio intenso e a escassez da colheita estavam com os dias contados era reconfortante. Era praticamente como começar de novo, renascer. Não coincidentemente, por lá o solstício de inverno ocorre na época em que até os dias de hoje celebramos datas como Natal e Ano Novo.

LEIA TAMBÉM: 10 TRADIÇÕES E HISTÓRIAS MUITO MACABRAS DO NATAL

Os povos nórdicos chamavam a celebração desta passagem astral de Yule, que emprestou muitas de suas simbologias ao Natal, como o pinheiro, a guirlanda e as velas (ou os modernos pisca-piscas). A palavra Yule vem do norueguês e significa “roda”. Foi a primeira festa sazonal celebrada pelas tribos neolíticas do norte da Europa e até hoje é considerada o início da roda do ano.

Hannah Allen

Também conhecido como Festival das Luzes, seu significado estava mesmo ligado ao fato dos dias se tornarem mais longos a partir desta data, portanto, mais repletos de luz. Isso sem contar que o fogo também ajuda a aquecer em tempos gélidos – o que dá um significado ainda mais especial às nossas fogueiras de festas juninas aqui no Brasil.

A data também é celebrada no xamanismo. Seus seguidores creem que após o solstício de inverno aquilo que tentamos esconder nas trevas começa a ser revelado. Trata-se de um momento para perdoar os nossos erros para que possamos nos libertar do sofrimento, ou seja, uma chance de começar de novo.

Para os povos celtas, o solstício de inverno era um momento de adoração aos deuses. Diz a crença que ele marca o momento em que a deusa Lua deu à luz seu filho Sol. Uma metáfora que também representa (re)nascimento e a escuridão abrindo espaço para a luz.

DARREN STAPLES / REUTERS

Reflexões e rituais propícios para o Solstício de Inverno

Depois de conhecer um pouco as origens das celebrações deste momento tão especial no céu, é possível entender o que o período pede: retidão, reflexão e se abrir para o novo. Assim como sentimos uma intensa vontade de recomeçar a cada 1º de janeiro, o início do inverno é um momento propício para recomeços para quem mora no hemisfério sul.

Diversas religiões acreditam que esta época do ano é particularmente poderosa, o que a torna ideal para orações, meditações e rituais. A energia do momento favorece a autorreflexão e o reajuste das metas para seguir novos rumos de vida. Em 2021 a época também coincide com o fim de mais um período de Mercúrio retrógrado, abrindo caminho para que assuntos pendentes ou travados possam finalmente se resolver.

Mas não precisa correr! A força do solstício pode ser sentida do dia 20 ao 25 de junho. Para aproveitar bem o momento, tire alguns momentos para olhar para dentro e refletir sobre a sua vida: o que não está funcionando muito bem? Do que você gostaria de libertar? Que novos rumos gostaria de seguir? E principalmente, o que você pode fazer a partir de agora para seguir este caminho?

Para aqueles que são adeptos de rituais envolvendo objetos mágicos, limpar e energizar cristais pode ser bem poderoso no momento. Celebrar a luz também é a pedida do momento, por isso, aproveite bem o uso de velas (com cuidado, é claro) e se possível realize seus rituais ao ar livre durante o dia, para aproveitar a energia solar.

Magicae é uma celebração da vida e de todos os seus ciclos. É o reencontro com a nossa própria essência. Conheça também estes títulos mágicos: Grimório das Bruxas, Bruxa Natural e O Livro Mágico para Jovens Bruxas.

LEIA TAMBÉM: BRUXARIA PARA INICIANTES: PRIMEIROS PASSOS PARA A MAGIA

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Nós e as Estrelas + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveListasMagicae

8 Seres peculiares da mitologia eslava

O livro A Fabulosa Casa com Pernas apresenta ao leitor o aspecto mágico da mitologia...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Conheça 3 cinemas que são assombrados de verdade

Clive Barker, uma das mentes mais malignas de todos os tempos, traz em seu Livros de...

Por Macabra
DarksideFilmes

Por que Tim Burton quis fazer um filme sobre Ed Wood

Houve uma época em que o cinema era conhecido como uma fábrica de sonhos. E quem...

Por DarkSide
DarkloveMagicae

5 Deusas Nórdicas e suas lições

Nem só de Thor, Odin e Loki é feita a mitologia nórdica. Deusas poderosas também...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Conheça a Botânica Mística e a Herbologia Esotérica

Conectar-se com a energia das plantas é perceber desde o primeiro contato o quanto...

Por Jeff e Lucas