Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MagicaeVários

Solstício de Inverno: É hora de refletir e renascer

Início da estação mais fria do ano é propício para poderosos rituais

20/06/2021

“Observar as estrelas foi a chave para algumas das conquistas mais importantes da humanidade”, diz a escritora Kelsey Osid na introdução de Nós e as Estrelas, livro do selo Magicae que é uma viagem visual e filosófica pelo céu. De fato, embora as interpretações dos astros pudessem ser consideradas rudimentares se comparadas à ciência com que contamos hoje, elas nortearam comportamentos e culturas de sociedades inteiras.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: NÓS E AS ESTRELAS, DE KELSEY OSEID

Celebrações tão difundidas até hoje como o Natal, a Páscoa e o Halloween têm suas origens nos movimentos cíclicos do nosso planeta no espaço. E neste momento estamos passando por um dos marcos mais poderosos do ano: o solstício de inverno, que se inicia às 0h32 do dia 21 de junho.

A tecnologia nos permite identificar o exato momento em que há esta “virada” no céu: as noites longas chegam ao seu ápice e dão espaço para dias gradativamente mais extensos. Mas o que para nós é apenas o início da estação mais fria do ano, para os povos antigos tinha um significado muito mais especial: as trevas abriam caminho para a luz.

Danilo Pivato

A importância do Solstício de Inverno para os povos primitivos

Hoje nos adaptamos mais facilmente a qualquer clima. Com as nossas casas como abrigo, diferentes peças no guarda-roupas e modernidades como água aquecida e ar-condicionado, pouca diferença faz a temperatura do lado de fora. Mas séculos atrás a história era bem diferente, e temperaturas mais baixas poderiam ser uma sentença de morte.

Principalmente para os povos do hemisfério norte, saber que as noites longas, o frio intenso e a escassez da colheita estavam com os dias contados era reconfortante. Era praticamente como começar de novo, renascer. Não coincidentemente, por lá o solstício de inverno ocorre na época em que até os dias de hoje celebramos datas como Natal e Ano Novo.

LEIA TAMBÉM: 10 TRADIÇÕES E HISTÓRIAS MUITO MACABRAS DO NATAL

Os povos nórdicos chamavam a celebração desta passagem astral de Yule, que emprestou muitas de suas simbologias ao Natal, como o pinheiro, a guirlanda e as velas (ou os modernos pisca-piscas). A palavra Yule vem do norueguês e significa “roda”. Foi a primeira festa sazonal celebrada pelas tribos neolíticas do norte da Europa e até hoje é considerada o início da roda do ano.

Hannah Allen

Também conhecido como Festival das Luzes, seu significado estava mesmo ligado ao fato dos dias se tornarem mais longos a partir desta data, portanto, mais repletos de luz. Isso sem contar que o fogo também ajuda a aquecer em tempos gélidos – o que dá um significado ainda mais especial às nossas fogueiras de festas juninas aqui no Brasil.

A data também é celebrada no xamanismo. Seus seguidores creem que após o solstício de inverno aquilo que tentamos esconder nas trevas começa a ser revelado. Trata-se de um momento para perdoar os nossos erros para que possamos nos libertar do sofrimento, ou seja, uma chance de começar de novo.

Para os povos celtas, o solstício de inverno era um momento de adoração aos deuses. Diz a crença que ele marca o momento em que a deusa Lua deu à luz seu filho Sol. Uma metáfora que também representa (re)nascimento e a escuridão abrindo espaço para a luz.

DARREN STAPLES / REUTERS

Reflexões e rituais propícios para o Solstício de Inverno

Depois de conhecer um pouco as origens das celebrações deste momento tão especial no céu, é possível entender o que o período pede: retidão, reflexão e se abrir para o novo. Assim como sentimos uma intensa vontade de recomeçar a cada 1º de janeiro, o início do inverno é um momento propício para recomeços para quem mora no hemisfério sul.

Diversas religiões acreditam que esta época do ano é particularmente poderosa, o que a torna ideal para orações, meditações e rituais. A energia do momento favorece a autorreflexão e o reajuste das metas para seguir novos rumos de vida. Em 2021 a época também coincide com o fim de mais um período de Mercúrio retrógrado, abrindo caminho para que assuntos pendentes ou travados possam finalmente se resolver.

Mas não precisa correr! A força do solstício pode ser sentida do dia 20 ao 25 de junho. Para aproveitar bem o momento, tire alguns momentos para olhar para dentro e refletir sobre a sua vida: o que não está funcionando muito bem? Do que você gostaria de libertar? Que novos rumos gostaria de seguir? E principalmente, o que você pode fazer a partir de agora para seguir este caminho?

Para aqueles que são adeptos de rituais envolvendo objetos mágicos, limpar e energizar cristais pode ser bem poderoso no momento. Celebrar a luz também é a pedida do momento, por isso, aproveite bem o uso de velas (com cuidado, é claro) e se possível realize seus rituais ao ar livre durante o dia, para aproveitar a energia solar.

Magicae é uma celebração da vida e de todos os seus ciclos. É o reencontro com a nossa própria essência. Conheça também estes títulos mágicos: Grimório das Bruxas, Bruxa Natural e O Livro Mágico para Jovens Bruxas.

LEIA TAMBÉM: BRUXARIA PARA INICIANTES: PRIMEIROS PASSOS PARA A MAGIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Nós e as Estrelas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide