Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CaveirinhaMagicae

Bruxaria para iniciantes: Primeiros passos para a magia

Conceitos e termos que toda bruxa iniciante precisa saber.

O chamado à bruxaria pode ocorrer de diversas formas: uma vontade maior de conexão consigo próprio, de se ligar à natureza ou simplesmente a curiosidade em querer aprender um pouco mais sobre a prática. Quem está dando os seus primeiros passos tem em O Livro Mágico para Jovens Bruxas, de Ariel Kusby, um guia bem prático para conhecer melhor a bruxaria, feitiços e poções.

LEIA TAMBÉM: COMO BRUXAS PASSARAM DE ESQUISITONAS A ÍCONES FEMINISTAS

Destinado a crianças e adultos, o livro traz uma abordagem didática e prática do que realmente significa ser uma bruxa, bem longe da ideia medieval propagada em contos de fada. Com as ilustrações de Olga Baumert, o leitor mergulha ainda mais fundo na pluralidade e diversidade da comunidade bruxa.

Conheça os riscos e escolha o seu caminho

Antes de tudo é preciso conhecer os riscos da prática da bruxaria. Tudo gira em torno das intenções que você projeta sobre a prática. O que você joga para o universo retorna de alguma forma para você, portanto, tenha certeza de que suas intenções sejam sempre as melhores.

Além disso, ainda há muita perseguição e estigma em torno de praticantes de bruxaria. Apesar dos casos mais alarmantes ocorrerem na África, localidades como a América Latina também testemunham violência contra bruxas ou pessoas suspeitas da prática. 

LEIA TAMBÉM: CAÇA ÀS BRUXAS NA ÁFRICA: PROBLEMA PERSISTE EM PLENO SÉCULO XXI

Ciente disso, você é livre para encontrar o seu caminho na magia. Algumas pessoas se unem a covens, outras preferem a prática solitária. O segredo está em escolher aquilo que faça sentido para você e lhe ajude a se conectar consigo mesma, com a natureza e com o universo.

Busque conhecimento sobre as diferentes práticas, estude sobre as interações com a natureza, os astros e os rituais que ajudam nesta conexão. Se possível, monte um altar com objetos representando os quatro elementos da natureza, como velas (fogo), incensos (ar), cristais (terra) e um cálice com água.

LEIA TAMBÉM: COMO SE CONECTAR MAGICAMENTE ÀS FASES DA LUA

Principais termos para se familiarizar com a bruxaria

Quem ainda não está muito familiarizado com a bruxaria pode estranhar algumas palavras utilizadas. Por isso, explicamos alguns termos que irão lhe ajudar a conhecer um pouco mais da prática:

Paganismo: um termo que era utilizado para todas as religiões que não fossem cristianismo, judaísmo e islamismo. Tipicamente associado a práticas que envolvam relação com a natureza. Os praticantes modernos são conhecidos como neopagãos.

Wicca: uma religião que muitas vezes é entendida como uma forma popularizada de neopaganismo, graças ao “pai da Wicca”, Gerald Gardner, que na metade do século XX cultivou esta ideologia específica que hoje é conhecida como Wicca Gardneriana. Apesar da prática ser, em princípio, aberta a homens e mulheres, algumas variações permitem apenas membros do sexo feminino. Wiccanos cultuam um deus e uma deusa.

Cerimônia: ritual em que são depositados os mais elevados valores.

Bruxaria solitária: a prática adotada por bruxas que preferem não fazer parte de um coven. Elas praticam uma forma personalizada de bruxaria, com os caminhos de sua própria escolha, sem a necessidade de seguir regras muito bem definidas.

Ecletismo: o caminho adotado por bruxas que não querem se prender a uma categoria particular da bruxaria, reunindo uma mistura de tradições conforme julgar mais pertinente para a sua prática.

Iniciação: o ritual de passagem que oficializa o início da prática para bruxas em desenvolvimento. Ele pode ser conduzido por um coven ou de maneira solitária por bruxas que se prepararam para isso e fazem questão deste marco. Em algumas práticas, como é o caso da Wicca, a iniciação pode permitir que o iniciado se torne um alto sacerdote ou sacerdotisa. Aqueles com conhecimento e experiência suficientes podem se tornar líderes de um coven Wicca.

Coven: uma reunião ou comunidade de bruxos iniciados, geralmente liderados por um alto sacerdote ou sacerdotisa. 

Sabbats: celebrações do ciclo anual das estações, conhecido como Roda do Ano. Alguns exemplos são Samhain (Halloween), Yule (solstício de inverno) e Ostara (equinócio de primavera). 

Esbats: reuniões que não entram nas celebrações da Roda do Ano, como celebrações envolvendo a lua cheia ou a lua nova.

Familiar: um espírito em forma de animal que serve de espião, assistente, companheiro e protetor da bruxa. 

Altar: uma superfície que os wiccanos usam exclusivamente para atividades como feitiços, cânticos e adoração dos deuses. Tipicamente o altar é coberto com uma toalha e pode conter itens como incenso, velas, cristais, varinhas, cálices de água e caldeirões.

Pentáculo: uma ferramenta mágica tal qual um amuleto ou talismã. Frequentemente é colocado em altares e muitas vezes é confundido com um pentagrama – um símbolo popular na Wicca. A principal diferença visual é o círculo em torno do pentáculo, enquanto o pentagrama é representado apenas pela estrela. É um símbolo pré-cristão relacionado à devoção à natureza em que cada ponta representa um dos quatro elementos (fogo, ar, terra e água) ligados ao princípio vital, que seria a quinta ponta. O símbolo foi encontrado em artefatos dos sumérios e também do Egito Antigo.

Séance: uma cerimônia utilizada para contatar espíritos, incluindo os mortos, frequentemente com a ajuda de um médium.

Grimório: um termo utilizado para reunir textos mágicos, que podem variar de diários até livros mais técnicos sobre bruxaria. Pode ser utilizado para se referir a coleções medievais de feitiços, rituais e encantamentos mágicos.

Livro das Sombras: o grimório pessoal de um wiccano. Lá o praticante de magia reúne informações úteis, pensamentos, receitas e orientações para encantos, feitiços e rituais.

Agora que você já sabe o básico para começar, mergulhe na coleção Magicae da DarkSide® Books, que reúne títulos essenciais para guiar seus passos na magia.

LEIA TAMBÉM: MAGICAE: A FORÇA ETERNA DAS BRUXAS

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

25 Comentários

  • E-gril

    31 de maio de 2021 às 14:40

    Sou uma aprendiz de bruxa e já amei a bruxaria

  • Aline

    2 de junho de 2021 às 06:00

    Demorei muito para saber o que realmente eu queria e conhecendo a bruxaria eu descobri que realmente Quero Ser Uma Bruxa

  • Maria

    7 de junho de 2021 às 19:10

    De repente me deu uma vontade de saber mais sobre bruxas e queria ser uma BRUXA NATURAL mais tenho medo de me envolver com algo relacionado com o satã, e me sinto atraida a bruxas estou lendo muito sobre isso e quero ter certeza do que eu quero

  • Gabriela

    7 de junho de 2021 às 21:18

    Por favor me ajuda a ser uma bruxa

  • Antonella

    9 de junho de 2021 às 03:05

    Eu e minha tia somos bruxas eu sou a aprendia dela estou pesquisando rituais para fazer

  • Aghata

    25 de junho de 2021 às 21:10

    adorei, amo a bruxaria desde pequena, sonho em abrir portais para outras dimensões. Ainda vou comprar os livros para ver se consigo fazer algum feitiço inicial e ver o que acontece.

    • DarkSide

      28 de junho de 2021 às 18:03

      Caveirinha amou saber! Depois vem aqui contar o que achou. <3

  • Michele

    15 de agosto de 2021 às 02:03

    Como comprar?

  • Júnior

    19 de agosto de 2021 às 10:10

    A brixaria só pode ser seguida por mulheres?
    Sou um grande admirador, mas na minha família não tem nenhum homem que segue a brixaria, apenas mulheres.

    • DarkSide

      19 de agosto de 2021 às 12:48

      A Bruxaria é para todos. <3

  • gabi

    25 de agosto de 2021 às 10:30

    ola! Estou muitoo interessada em saber mais sobre a bruxaria,algo que eu admiro muito, porém sigo a religião do cristianismo, queria saber se a bruxaria tem algo q envolve o sata ou apenas se conectar com a natureza?? . Desculpe se falei algo errado é minha primeira vez que começo a pesquisar sobre !

    • DarkSide

      25 de agosto de 2021 às 11:01

      Oi, Gabi, tudo bem?

      A Bruxaria está ligada à natureza e usar seus conhecimentos próprios para o bem. Em “O Livro Mágico para Jovens Bruxas”, de Ariel Kusby (citado no nosso texto), a própria autora fala que “uma bruxa é alguém com habilidades especiais” e que “são as suas qualidades essenciais que são mágicas”. A autora também cita a bondade e inteligência como alguns dos poderes mágicos. A Bruxaria é um caminho e ele independe da sua religião. Aqui no blog já temos bastante conteúdo sobre o assunto e você também pode ler nossos livros para conhecer mais.

  • Emmy

    1 de setembro de 2021 às 13:09

    Eu Amo a bruxaria, sempre quis ser Uma Bruxa e não sabia como… Comecei hoje a pesquisar e eu estou amando mais ainda, É isso o que eu quero ser . UMA BRUXA…

  • Maria

    28 de setembro de 2021 às 08:46

    Acredito na força da natureza, universo porém não acredito em deuses , tem uma vertente que acredita nisso em específico?

  • Ariely Joana de Oliveira

    30 de setembro de 2021 às 05:31

    Quero muito estudar e aprender tudo ..sempre corri das minhas vontades e curiosidade agora cinto que estou pronta para estudar e exercer tudo sobre meus dons ❤️

  • Elaine

    1 de outubro de 2021 às 18:26

    Tive uma experiência muito incrível e gostaria muito de aprofundar no assunto, quero ser uma bruxa.

  • Bruna

    4 de outubro de 2021 às 18:11

    Estou estudando sobre o assunto e estou amando, não só eu, digo também pela minha mãe, já éramos “bruxas” até antes de saber suas crenças.
    Estou amando aprender mais sobre o assunto, e me sinto bem em começar a praticar a bruxaria. Por mais que muitos dos meus parentes não apoiam, porém respeitam.

  • Letícia

    15 de outubro de 2021 às 21:04

    Eu quero muito ser uma bruxa …
    alguns podem acha que isso é coisa de criança….mais eu quero sabe mais sobre magia feitiços e muito mais estou tentando faz meses ser uma bruxa com magia……

  • Jonathan

    16 de outubro de 2021 às 13:54

    Tô pronto pra seguir e aprender muito, mais um novo bruxo

  • iara

    16 de outubro de 2021 às 20:09

    Meu deus estou estudando sobre bruxaria e eu já amei de início quero muito virar uma bruxa..quero fazer meus feitiços ter minha varinha e meu altar…também quero comprar os livros de bruxaria da darkside que só pela capa já aparentam ser bem interessantes.

  • ingryd caroline

    18 de outubro de 2021 às 16:12

    bom comecei agora sempre achei que meu chamado erra esse estou seguindo oq eu gosto so encantada bruxaria

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubListas

5 curiosidades sobre o filme Evil Dead

Evil Dead é uma das franquias mais amadas da história de terror, e une o gore e...

Por Macabra
Dark HouseDarkside

Casas assombradas

A DRK Empreendimentos Imobiliários, há nove anos oferece os melhores imóveis...

Por DarkSide
Crime SceneQue diabo de filme é esse?

Nó na Garganta, 1997

O medo transforma as pessoas. Quando vivemos em um ambiente rodeado pelo caos, por...

Por DarkSide
Cine Book ClubPerfil

Carrie Fisher: “Fique com medo mas faça mesmo assim”

Carrie Fisher é uma das grandes personalidades surgidas na 2ª metade do século XX, e...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Como a produção desenfreada de lixo afeta a saúde do planeta

Parece mágica: você coloca tudo aquilo o que não quer mais em um recipiente, leva o...

Por DarkSide