Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

The Believers: O que põe sua fé à prova também pode ajudar a encontrá-la

Horror religioso que merece estar nas suas orações

24/11/2023

Para um filme de terror, The Believers tem um início bastante luminoso. Manhã de sol, uma corridinha aeróbica, subúrbios americanos onde tudo parece aconchegante, previsível e seguro. Só parece…

LEIA TAMBÉM: NIGHTMARES: QUATRO PESADELOS QUE PODERIAM SER SEUS

Não demora muito e estamos na casa de Cal Jamison (Martin Sheen), que chegou de seu cooper matinal para um café da manhã com a família e a promessa de finalizar um restinho de ressaca da noite passada. Infelizmente para o nosso pai de família, tudo acabará muito mal nessa manhã gloriosa. Eis que agora teremos um gancho eletrizante para nos fisgar.

the believers

Baseado no romance The Religion, de Nicholas Conde, esse filme escrito pelo lendário Mark Frost e Dirigido por John Schlesinger recebeu por aqui o título Adoradores do Diabo, o que convenhamos, apesar da ausência do diabo in persona, não se distancia muito da verdade proposta pelo filme.

Depois de fisgados com uma cena chocante, somos lançados em um ritual, que a princípio podemos supor pertencer a uma raiz africana ou caribenha — é um pouco semelhante à forma apresentada como “vodu” em outros filmes da mesma época. Na cerimônia, três pessoas (um casal e seu filho, um menino) nos parecem um pouco deslocadas entre os seguidores do culto, mas tudo fará sentido na hora certa. Os tambores soam alto, as danças tribais provocam um frenesi. Animais são oferecidos em sacrifício.

the believers

E retornamos para o mundo de Cal Jamison (Martin Sheen) e seu filho Chris, que estão tentando reconstruir suas vidas. Cal é psicólogo, e atua a serviço principalmente da polícia, isso de certa forma age em contraponto quando sentimos uma presença ao redor dessa família, principalmente ao redor do menino, Chris. Presença essa que está em todo os lugares; entre os amigos, ante as colaboradoras de limpeza da casa (que naqueles anos nefastos eram chamadas de empregadas domésticas), entre os familiares. 

LEIA TAMBÉM: NIGHTBEAST: QUANDO O INESPERADO SE TORNA CULT

Paralelamente, a trama segue com uma Nova Iorque infeccionada por extremistas religiosos — praticantes de sacríficos humanos e todo o catálogo das magias obscuras dedicadas ao andar de baixo. Policiais parecem enfeitiçados, outros policiais infiltrados estão enlouquecidos, muitos oficiais acreditam estar reféns de um mal maior. Quando os caminhos da psicanálise de Cal se encontram com um desses oficiais (Lopez, interpretado pelo monstrão Jimmy Smits), o filme atinge seu objetivo em contrapor ciência e fé. Lopez é praticante de uma religião chamada Santeria, nesse filme proposta como habitual entre os latinos dos bairros mais periféricos de Nova Iorque. Sobre Lopez paira a suspeita de um assassinato, e, a fim de ajudar a esclarecer o caso, Cal passa a se aprofundar no assunto Santeria e fica mais próximo dos investigadores da polícia.

THE BELIEVERS

Algumas imagens em The Believers são muito poderosas e incômodas, principalmente nas cenas de crime em que crianças foram assassinadas. Nesses quadros, sempre existe essa presença exótica, profana, diabólica. Existe muita familiaridade com grandes produções como The Devil’s Advocate e Constantine, mesmo com The Omen e The Serpent and the Rainbow, de Wes Craven. Com algum bom senso, o filme termina por desvincular a Santeria dos assassinatos, então podemos ficar à vontade para demonizar o tal culto satânico sem ofender a maioria das pessoas.

No encalço de Lopez, temos um vislumbre do poder das religiões sobre as pessoas, sobretudo sobre as mais humildes. Como brasileiros, conhecemos de perto essas sensações, o que torna esse filme uma visita ainda mais crível, táctil. Apesar das diferenças regionais, conseguimos facilmente nos vincular as ideias semeadas durante os tormentos espirituais de Lopez. Magia, benzimentos, rituais de proteção transmitidos de uma geração para a outra.

the believers

De forma muito inteligente, o filme nos confunde entre quem está do lado do bem e quem está do outro, e esse talvez seja um dos pontos-chave para nossa apreensão e atenção ao longo da produção. The Believers não é algo que você irá abandonar com facilidade, ou se desinteressar. Da mesma forma que Angel Heart fez com maestria, The Believers também nos sequestra até chegarmos as respostas que procuramos.

Mais ou menos na metade do filme, a trama envereda para um lado mais corruptível e humano, representado aqui pelos ricos e poderosos. Existe essa ONG que aparentemente resgata crianças em situação de risco, mas algo não está certo nas pessoas no comando, e dessa forma passamos a desenhar em nossas mentes o real poder a ser combatido, mesmo com a ambiguidade na qual o filme nos faz mergulhar seguidas vezes.

the believers

Desse ponto em diante, o longa recebe um tom de terror definitivo com mortes, possessões espirituais, loucura e o bom e velho (e traumático) horror corporal. O gore é bastante infrequente e pontual durante o filme, mas quando aparece, ele nos choca por sua veracidade.

the believers

Com um elenco, produção e roteiro de primeiríssima linha, The Believers não pode ficar de fora de sua lista de filmes de horror religiosos, e merece um lugar ao lado dos clássicos, mesmo com suas “patinadas sociais” em alguns pontos da trama. Essa também é uma característica interessante inclusive, por ser um filme fiel à sociedade de seu tempo, The Believers deixa perfeitamente claros alguns comportamentos e visões distorcidos da época. No final das contas, esse é um filme sobre poder, e sobre até onde algumas pessoas podem ir para conquistá-lo.

the believers

Aliás, o filme tem um final super instigante, que mais uma vez nos faz mudar nossa compreensão sobre os poderes ocultos e desejos envolvidos nessa história. Agora, se você não acredita em mim e quer testar sua fé por si mesmo, sugiro começar por esse trailer:

Partiu Firestar? Amém?

LEIA TAMBÉM: THE HIDDEN: BONS ATORES, PERSEGUIÇÕES POLICIAIS E CARAMUJOS ALIENÍGENAS

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Amplificador + Brinde Exclusivo
R$ 69,850
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Advogado do Diabo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide